Banner Portal
Formação pedagógica para professores da educação básica - PARFOR: o estágio curricular supervisionado numa perspectiva interdisciplinar
PDF

Palavras-chave

Formação pedagógica. Universidade e escola. Estágio supervisionado. Interdisciplinaridade.

Como Citar

BORSSOI, Berenice Lurdes; MORAES, Denise Rosana da Silva. Formação pedagógica para professores da educação básica - PARFOR: o estágio curricular supervisionado numa perspectiva interdisciplinar. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 3, p. 582–603, 2017. DOI: 10.22348/riesup.v3i3.7782. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650624. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

A formação pedagógica de professores para a educação básica é o objeto deste artigo. Tem por objetivo discutir o estágio supervisionado no curso de formação pedagógica, promovido pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, realizado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus de Foz do Iguaçu. Como aporte metodológico, utiliza da pesquisa documental e bibliográfica. A concretização do estágio se pautou na perspectiva interdisciplinar como possibilidade de um movimento atual e necessário na formação docente, sobretudo, para profissionais de diversas áreas. A interdisciplinaridade é uma forma de romper com a visão cartesiana e mecanicista de mundo, sociedade, educação e práticas pedagógicas, com vistas a uma concepção integradora e dialética. É nítida a necessidade de trabalhar pedagogicamente na perspectiva interdisciplinar em que a produção do conhecimento é eivada de significação e de autoria, sobretudo, nos estágios curriculares, estes como possibilidades da práxis educativa, ou seja, a unidade teoria e prática e a transformação social e enquanto sujeito em processo permanente de formação.

https://doi.org/10.22348/riesup.v3i3.7782
PDF

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.