Figurações de discentes de um programa de formação de professores no ensino superior do Brasil: traçando seus modos de ser

  • Samuel Pires Melo Universidade Federal do Piauí
  • Leonam Costa Oliveira Universidade Federal do Piauí
  • Jullyane Frazão Santana Universidade Federal do Piauí
Palavras-chave: Ensino superior. Discentes. Modos de ser. Formação de professores.

Resumo

Neste estudo, procura-se traçar alguns vetores dos modos de ser de discentes de um curso do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) em uma Universidade Federal no Nordeste do Brasil. Trata-se de alunos com demanda diferenciada do proposto pelos cursos regulares do ensino superior brasileiro. Diante disso, questiona-se em que medida tais especificidades possibilitam situar processos identitários singulares. Utilizou-se abordagens dos tipos quanti e qualitativa, com aplicação de questionários e entrevistas, e análise dos dados pelos excel e mapas de associação de ideias. Os resultados indicam figurações gerais, mas também específicas em seus modos de ser que se constroem no processo de ingresso e permanência, a saber: familiar, espacial, de gênero, escolar, prática docente e perspectivas para o futuro. Isso permite dizer que esses discentes circunscrevem processos identitários sobre diversas teias de interação socioespacial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Pires Melo, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (2005), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe (2009) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atualmente é professor do Departamento de Ciências Sociais da Educação e do Programa de Pós-graduação em Sociologia, ambos da Universidade Federal do Piauí. Trabalha nas seguintes temáticas: Sociologia Rural; Juventudes; Tecnologias Educacionais; Cinema e Educação e; "Mercados, Redes e Valores".

Leonam Costa Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Professor Assistente do Curso de Medicina na Universidade Federal do Piauí. Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande (2006), residência em Ginecologia e Obstetrícia (2010) no Hospital Barão de Lucena  (Recife-PE). Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO e em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia pelo CBR . Mestrado em saúde materno infantil no Instituto de Medicina Integral Profº Fernando Figueira (IMIP). Professor substituto do departamento de saúde materno infantil, disciplina obstetrícia, do Hospital das Clínicas, Universidade Federal de Pernambuco (2010/2011). 

Jullyane Frazão Santana, Universidade Federal do Piauí

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí.

Publicado
2017-07-06
Como Citar
Melo, S. P., Oliveira, L. C., & Santana, J. F. (2017). Figurações de discentes de um programa de formação de professores no ensino superior do Brasil: traçando seus modos de ser. Revista Internacional De Educação Superior, 3(2), 336-356. https://doi.org/10.22348/riesup.v3i2.7742

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)