Resumo
O artigo reflete a internacionalização da educação superior como uma das grandes preocupações das universidades e de certas políticas de organismos internacionais (OCDE, Banco Mundial, Unesco) e agências nacionais (Capes, CNPq). Para além de pressupor a interculturalidade, a integração das pesquisas e dos conhecimentos, a solidariedade entre os povos, também se caracteriza como sendo um espaço de debates e embates entre atores do próprio campo e na intercessão dos campos sociais envolvidos. Nestes campos de disputa surgem discursos que revelam as diversas faces da internacionalização. O objetivo é analisar o sentido de internacionalização contido nos documentos de duas universidades comunitárias do Sul do Brasil. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, documental, de corte analítico e comparada. O universo da pesquisa é duas universidades comunitárias do Sul do Brasil que são analisadas e comparadas a partir dos seus documentos, sobretudo, do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Plano Institucional de Internacionalização. Em ambas as Universidades, fica evidenciado o entendimento que a internacionalização é o caminho para a consolidação da pesquisa, do ensino e da extensão com vistas a competividade e ao produtivismo global. Porém, em ambas as políticas institucionais de internacionalização são recentes e obedecem a normatividades legais não estando claro os objetivos e interesses da internacionalização para o fortalecimento da missão dessas universidades. Ainda importante destacar, que apenas uma universidade já conta com o Plano Institucional de Internacionalização.
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