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Ações afirmativas fazem diferença?
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Palavras-chave

Ações afirmativa
Educação superior
Leis de cotas
Universidade Federal do Paraná

Como Citar

MOREIRA, Claudia Regina Baukat Silveira; SILVA, Paulo Vinícius Baptista da. Ações afirmativas fazem diferença? : uma análise dos perfis dos aprovados no vestibular da UFPR (2013-2017). Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020001, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v6i0.8654390. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8654390. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

Analisa os impactos da Lei n.12.711/2012(Lei de Cotas)sobre os perfis dos aprovados no vestibular da Universidade Federal do Paraná entre 2013 e 2017, partindo da comparação com o Plano de Metas de Inclusão Social e Racial implementado pela instituição a partir de 2005. Para tanto, os microdados dos questionários socioeducacionais disponibilizados pelo Núcleo de Concursos da UFPR receberam tratamento e foram submetidos à análise estatística descritiva para, então, sercomparados com dados de natureza semelhante apresentados em pesquisas realizadas sobre os perfis dos matriculados entre 2005 e 2012. Conclui-se que, embora a Lei de Cotas tenha secundarizado a questão racial, no caso da UFPR ela foi mais efetiva na inclusão de Pretos, Pardos e Indígenas que o Plano de Metas Anterior.

https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8654390
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