Resumo
A necessidade de repensar a formação de profissionais para a atuação na sociedade contemporânea vem desafiando os cursos de formação em termos curriculares e metodológicos. Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir a proposta metodológica de uma IES comunitária e confessional para Cursos de Graduação, na modalidade EaD. Trata-se de um estudo qualitativo, bibliográfico e documental. A proposta está pautada nos princípios de relação dialógica, flexibilidade curricular, relação teoria-prática e tecnologia aplicada à educação, a partir de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nesse processo, a proposta denominada Cata-ventos Pedagógicos está articulada em núcleos, módulos temáticos e unidades de aprendizagem. Depreende-se que a proposição de novas modalidades de ensino e de inovações metodológicas precisa buscar inovações em relação ao paradigma curricular vigente de formação. Para tanto, faz-se necessário o engajamento da gestão institucional, investindo na valorização da mudança, em infraestrutura e na formação dos professores. Por parte dos docentes, é fundamental que eles assumam o compromisso com o novo projeto e com a reorganização dos tempos e espaços de aprendizagem.
Referências
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