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Busca dos fatores associados à evasão
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Palavras-chave

Evasão
Análise fatorial exploratória
Análise fatorial confirmatória

Como Citar

OLIVEIRA, Carlos Henrique Mendes de; SANTOS, Francisco Raul Teixeira; LEITINHO, Janaina Lopes; FARIAS, Luisa Gardênia Alves Tomé. Busca dos fatores associados à evasão: um estudo de caso no campus universitário da UFC em Crateús. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. e019006, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v5i0.8652897. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652897. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Em razão do baixo número de brasileiros com ensino superior e isso estar relacionado com o menor desenvolvimento do país, a evasão escolar se torna o epicentro de grandes problemas: retenção do crescimento tecnológico nacional, continuidade dos problemas sociais e desperdício econômico. São muitos os modelos explicativos para a evasão, no entanto cada localidade tem suas próprias peculiaridades quanto as reais causas desse evento, e por isso tais estudos, no âmbito local, são essenciais para criação de políticas públicas de enfrentamento. Diante disso, realizou-se uma pesquisa com 63 estudantes evadidos do campus Crateús da Universidade Federal do Ceará (UFC) no intuito de analisar as causas da evasão por meio de uma análise fatorial exploratória e de uma confirmatória. Após a análise é possível confirmar os principais motivos desse evento, como a frustração pelo desempenho acadêmico, alteração da saúde mental, a falta de vontade de cursar a graduação escolhida, a falta de apoio familiar, a falta de comprometimento com a graduação etc. Portanto, é urgente a necessidade de união entre diversas instituições públicas, como instituições de ensino, de saúde e de segurança, visando enfrentar as raízes da evasão.

https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8652897
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