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As/ os secretárias/os de programas de pós- graduação stricto e sua relação com a internacionalização
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Palavras-chave

Pós-graduação em educação
Secretárias/os da pós-graduação
Internacionalização da pós-graduação.

Como Citar

SOARES, Silvia Adriana da Silva; PAULY, Evaldo Luis; FOSSATTI, Paulo. As/ os secretárias/os de programas de pós- graduação stricto e sua relação com a internacionalização. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020009, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v6i0.8654582. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8654582. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo problematiza um aspecto sobre a atuação profissional das/os secretárias/os de Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação. O que, realmente, uma/um secretária/o de PPG em Educação faz? Qual sua contribuição para a produção do conhecimento na área da Educação no Brasil? As/os secretárias/os, muitas, vezes atuam na assessoria direta da coordenação, nas questões atinentes à gestão dos cursos de pós-graduação, portanto, cada vez mais precisam se qualificar profissionalmente para atender às exigências sempre crescentes dos Programas de Pós-Graduação. A internacionalização dos PPGs é uma das mais recentes. Nesse contexto, o artigo tem o objetivo analisar a importância do desenvolvimento de competências das/os secretárias/os de Programa de Pós-graduação Stricto Sensu voltadas à internacionalização, em específico o domínio da língua estrangeira. Para realizar a análise proposta utilizamos a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, para analisar como a internacionalização é concebida pelo Documento de Área da Educação na versão conhecida de 2016 e na futura edição de 2018. Ao final desta análise concluímos que as Instituições onde trabalhamos devem voltar seus olhares para dentro das secretarias, investindo em formação, para preparar estes que já fazem parte de seus quadros funcionais a atender aos visitantes estrangeiros, suprindo o que é necessário para o domínio da língua estrangeira.

https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8654582
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