Internacionalização via doutorado sanduíche

relato de experiência no país líder em produção cientifica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8652856

Palavras-chave:

Internacionalização, Ensino superior, Mobilidade internacional

Resumo

No Brasil, a produção científica é majoritariamente realizada pela pós-graduação. A internacionalização enquanto quarto pilar da universidade incentiva a cooperação internacional e programas para alunos passarem um período realizando estágio no exterior. O presente relato de experiência tem como objetivo relatar um estágio de doutorado realizado na Washington University in Saint Louis, focando nas atividades de pesquisa, ensino e extensão. Como método, foi utilizada a análise descritiva da experiência no período de março a agosto de 2017. Como resultado, observou-se: mais oportunidades de discussão da pesquisa de forma interdisciplinar, quantidade de recursos investidos para pesquisa e a dinâmica entre Professores Titulares e as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Espera-se que o presente relato possa esclarecer e incentivar mais pesquisadores brasileiros a participarem deste tipo de programa de estágio no exterior que possibilita tanto a vivência e aprendizado cultural quanto o crescimento acadêmico, bem como incentivar a adoção de práticas similares em nossas Universidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Ekuni, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professora Adjunta no Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo.

Referências

AVANCINI, Maria Marta. A vida de pesquisadores brasileiros fora do país. Ciência e Cultura, São Paulo , v. 65, n. 4, p. 08-09, 2013.

CHAVES, Vera Lúcia Jacob; CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. Internacionalização da educação superior no Brasil: programas de indução à mobilidade estudantil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 118-137, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650540. Acesso em: 20 out 2017.

LA School for Education, Cognitive and Neural Sciences, 2012. Disponível em: http://2012.laschool4education.com/. Acesso em: 22 out 2017.

MOROSINI, Marília Costa. Internacionalização na produção de conhecimento em IES Brasileiras: cooperação internacional tradicional e cooperação internacional horizontal. Educação em Revista, v.27, n.1, p. 93-112, 2011.

NOBEL Laureates and Country of Birth. Disponível em: http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/lists/countries.html. Acesso em: 20 out 2017.

PEREIRA, Pablo; HEINZLE, Marcia Regina Selpa. A internacionalização da educação superior e o Plano Nacional de Educação 2014-2024: diretrizes, metas e estratégias. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 186-202, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650582. Acesso em: 20 out 2017.

PROGRAMA de Doutorado Sanduíche no Exterior. Disponível em: http://www.capes.gov.br/component/content/article?id=4561. Acesso em 20 out 2017.

ROEDIGER, Henry L.; KARPICKE, Jeffrey D. The power of testing memory: basic research and implications for educational practice. Perspectives on Psychological Science, v. 1, p. 181-210, 2006.

ROEDIGER, Henry L.; MCDERMOTT, Kathllen. B. Creating false memories: remembering words not presented in lists. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory and Cognition, v. 4, n. 4, p. 803–814, 1995.

SCImago. SJR — SCImago Journal & Country Rank. Disponível em: http://www.scimagojr.com. Acesso em: 20 out 2017.

SIGMAN, Mariano; PEÑA, Marcela; GOLDIN, Ana Paula; RIBEIRO, Sidarta. Neuroscience and education: prime time to build the bridge. Nature Neuroscience, v. 17, n. 4, 497–502, 2014.

SOUZA, Roberta Ekuni et al. "Conhecendo o cérebro": divulgando e despertando interesse na neurociência. Revista Ciência em Extensão, v. 12, n. 2, p. 125-140, 2016.

STERN, Elsbeth. Editorial: Pedagogy meets neuroscience. Science, v. 310, p.4, 2005.

VARGAS, Liane da Silva et al. Conhecendo o sistema nervoso: ações de divulgação e popularização da neurociência junto a estudantes da rede pública de educação básica. Ciências & Cognição, v. 19, n. 2, 2014.

Publicado

2019-01-11

Como Citar

EKUNI, R. Internacionalização via doutorado sanduíche: relato de experiência no país líder em produção cientifica. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. e019010, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v5i0.8652856. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652856. Acesso em: 23 out. 2021.

Edição

Seção

Relatos de experiências