Relato de experiência

cálculo em quadrinhos

Palavras-chave: Histórias em quadrinhos, Cálculo, Aprendizagem significativa.

Resumo

Cálculo em quadrinhos? É possível? É notório que em aulas ministradas exclusivamente nas formas tradicionais e expositivas o discente se disperse e não fique estimulado a aprender. Dessa forma, cresce pesquisas no estudo da mudança do comportamento do aluno em relação ao seu processo de aprendizagem. Considerando esse aspecto, o presente trabalho tem o objetivo de relatar como é possível usar histórias em quadrinhos em uma turma de disciplina obrigatória, Cálculo, do curso de Engenharias da Universidade de Brasília do campus Gama, na tentativa de aproximar o aluno do conteúdo, motivar o aprendizado e tornar o ambiente da sala de aula mais próximo e mais atrativo ao estudante. No final da sequência didática, foi aplicado um questionário para que o estudante pudesse avaliar a experiência. Na avaliação realizada pelos discentes concluiu-se que o universo das tirinhas, no ensino de Cálculo tornou o estudo mais significativo, descontraído e eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane da Silva Evangelista, Universidade de Brasília

Doutora em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Professor adjunta da Universidade de Brasília, campus Gama.

         

Referências

AUSUBEl, David Paul. Adquisición y retención del conocimento: una perspectiva cognitiva. Barcelona: Editora Paidós, 2002.

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Casa Civil, Brasília-DF, 23 dez. 996. Seção 1, p. 27833, col. 1.

DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Nacional, 1959.

FELIX, Gabriel Martins. A produção de histórias em quadrinhos para a resolução de problemas matemáticos: o relato de uma experiência na iniciação à docência. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo. Anais do... São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-10.

MELLO, João Carlos Correia Baptista Soares; MELLO, Maria Helena Soares. Mudanças no ensino de Cálculo I: Histórico e Perspectivas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 29., 2001, Porto Alegre. Anais do ... Porto Alegre: ABENGE, p. 8-13.

OLIVEIRA, Lucilene Lusia. Adorno, história em quadrinhos e matemática, essa conexão é possível? In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2010, Salvador. Anais do ... Salvador: SBEM, p. 1-11.

VERGUEIRO, Waldomiro; RAMA, Ângela; Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

Publicado
2019-05-30
Como Citar
Evangelista, T. da S. (2019). Relato de experiência . Revista Internacional De Educação Superior, 6, e020007. https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8654896
Seção
Relato de experiências