Blended learning na prática

o caso do curso superior de administração do Centro Universitário Estácio de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8654971

Palavras-chave:

Educação híbrida, Sala de aula invertida, Ensino superior, Administração.

Resumo

O Blended Learning, ou modelo híbrido de educação, vem transformando a forma de ensinar das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, na atual Era do Conhecimento. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a implantação do Blended Lerning no curso presencial de graduação em Administração, do Centro Universitário Estácio de Santa Catarina, através da percepção de seus discentes, docentes e gestores, a qual ocorreu durante o semestre letivo 2018.1.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Ines Di Francesco Kich, Centro Universitário Estácio de Santa Catarina

Professora e Pesquisadora do Departamento de Administração do Centro Universitário Estácio de Santa Catarina.

Referências

ANTONIALLI, Fabio. ANTONIALLI, Luiz Marcelo; ANTONIALLI, Renan. Usos e abusos da Escala Likert: estudo bibliométrico dos anais do Enanpad de 2010 a 2015. In: CASI, CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO, SOCIEDADE E INOVAÇÃO, 9.; 2016, Juiz de Fora. Anais do... Juiz de Fora: 1-2 Dez, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/328028118_Usos_e_abusos_da_escala_likert_estudo_bibliometrico_nos_anais_do_EnANPAD_de_2010_a_2015. Acesso em: 12 mai. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

BACICH, Lilian.; MORAN, José. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, n. 25, junho, 2015, p. 45-47. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2015/07/hibrida.pdf. Acesso em: 3 jun. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 6ª ed. Campinas: Autores Associados, 2012. 115 p. ISBN 9788585701772. GS SEARCH.

BONK, Curtis J.; GRAHAM, Charles R.; CROSS, Jay; MOORE, Michael G. (eds.). The handbook of blended learning: Global Perspectives, Local Designs. São Francisco: Pfeiffer Publishing, 2005. 624 p. ISBN-10 9780787977580. GS SEARCH.

BROWN, James Dean. Likert items and scales of measurement? SHIKEN: JALT Testing & Evaluating SIG Newsletter, v.15, n.1, p.10-14, March, 2011. Disponível em: http://hosted.jalt.org/test/PDF/Brown34.pdf. Acesso em: 10 jun. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

CARMO, Bianca Misco Braz; ALBANEZ, Tatiana. Relação entre motivação dos alunos e práticas pedagógicas empreendidas na FEA-USP. Revista Universo Contábil, v.12. n.2, p.96-116, 2016. Disponível em: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4920/pdf. Acesso em: 25 fev. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SANTA CATARINA. Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2020. Centro Universitário Estácio de Santa Catarina. São José, SC, 2016, 548 p.

CHRISTENSEN, Clayton. M.; HORN Michael. B.; STAKER, Heather. Ensino híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. [S. l.], Clayton Christensen Institute, Maio, 2013. Disponível em:

https://www.pucpr.br/wp-content/uploads/2017/10/ensino-hibrido_uma-inovacao-disruptiva.pdf. Acesso em: 12 abr. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

COSTA, Helen; ROZZETT, Késsia; CARVALHO, Sílvia; ODELIUS, Catarina. Hibridização no ensino superior: avaliação de uma iniciativa na disciplina Introdução à Administração (Universidade de Brasília). Revista Renole Novas Tecnologias na Educação, Cinted – UFRGS, v.10, n.3, dez. 2012. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/36388/23488. Acesso em: 30 mar. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

GOMES FILHO, Antonio Costa; RADOS, Gregório Jean Varvakis; BASTOS, Rogério Cid. Tecnologias da informação e comunicação no apoio ao ensino de empreendedorismo e projetos. Revista Gestão Industrial (online), v. 3, n. 4, p. 52-69, 2007. Disponível em:

https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/44. Acesso em: 10 mai. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

HORN, Michael. B.; STAKER, Heather. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Tradução: Maria Cristina Gularte Monteiro. Porto Alegre: Penso, 2015. 292 p. ISBN 9788584290451. GS SEARCH.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Sinopse Estatística de Educação Superior 2017. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: mai. 2018. VISUALIZAR ITEM.

JAMIESON, Susan. Likert scales: how to (ab)use them. Medical Education. v.38, n.12, p. 1217-1218, 2004. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/3ebe/1b5c7e927be0221788348973b17c9de3bf05.pdf. Acesso em: 21 jun. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

LAGE, Maureen J.; PLATT, Glenn J.; TREGLIA, Michael. Inverting the classroom: A gateway to creating an inclusive learning environment. The Journal of Economic Education, v. 31, n.1, p. 30-43, 2000. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/227450483_Inverting_the_Classroom_A_Gateway_to_Creating_an_Inclusive_Learning_Environment. Acesso em: 12 fev. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

LEMOS, Robson Rodrigues; FIUZA, Patrícia Jantsch; FREIRE, Patrícia de Sá. Evolução dos estudos teóricos-empíricos associados à utilização das tecnologias interativas a educação: uma análise bibliométrica. In: TEIXEIRA, Clarissa Stefani. SOUZA, Marcio Vieira. (Orgs). Educação fora da caixa: tendência para a educação no século XXI. Vol.2. Florianópolis, SC: Perse, 2017. 210 p. ISBN 978-85-464-0446-9. GS SEARCH.

LENZI, Greicy Kelli Spanhol. Framework para o Compartilhamento do Conhecimento na Gestão de Tutoria de Cursos de Educação a Distância. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/132416/332921.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 11 fev. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

LENZI, Greicy Kelli Spanhol; LOPES, Mauricio Capobianco. Um modelo de organização educacional híbrida com base na gestão do conhecimento. In: TEIXEIRA, Clarissa Stefani. SOUZA, Marcio Vieira. (Orgs). Educação fora da caixa: tendência para a educação no século XXI. Vol.2. Florianópolis, SC: Perse, 2017. 210 p. ISBN 978-85-464-0446-9. GS SEARCH.

LIMA FILHO, Marcos Antonio de; WAECHTER, Hans da Nóbrega. As Tecnologias Educacionais Atuais e o Tablet: Inovação ou Mais do Mesmo? Da Pesquisa, v.8, n.10, 2013. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/8060. Acesso em: 5 mai. 2014. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

MARCONI, Marina De Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 311 p. ISBN 85-224-3397-6. GS SEARCH.

NOGUEIRA, Arnaldo José França Mazzei; BASTOS, Fabrício César. Formação em administração: o GAP de competências entre alunos e professores. Revista de Gestão, v. 19, n. 2, p. 221-238, 2012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1809227616303009. Acesso em: 10 fev. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

PALLOF, Rena M; PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2002. 249 p. ISBN 9788536300191. GS SEARCH.

PINTO, Nelson Guilherme Machado; CONTE, Bruno Pereira; DA SILVA, Rodrigo Abbade; CORONEL, Daniel Arruda. A discussão entre teoria e prática nas ciências administrativas: uma análise das dissertações do programa de pós-graduação em administração da Universidade Federal De Santa Maria. Revista de Administração de Roraima, v. 5, n. 2, p. 285, 2015. Disponível em: https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/3072/1855. Acesso em: 10 mar. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

RODRIGUES, Eric Freitas. A questão da verificação de aprendizagem no modelo de ensino

híbrido. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Org.). Ensino híbrido:

personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. 258 p. ISBN 9788584290499 GS SEARCH.

ROVAI, Alfred P.; JORDAN, Hope M. Blended learning and sense of community: a comparative analysis with traditional and fully online graduate courses. The International. Review of Research in Open and Distance Learning, v. 5, n. 2, abr.

Disponível em https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ853864.pdf. Acesso em: 5 mar. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

SCHNEIDER, Elton Ivan; SURH, Inge Renate Frose; TEIXEIRA, Juliane Marise Barbosa; CASTANHEIRA, Nelson Pereira. Blended learning: o caminho natural para as instituições de ensino superior. In: CIAED: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 20., 2014, Curitiba. Anais do... Curitiba: ABED, 6-9 out. 2014, p.1-10. Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/105.pdf. Acesso em: 15 abr. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

SILVA, Michele Rejane Coura da; MACIEL, Cristiano. Blended learning: reflexões sobre o ensino semipresencial na educação superior no brasil. In: EDUCERE, CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015, Curitiba. Anais do... Curitiba: PUC PR, 26-29 Out. 2015. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/20231_9663.pdf. Acesso em: 15 abr. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

SOUZA, Donizeti Leandro; SOUSA, Jorgiane Suelen de; CORRÊA, Robert Delano de Souza; ZAMBALDE, André Luiz. A formação do Administrador na perspectiva das competências individuais requeridas. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 8, n. 4, p. 85-99, 2014. Disponível em: http://periodicos.uff.br/pca/article/view/11193/7988. Acesso em: 10 mar. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

SPINARDI, Janine Donato; BOTH, Ivo José. Blended learning: o ensino híbrido e a

avaliação da aprendizagem no ensino superior. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 44, n. 1, jan./abr. 2018. Disponível em: http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/648. Acesso em: 28 abr. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

TORI, Romero. Cursos híbridos ou blended learning. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. 461 p. ISBN 9788576051978. GS SEARCH.

TRIVINÕS, Augusto Nibaldo da Silva. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. 176p. ISBN 978852240273. GS SEARCH.

VALENTE, José Armando. A crescente demanda por trabalhadores mais bem qualificados: a capacitação para a aprendizagem continuada ao longo da vida. In: VALENTE, José Armando; MAZZONE, Jaures; BARANAUSKAS, M. Cecília C. (Orgs.). Aprendizagem na era das tecnologias digitais. São Paulo: Cortez: FAPESP, 2007. 272 p. ISBN 9788524913471. GS SEARCH.

VALENTE, José Armando. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial, n. 4, p. 79-97, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/nspe4/0101-4358-er-esp-04-00079.pdf. Acesso em: 27 fev. 2018. VISUALIZAR ITEM GS SEARCH.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2ª ed, 2001. 206 p. ISBN 8573038529. GS SEARCH.

Publicado

2019-09-13

Como Citar

KICH, J. I. D. F. Blended learning na prática: o caso do curso superior de administração do Centro Universitário Estácio de Santa Catarina. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020014, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v6i0.8654971. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8654971. Acesso em: 30 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos