Banner Portal
Cata-ventos pedagógicos: uma proposta metodológica para cursos de graduação na modalidade EAD em uma IES comunitária
PORTUGUÊS
ENGLISH

Palavras-chave

Inovação. Currículo. Ensino superior. Educação a distância.

Como Citar

SCREMIN, Greice; SANTOS, Eliane Aparecida Galvão dos; LUNARDI, Elisiane Machado. Cata-ventos pedagógicos: uma proposta metodológica para cursos de graduação na modalidade EAD em uma IES comunitária. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, p. 510–520, 2018. DOI: 10.20396/riesup.v4i3.8651849. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8651849. Acesso em: 13 dez. 2024.

Resumo

A necessidade de repensar a formação de profissionais para a atuação na sociedade contemporânea vem desafiando os cursos de formação em termos curriculares e metodológicos. Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir a proposta metodológica de uma IES comunitária e confessional para Cursos de Graduação, na modalidade EaD. Trata-se de um estudo qualitativo, bibliográfico e documental. A proposta está pautada nos princípios de relação dialógica, flexibilidade curricular, relação teoria-prática e tecnologia aplicada à educação, a partir de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nesse processo, a proposta denominada Cata-ventos Pedagógicos está articulada em núcleos, módulos temáticos e unidades de aprendizagem. Depreende-se que a proposição de novas modalidades de ensino e de inovações metodológicas precisa buscar inovações em relação ao paradigma curricular vigente de formação. Para tanto, faz-se necessário o engajamento da gestão institucional, investindo na valorização da mudança, em infraestrutura e na formação dos professores. Por parte dos docentes, é fundamental que eles assumam o compromisso com o novo projeto e com a reorganização dos tempos e espaços de aprendizagem.

https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8651849
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

BRASIL, Referenciais de qualidade para educação superior a distância, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf Acesso em: 11 mai.2017.

DELIZOICOV, Demétrio.; ANGOTTI, José. André.; PERNAMBUCO, Marta. Maria. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

HAYDT, Regina. Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.

LEONTIEV, Alexei. Actividad, Conciencia, Personalidad. México: Editorial Cartago de México, 1984.

MASETTO, Marcos. Tarcísio. Inovação curricular no ensino superior. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7 n.2 Agosto de 2011. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum Acesso em: 15 nov. 2017.

VYGOTSKI, Lev. Semyonovich. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.