Educar pela pesquisa na formação inicial de professores

Palavras-chave: Formação de professores, Metodologia da pesquisa, Metodologia de ensino, Educar pela pesquisa.

Resumo

No mundo atual a ciência e a tecnologia evoluem em velocidade cada vez maior, apesar das discussões e aplicações destas evoluções na Educação Básica não terem a mesma rapidez. A problemática que se coloca é a dificuldade de formar professores que superem a mera reprodução de informações, muitas dentro de um contexto clássico, e passem a utilizar metodologias que incentive os estudantes a uma formação pautada na pesquisa. Este texto relata atividades didáticas, em um curso superior de formação inicial de professores, alinhadas na proposta de “educar pela pesquisa”, e os resultados de uma pesquisa realizada neste contexto com objetivo de buscar entender as concepções dos estudantes sobre estas atividades e as perspectivas futuras de seu uso. A pesquisa realizada utilizou metodologia baseada na análise de conteúdo das respostas abertas dos estudantes que concluíram as disciplinas, obtidas por meio de um questionário aplicado em plataforma online. Os resultados indicam que os licenciandos passaram a ter uma visão diferenciada sobre o uso da pesquisa na Educação Básica, e veem de modo positivo a possibilidade de utilizarem atividades semelhantes na prática futura. A análise final mostra uma avaliação positiva das atividades realizadas e aponta para o fato que os futuros docentes tem perspectivas melhores de utilizar e realizar a pesquisa em suas futuras práticas docentes quando ela permeia seu processo de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adevailton Bernardo Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Associado do Instituto de Física. Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Uberlândia.

         

Referências

ANDRADE, Antoine Franklim; GALVÃO, Iacopo Urbano; PORTO, Ísis de Fátima Nogueira; COSTA, João Vitor Crisostomo; PRUDENTE, Leticia Lemes; SILVA, Monique França e; SANTOS, Adevailton Bernardo dos. Estudo da estrutura curricular do curso de licenciatura em física da Universidade Federal de Uberlândia. In: XXII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 22, 2017, São Carlos, SP. Atas... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2017. Disponível em: http://www1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/sys/resumos/T0692-1.pdf. Acesso em 25/05/2017.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977. 226p. ISBN 9724408981.

BONADIMAN, Hélio; NONENMACHER, Sandra E. B. O gostar e o aprender no ensino de física: uma proposta metodológica. Caderno Brasileiro Ensino Física, v. 24, n. 2, p. 194-223, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1087/843. Acesso em 11/11/2018.

DEMO, Pedro. Educação científica. Revista Brasileira de Iniciação Científica, v. 1, n. 1, p. 2-22, 2014. Disponível em: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/10/421. Acesso em 11/11/2018.

GALIAZZI, Maria do Carmo; MORAES, Roque. Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências. Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 237-252. 2002. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v8n2/08.pdf. Acesso em 11/11/2018.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. Coleção docência em formação – Série saberes pedagógicos. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2012. 296p. ISBN 9788524919718.

MELO, Renata dos Santos; SANTOS, Adevailton Bernardo. Percepções e opiniões dos professores de ciências quanto ao ensino de astronomia. In: XXII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 22, 2017, São Carlos, SP. Atas... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2017. Disponível em: http://www1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/sys/resumos/T0763-1.pdf. Acesso em 25/05/2017.

SANTOS, Analice Alves Marques; BRITO, Eleicimar Pereira; NETO, Eurípedes Luís Barroso; GALVÃO, Iacopo Urbano; GOMES, Joabe Bruno de Oliveira; FILHO, José Carlos da Silva; JUNIOR, Luismar Barbosa da Cruz; GUEDES, Marcela Costa; BARROS, Matheus; SANTOS, Matheus; RODRIGUES, Rogério Alves; BONIFÁCIO, Samuel Davi Vieira; JESUS, Wanderley Cardoso; SANTOS, Adevailton Bernardo. Física moderna e contemporânea: relato de atividade de pesquisa como prática pedagógica na formação inicial de professores. In: XXI SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 21, 2015, Uberlândia, MG. Atas... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2016. Disponível em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxi/sys/resumos/T0422-1.pdf. Acesso em 25/05/2017.

SANTOS, Adevailton B.; JÚNIOR, Almir J. S. N.; MENDES, Amanda C.; SILVA, Bruno H.; SANTOS, Jesrrael F.; GOMES, Joabe B. O.; NETO, Joaquim S.; ARAÚJO, Kelvin B.; NETO, Leonardo B.; MAXIMO, Luciana M. O.; ANJOS, Mariana C. S.; SOUZA, Matheus S.; SILVA, Rafael R.; HESSEL, Suzana P. Seleção de conteúdos no ensino de física - relato de atividade de pesquisa como prática pedagógica na formação inicial de professores. In: 67ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 67, 2015, São Carlos, SP. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2016. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/67ra/resumos/resumos/5778_230d9ae4b49e3a855504444206b580126.pdf. Acesso em 25/05/2017.

SANTOS, Adevailton Bernardo; NASCIMENTO, Silvana Sousa. Feiras de ciência: o caso da mostra de ciência e tecnologia de Ituiutaba (MOCTI). Em Extensão, v. 13, n. 2, p. 95-102, 2014. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/27446/16084. Acesso em 11/11/2018.

TAS, Marcelo. Para um bom uso das novas ferramentas, observem as crianças. In: PRETTO Nelson De Luca; SILVEIRA, Sergio Amadeu. Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. [online]. Salvador, BA : EDUFBA, 2008. p. 201-209. 232p. ISBN 9788523205249. Disponível em https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/211/4/Alem%20das%20redes%20de%20colaboracao.pdf. Acesso em 11/11/2018.

Publicado
2019-09-13
Como Citar
Santos, A. B. (2019). Educar pela pesquisa na formação inicial de professores . Revista Internacional De Educação Superior, 6, e020013. https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8654220
Seção
Relatos de experiências