A democratização do ensino superior no Brasil, uma breve história: da Colônia a República

  • Sharon Rigazzo Flores Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: Democratização. Ensino superior. Brasil. Colônia. Império. República.

Resumo

O texto apresenta a história da democratização da educação superior no Brasil nos períodos compreendidos entre colônia, império e república. O estudo não teve como objetivo explicar as transformações ocorridas no ensino superior, mas buscou descrever os desafios, problemas e avanços históricos que a população brasileira tem vivenciado para ter acesso a essa modalidade de ensino. O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa bibliográfica. Que como resultado, indica o interesse tardio do governo brasileiro para o estabelecimento de universidades no país, além de mostrar a forte preocupação com o controle e distribuição daquilo que foi intitulado de privilégio aos cidadãos menos abastados. Como consequência é evidenciado o panorama elitista e seletivo das instituições nacionais de ensino superior. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sharon Rigazzo Flores, Universidade Estadual Paulista
Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (2007), graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2011) e mestrado pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Atualmente exerce atividade como Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Matão.
Publicado
2017-07-15
Como Citar
Flores, S. R. (2017). A democratização do ensino superior no Brasil, uma breve história: da Colônia a República. Revista Internacional De Educação Superior, 3(2), 401-416. https://doi.org/10.22348/riesup.v3i2.7769