Ações afirmativas fazem diferença?

uma análise dos perfis dos aprovados no vestibular da UFPR (2013-2017)

Palavras-chave: Ações afirmativa, Políticas educacionais, Lei n. 12.711/2012, Universidade Federal do Paraná

Resumo

Analisa os impactos da Lei n.12.711/2012 sobre os perfis dos aprovados no vestibular da Universidade Federal do Paraná entre 2013 e 2017, partindo da comparação com o Plano de Metas de Inclusão Social e Racial implementado pela instituição a partir de 2005. Para tanto, foram tratados os microdados dos questionários socioeducacionais disponibilizados pelo Núcleo de Concursos da UFPR e comparados com pesquisas realizadas sobre os perfis dos matriculados entre 2005 e 2012. Conclui-se que, embora a Lei de Cotas tenha secundarizado a questão racial, no caso da UFPR ela foi mais efetiva na inclusão de Pretos, Pardos e Indígenas que o Plano de Metas Anterior.

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Biografia do Autor

Claudia Regina Baukat Silveira Moreira, Universidade Federal do Paraná

Professora do Departamento de Planejamento e Administração Escolar da UFPR e Pesquisadora do Núcleo de Política Educacional. Doutora em Educação.

Paulo Vinícius Baptista da Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Universidade Federal do Paraná. 

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Publicado
2019-05-24
Como Citar
Baukat Silveira Moreira, C. R., & Silva, P. V. B. da. (2019). Ações afirmativas fazem diferença? . Revista Internacional De Educação Superior, 6, e020001. https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8654390
Seção
Artigos