Desafios conceituais e tendências da evasão no ensino superior: a realidade de uma universidade comunitária

  • Franciele Santos de Lima Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Nadir Zago Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Palavras-chave: Ensino Superior. Instituição Comunitária de Ensino. Evasão Escolar. Mobilidade Escolar.

Resumo

O número de matrículas no ensino superior brasileiro dobrou na última década, entretanto as estatísticas demonstram que menos da metade dos ingressantes conseguem concluir o curso no prazo regular de duração. Entre as principais causas para o baixo número de diplomados está a evasão estudantil, tema que tem desafiado muitos pesquisadores. Objetivando compreender como se configura o fenômeno da evasão em instituições comunitárias, cenário pouco explorado nas pesquisas sobre evasão no ensino superior, realizamos uma pesquisa exploratória, apoiada, sobretudo em dados quantitativos, acerca das entradas e saídas de estudantes, no período de 2005 a 2014 em uma universidade comunitária da região Oeste de Santa Catarina. Entre os resultados obtidos destacamos que: 1) não há um consenso acerca do conceito de evasão, em muitos casos este se encontra associado à outras situações como a mobilidade estudantil. 2) Na instituição pesquisada, em 10 anos, o número de saídas (36.250) foi superior ao de entradas registradas (25.506). 3) Em geral a instituição opera com 05 formas de saída ou modalidades de evasão: trancamento, cancelamento, abandono e as transferências internas e externas, na maioria delas, verificamos que houve uma queda no numero de casos no período analisado, em média -56%, exceto os cancelamentos que apresentaram um aumento de 73%. Por fim, constatamos que estudar a evasão no ensino superior nos permite compreender sua complexidade e abrangência nos diferentes cenários em que se apresenta.

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Biografia do Autor

Franciele Santos de Lima, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Mestrado em Educação

Nadir Zago, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutorado e Pós-Doutorado em Educação - área de concentração Sociologia da Educação na Université René Descartes (Paris V, França).

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Publicado
2018-04-02
Como Citar
Lima, F. S. de, & Zago, N. (2018). Desafios conceituais e tendências da evasão no ensino superior: a realidade de uma universidade comunitária. Revista Internacional De Educação Superior, 4(2), 366-386. https://doi.org/10.20396/riesup.v4i2.8651587