Cata-ventos pedagógicos: uma proposta metodológica para cursos de graduação na modalidade EAD em uma IES comunitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8651849

Palavras-chave:

Inovação. Currículo. Ensino superior. Educação a distância.

Resumo

A necessidade de repensar a formação de profissionais para a atuação na sociedade contemporânea vem desafiando os cursos de formação em termos curriculares e metodológicos. Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir a proposta metodológica de uma IES comunitária e confessional para Cursos de Graduação, na modalidade EaD. Trata-se de um estudo qualitativo, bibliográfico e documental. A proposta está pautada nos princípios de relação dialógica, flexibilidade curricular, relação teoria-prática e tecnologia aplicada à educação, a partir de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nesse processo, a proposta denominada Cata-ventos Pedagógicos está articulada em núcleos, módulos temáticos e unidades de aprendizagem. Depreende-se que a proposição de novas modalidades de ensino e de inovações metodológicas precisa buscar inovações em relação ao paradigma curricular vigente de formação. Para tanto, faz-se necessário o engajamento da gestão institucional, investindo na valorização da mudança, em infraestrutura e na formação dos professores. Por parte dos docentes, é fundamental que eles assumam o compromisso com o novo projeto e com a reorganização dos tempos e espaços de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Greice Scremin, Centro Universitário Franciscano

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Centro Universitário Franciscano.

Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Centro Universitário Franciscano

Pedagoga, mestre e doutora em Educação. Professora Adjunta do Mestrado em Humanidades e Linguagens do Centro Universitário Franciscano.

Elisiane Machado Lunardi, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga, mestre e doutora em Educação. Professora Adjunta do Mestrado em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

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Publicado

2018-05-25

Como Citar

SCREMIN, G.; SANTOS, E. A. G. dos; LUNARDI, E. M. Cata-ventos pedagógicos: uma proposta metodológica para cursos de graduação na modalidade EAD em uma IES comunitária. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, p. 510–520, 2018. DOI: 10.20396/riesup.v4i3.8651849. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8651849. Acesso em: 7 dez. 2022.