Resumo
Cálculo em quadrinhos? É possível? É notório que em aulas ministradas exclusivamente nas formas tradicionais e expositivas o discente se disperse e não fique estimulado a aprender. Dessa forma, cresce pesquisas no estudo da mudança do comportamento do aluno em relação ao seu processo de aprendizagem. Considerando esse aspecto, o presente trabalho tem o objetivo de relatar como é possível usar histórias em quadrinhos em uma turma de disciplina obrigatória, Cálculo, do curso de Engenharias da Universidade de Brasília do campus Gama, na tentativa de aproximar o aluno do conteúdo, motivar o aprendizado e tornar o ambiente da sala de aula mais próximo e mais atrativo ao estudante. No final da sequência didática, foi aplicado um questionário para que o estudante pudesse avaliar a experiência. Na avaliação realizada pelos discentes concluiu-se que o universo das tirinhas, no ensino de Cálculo tornou o estudo mais significativo, descontraído e eficaz.
Referências
AUSUBEl, David Paul. Adquisición y retención del conocimento: una perspectiva cognitiva. Barcelona: Editora Paidós, 2002.
BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Casa Civil, Brasília-DF, 23 dez. 996. Seção 1, p. 27833, col. 1.
DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Nacional, 1959.
FELIX, Gabriel Martins. A produção de histórias em quadrinhos para a resolução de problemas matemáticos: o relato de uma experiência na iniciação à docência. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo. Anais do... São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-10.
MELLO, João Carlos Correia Baptista Soares; MELLO, Maria Helena Soares. Mudanças no ensino de Cálculo I: Histórico e Perspectivas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 29., 2001, Porto Alegre. Anais do ... Porto Alegre: ABENGE, p. 8-13.
OLIVEIRA, Lucilene Lusia. Adorno, história em quadrinhos e matemática, essa conexão é possível? In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2010, Salvador. Anais do ... Salvador: SBEM, p. 1-11.
VERGUEIRO, Waldomiro; RAMA, Ângela; Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.
A Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.