Tecnologias assistivas e a inclusão do estudante surdo na educação superior

  • Pricila Kohls dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Nozângela Maria Rolim Dantas Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Inclusão. Estudante surdo. Tecnologias assistivas. Educação superior.

Resumo

A comunicação é fundamental para que as relações de ensino e aprendizagem se estabeleçam em todos os níveis de educação. Nesse sentido, o presente estudo analisa a presença do estudante surdo na Educação Superior e como se dá sua comunicação em relação com professores e colegas na Universidade. Para melhor compreender esse processo, foram trazidas teorias relacionadas ao tema e dados do Censo concernentes à inclusão do aluno surdo na Educação Superior. Trouxeram-se também algumas tecnologias assistivas disponíveis para a pessoa com deficiência auditiva e que podem ser utilizadas para mediação técnico-pedagógica. Outrossim, analisa-se a perspectiva do estudante surdo na Educação Superior, suas dificuldades e desafios, e como a tecnologia está presente em seu cotidiano, auxiliando-o no processo de sua aprendizagem. A pesquisa é de cunho qualitativo, exploratório, sendo a análise dos dados baseada na análise textual discursiva. Os resultados apontam para a necessidade de a gestão da instituição pensar em espaços de apoio ao estudante de inclusão, de investir em tecnologias assistivas, de promover espaços de discussão entre gestão, docentes e estudantes visando à qualificação da inclusão do estudante com deficiência na universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pricila Kohls dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Doutora em Educação. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS. Pesquisadora de Pós-Doutorado no Centro de Estudos em Educação Superior - CEES/PUCRS.
Nozângela Maria Rolim Dantas, Universidade Federal de Campina Grande
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Centro de Formação de Professores (CFP) Campus de Cajazeiras/PB da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Publicado
2017-08-08
Como Citar
Santos, P. K. dos, & Dantas, N. M. R. (2017). Tecnologias assistivas e a inclusão do estudante surdo na educação superior. Revista Internacional De Educação Superior, 3(3), 494-514. https://doi.org/10.22348/riesup.v3i3.7793

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)