A evasão em disciplinas de cursos de graduação

fatores intervenientes

Palavras-chave: Evasão, Disciplinas, Educação superior, Modelo de regressão múltipla.

Resumo

O artigo tem como tema a evasão escolar na educação superior. O objetivo é identificar fatores que interferem na evasão em disciplinas de cursos de graduação em uma instituição de educação superior privada comunitária. Como método, foram realizadas análises descritivas de informações coletadas em bancos de dados da instituição, bem como análise multivariada, permitindo identificar um conjunto de fatores intervenientes na problemática da evasão. Como resultados, os grupos de fatores de risco identificados são de natureza estrutural, de dificuldades nas disciplinas e de escolha do curso. Os fatores que individualmente contribuem para a evasão são: a média do grau inicial na disciplina; o percentual de reprovação da turma e a média geral da turma; o tamanho da turma; e a média de créditos concluídos pelo discente, ou seja, quanto mais no início do curso, maior a chance de evasão. É possível concluir que a evasão se relaciona significativamente com percursos de insucessos escolares, especialmente de reprovações indicando a sua implicação com estudantes de classes menos favorecidas social e culturalmente e com processos macro de exclusão social.

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Biografia do Autor

Rosangela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora titular nos Programas de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sino.

     
Ricardo Ferreira Vitelli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio do Sinos. Professor adjunto na Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

                   
Cleonice Silveira Rocha , Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora na Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

                   

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Publicado
2019-05-31
Como Citar
Fritsch, R., Vitelli, R. F., & Rocha , C. S. (2019). A evasão em disciplinas de cursos de graduação. Revista Internacional De Educação Superior, 6, e020005. https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8654012
Seção
Pesquisas