Banner Portal
Educação superior no Brasil: a resistência da filantropia para garantir o acesso universal à universidade
PDF

Palavras-chave

Relato de experiência. Universalização da Educação Superior. Resistência da Filantropia no Brasil. Cooperação entre IES estatais e comunitárias

Como Citar

FOSSATTI, Paulo; JUNG, Hildegard Susana. Educação superior no Brasil: a resistência da filantropia para garantir o acesso universal à universidade. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 437–447, 2017. DOI: 10.22348/riesup.v3i2.7767. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650614. Acesso em: 20 jun. 2024.

Resumo

O relato de experiência recobra a luta pela manutenção da Filantropia no Brasil, mediante a Reforma da Previdência, que garante acesso a mais de 600 mil estudantes da Educação Básica e Educação Superior, totalmente gratuitos, em instituições de educação públicas comunitárias. Objetiva-se sensibilizar o leitor para construir uma política de cooperação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas estatais e públicas comunitárias como estratégia para o acesso e permanência dos jovens empobrecidos na Educação Superior Trata-se do relato de vivências dos autores e suas instituições parceiras na luta pela manutenção da Filantropia como dispositivo para garantir o acesso e permanência de mais jovens na educação superior. O relato é acompanhado de dados documentais e diário de campo dos pesquisadores em suas ações junto à sociedade, governo e entidades educacionais. As Aprendizagens evidenciam: o desconhecimento do governo, dos parlamentares e sociedade sobre o tema; o reducionismo do conceito do que é público; a resistência das associações e pessoas pela causa filantrópica e a mobilização política das entidades filantrópicas na sensibilização dos parlamentares para um novo conceito de serviço público. Conclui-se pela resistência e vigilância na manutenção de vários dispositivos para a garantia da filantropia como forma de acesso à Educação Superior, especialmente dos jovens pobres.  

https://doi.org/10.22348/riesup.v3i2.7767
PDF

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.