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A política de reestruturação das universidades federais e a instituição de modelos formativos inovadores
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TERMO DE ORIGINALIDADE

Palavras-chave

Educação superior
Expansão do ensino superior
Estudo de modelos

Como Citar

MINHOTO, Maria Angélica Pedra; BELLO, Isabel Melero. A política de reestruturação das universidades federais e a instituição de modelos formativos inovadores: a UNIFESP em análise. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. e019013, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v5i0.8652915. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652915. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

No ano de 2007 foi instituído no Brasil, por meio do Decreto nº 6.096, o Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais brasileiras, conhecido como REUNI. Entre seus principais objetivos estavam os de expandir o número de vagas no ensino superior público, elevar as taxas de conclusão e diminuir a evasão dos cursos. Um pouco antes do REUNI, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) já tinha dado início a um processo de expansão e posteriormente aderiu ao programa, ampliando ainda mais o número de cursos, vagas e campi.Paralelamente aos cursos que tradicionalmente oferecia, a universidade implantou novos e com distintos modelos formativos, dentre eles, os chamados bacharelados interdisciplinares (BI). Tendo em vista esse panorama, este artigo analisa os diferentes modelos formativos da Unifesp a fim de compreender em que medida favorecem a permanência e a conclusão de seus estudantes. Para tanto, foram analisados dados referentes à matrícula, coeficiente de rendimento, taxa de evasão e taxa de sucesso acadêmico nos diferentes modelos formativos. A análise mostra que modelos alternativos por si sós não ampliam a permanência e a conclusão e não melhoram os rendimentos acadêmicos dos estudantes, inclusive nos BI. Ao fim, recomenda-se conhecer melhor o perfil e atender de forma mais adequada às necessidades básicas dos novos estudantes.

https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8652915
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Referências

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