A presença do pensamento de Paulo Freire em um curso de formação de professores no Brasil e em Portugal

Palavras-chave: Paulo Freire. Formação de professores. Brasil. Portugal.

Resumo

O artigo é fruto de pesquisa de Pós-doutoramento efetuada em duas instituições universitárias, uma no Brasil e outra em Portugal, que possuem cursos de formação de professores. O objetivo da pesquisa foi analisar a presença do pensamento de Paulo Freire nos cursos de formação de professores. Para isso, utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário aberto, respondido pelo número total de alunos e alunas selecionados para a pesquisa. Podemos concluir, sempre provisoriamente, que a pluralidade de compreensões expressas nas respostas dos alunos e alunas mostra, por um lado, a fragilidade da discussão da obra do autor, mas, por outro, as inúmeras possibilidades que o texto de Paulo Freire apresenta. Nesse sentido, juntamente com os autores e autoras que fazem parte desta pesquisa, reiteramos a pertinência e potencialidade do pensamento de Paulo Freire para a educação.

 

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Biografia do Autor

Ruth Pavan, Universidade Católica Dom Bosco
Doutora em Educação pela UNISINOS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - UCDB. Pós-Doutora pela Universidade do Minho - Portugal

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Publicado
2018-07-23
Como Citar
Pavan, R. (2018). A presença do pensamento de Paulo Freire em um curso de formação de professores no Brasil e em Portugal. Revista Internacional De Educação Superior, 4(3), 703-715. https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652260