Banner Portal
Internacionalização via doutorado sanduíche
PORTUGUÊS
ENGLISH

Arquivos suplementares

Sem título

Palavras-chave

Internacionalização
Ensino superior
Mobilidade internacional

Como Citar

EKUNI, Roberta. Internacionalização via doutorado sanduíche: relato de experiência no país líder em produção cientifica. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. e019010, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v5i0.8652856. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652856. Acesso em: 13 abr. 2024.

Resumo

No Brasil, a produção científica é majoritariamente realizada pela pós-graduação. A internacionalização enquanto quarto pilar da universidade incentiva a cooperação internacional e programas para alunos passarem um período realizando estágio no exterior. O presente relato de experiência tem como objetivo relatar um estágio de doutorado realizado na Washington University in Saint Louis, focando nas atividades de pesquisa, ensino e extensão. Como método, foi utilizada a análise descritiva da experiência no período de março a agosto de 2017. Como resultado, observou-se: mais oportunidades de discussão da pesquisa de forma interdisciplinar, quantidade de recursos investidos para pesquisa e a dinâmica entre Professores Titulares e as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Espera-se que o presente relato possa esclarecer e incentivar mais pesquisadores brasileiros a participarem deste tipo de programa de estágio no exterior que possibilita tanto a vivência e aprendizado cultural quanto o crescimento acadêmico, bem como incentivar a adoção de práticas similares em nossas Universidades.

https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8652856
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

AVANCINI, Maria Marta. A vida de pesquisadores brasileiros fora do país. Ciência e Cultura, São Paulo , v. 65, n. 4, p. 08-09, 2013.

CHAVES, Vera Lúcia Jacob; CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. Internacionalização da educação superior no Brasil: programas de indução à mobilidade estudantil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 118-137, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650540. Acesso em: 20 out 2017.

LA School for Education, Cognitive and Neural Sciences, 2012. Disponível em: http://2012.laschool4education.com/. Acesso em: 22 out 2017.

MOROSINI, Marília Costa. Internacionalização na produção de conhecimento em IES Brasileiras: cooperação internacional tradicional e cooperação internacional horizontal. Educação em Revista, v.27, n.1, p. 93-112, 2011.

NOBEL Laureates and Country of Birth. Disponível em: http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/lists/countries.html. Acesso em: 20 out 2017.

PEREIRA, Pablo; HEINZLE, Marcia Regina Selpa. A internacionalização da educação superior e o Plano Nacional de Educação 2014-2024: diretrizes, metas e estratégias. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 186-202, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650582. Acesso em: 20 out 2017.

PROGRAMA de Doutorado Sanduíche no Exterior. Disponível em: http://www.capes.gov.br/component/content/article?id=4561. Acesso em 20 out 2017.

ROEDIGER, Henry L.; KARPICKE, Jeffrey D. The power of testing memory: basic research and implications for educational practice. Perspectives on Psychological Science, v. 1, p. 181-210, 2006.

ROEDIGER, Henry L.; MCDERMOTT, Kathllen. B. Creating false memories: remembering words not presented in lists. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory and Cognition, v. 4, n. 4, p. 803–814, 1995.

SCImago. SJR — SCImago Journal & Country Rank. Disponível em: http://www.scimagojr.com. Acesso em: 20 out 2017.

SIGMAN, Mariano; PEÑA, Marcela; GOLDIN, Ana Paula; RIBEIRO, Sidarta. Neuroscience and education: prime time to build the bridge. Nature Neuroscience, v. 17, n. 4, 497–502, 2014.

SOUZA, Roberta Ekuni et al. "Conhecendo o cérebro": divulgando e despertando interesse na neurociência. Revista Ciência em Extensão, v. 12, n. 2, p. 125-140, 2016.

STERN, Elsbeth. Editorial: Pedagogy meets neuroscience. Science, v. 310, p.4, 2005.

VARGAS, Liane da Silva et al. Conhecendo o sistema nervoso: ações de divulgação e popularização da neurociência junto a estudantes da rede pública de educação básica. Ciências & Cognição, v. 19, n. 2, 2014.

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.