As estratégias utilizadas no processo de ensino aprendizagem: concepções de alunos e professores de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/riesup.v4i2.8651371

Palavras-chave:

Estratégias de aprendizagem. Professores. Discentes.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo “investigar as estratégias de ensino-aprendizagem mais significativas a partir das concepções dos alunos e professores de Educação Física. A pesquisa foi constituída por um grupo de 7 (sete) professores e 180 (cento e oitenta) graduandos de curso de Bacharelado de Educação Física. Para o tratamento analítico optou-se por uma análise estatística, tendo sido os dados processados e analisados por meio do programa Microsoft Office Excel®2016. As estratégias mais significativas tanto para os graduandos, quanto para os docentes é as aulas diversificadas (teoria e prática), e as estratégias de ensino mais utilizadas pelo os professores da instituição para a público discente é a aula teórica, sendo para os docentes as aulas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Thomaz Melo, Faculdade de Tecnologia e Ciência (Feira de Santana)

Graduado em Bacharelado em Educação Física pela Fauldade Nobre (FAN) de Feira de Santana. Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Claretiano Centro Universitário, unidade de Feira de Santana, BA. Especialista em Educação Física Esclar pelo Intituto Pró-Saber (IPS), unidade de Feira de Santana- BA. Mestrando em Ciência da Educação pela Faculdade Integrada de Várzea Grande, MT. Professor do curso de Educação Física (bacharelado) da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), unidade de feira de Santana. Professor convidado da Claretiano Centro Universitário, unidade de Feira de Santana.

 

Referências

ADELINO, Francisca Janete Silva. As Estratégias Pedagógicas Utilizadas no Processo de Ensino-Aprendizagem: Concepções dos Alunos de Secretariado Executivo da UFPB. Revista de Gestão e Secretariado – GeSec, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 05-29, jan/jun. 2012.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES, Leonir Pasate. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. (Orgs.). Processos de Ensinagem na Universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, p. 67-100, 2004.

BASSO, Itacy Salgado. Significado e Sentido do Trabalho Docente. Caderno Cedes. Campinas, SP, v. 19, n. 44, p. 2-7, abr. 1998.

BRASIL, Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 001. 2013. Brasília, 2013. Disponível em: < http://www.utfpr.edu.br/comites/cep-o-comite-de-etica-em-pesquisa-envolvendo-seres-humanos/CNSNormaOperacional001conepfinalizada3009.pdf>. Acesso em: 18 mai. 2017.

COSTA, Simone Alves.; PFEUTI, Maria Las Mercedes.; NOVA, Silvia Perreira Castro Casa. As Estratégias de Ensino-Aprendizagem Utilizadas pelos Docentes e o Envolvimento dos Alunos: Uma Proposta Didática. In: XXXVII encontro da ANPAD, 11., Rio de Janeiro, 2013. Anais...Rio de Janeiro: ANPAD, p. 1-14, 2013. Apud GODOY, Arilda. Schmidt. Didática para o ensino superior. São Paulo: Iglu, 1988.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª Ed. São Paulo - SP: Atlas, p. 44, 2002.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Estatísticas dos professores no Brasil. Brasilia, 2003. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/arquivos/estatisticas_professores_INEP_2003.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2016.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.

MAZZIONI, Sady. As Estratégias Utilizadas no Processo de Ensino-Aprendizagem: Concepções de Alunos e Professores de Ciências Contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo – ReAT, Chapecó- UNOCHAPECÓ, v. 2, n. 1, p. 93-109, jan/jun, 2013.

MELO, Fábio Thomaz.; MELO, Leila Thomaz. Estratégias de Ensino Utilizadas na Educação Física Escolar para Prevenção da Obesidade em Adolescentes Escolares. Revista Ciências & Ideias, v. 7, n. 3, p. 298-323, dez. 2016.

OLISKOVISC, Katiucia.; PIVA, Carla Dal. As Estratégias Didáticas do Ensino Superior. Quando é o Momento Certo para se usar as Estratégias Didática no Ensino Superior. Revista Educação, Campo Grande, v. 15, n. 19, p. 111-127, 2012.

PETRUCCI, Valéria Bezerra Cavalvanti.; BATISTON, Renato Reis. Estratégias de ensino e avaliação de aprendizagem em contabilidade. In: PELEIAS, Ivam Ricardo. (Org.) Didática do ensino da contabilidade. São Paulo: Saraiva, 2006.

XIMENES, Sérgio. Minidicionário da língua Portuguesa, São Paulo: Ediouro, p. 1-980,

jan. 2000.

Publicado

2018-02-12

Como Citar

MELO, F. T. As estratégias utilizadas no processo de ensino aprendizagem: concepções de alunos e professores de Educação Física. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 438-455, 2018. DOI: 10.20396/riesup.v4i2.8651371. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8651371. Acesso em: 29 out. 2020.