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A Reforma de Córdoba e a educação superior
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Palavras-chave

Reforma de Córdoba
Manifestação estudantil
Extensão universitária
Reforma do ensino superior
Pedagogia da educação superior.

Como Citar

GOMEZ, Simone da Rosa Messina; CORTE, Marilene Gabriel Dalla; ROSSO, Gabriela Paim. A Reforma de Córdoba e a educação superior: institucionalização da extensão universitária no Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. e019020, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v5i0.8653655. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653655. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

A Reforma de Córdoba (1918) estabeleceu um marco para as universidades latino-americanas constituindo-se como uma referência para suas reformas universitárias. Entre os princípios que nortearam essa manifestação estudantil, está a extensão universitária, entendida como compromisso social da universidade. Nessa perspectiva, objetiva-se analisar os reflexos da Reforma de Córdoba com relação à extensão universitária no contexto brasileiro. A abordagem metodológica está embasada na pesquisa bibliográfica, análise documental e análise de conteúdo como forma de tratamento dos dados. Como resultado observou-se que que as influências da Reforma de Córdoba sobre as reformas universitárias e movimentos estudantis na América Latina são indicativos para a compreensão das políticas e práticas atuais extensionistas, bem como a compreensão do processo de creditação da extensão na pedagogia universitária. Diante disso, verifica-se que o Brasil possui algumas políticas extensionistas, porém com pouco apoio financeiro e valorização da extensão na pedagogia universitária, o que dificulta o engajamento da comunidade acadêmica. Portanto, espera-se que o Plano Nacional de Educação, por meio da meta que propõe a inserção curricular da extensão nos cursos de graduação, possa contribuir para tornar a extensão indissociável à pesquisa e ao ensino nas Universidades Brasileiras.

https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8653655
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