Banner Portal
Práticas pedagógicas no ensino superior
PORTUGUÊS
ENGLISH

Palavras-chave

Didática
Ensino superior
Pratica pedagógica

Como Citar

FORTUNATO, Ivan. Práticas pedagógicas no ensino superior: relato de experiências com a disciplina didática em licenciaturas. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020039, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v6i0.8655958. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8655958. Acesso em: 3 nov. 2024.

Resumo

Este ensaio foi escrito com o objetivo de promover uma reflexão sobre alguns elementos da complexa atividade de lecionar no ensino superior. Dentre várias possibilidades, a Didática foi eleita como elemento central do texto, pois é muitas vezes entendida como a principal atividade da docência. Para desenvolver as ideias, duas experiências distintas com a condução da disciplina Didática, nomeadas como situações iceberg, foram tomadas como exemplo. O ensaio desdobra-se em duas seções: primeiro, identifica-se três elos entre as duas experiências, sendo o local, o docente e a disciplina de Didática; segundo, a partir desses elos, os elementos mais fundamentais de cada situação são evidenciados por meio de uma descrição investigativa. Ao final, espera-se que o material aqui colhido da própria experiência torne-se objeto de aprendizado para outras reflexões e inflexões, mas tenha a serventia de manter vivas as inquietações a respeito do ensino superior.

https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8655958
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

BEJARANO, Nelson Rui Ribas; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. A história de Eli. Um professor de Física no início de carreira. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 165-178, 2004.

FORTUNATO, Ivan. Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didática. Horizontes, Itatiba, v. 37, art. e019014, 2019.

FORTUNATO, Ivan. A didática na formação inicial de professores: relato de experiência. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 1, p. 269-276, 2018a.

FORTUNATO, Ivan. Três saberes pedagógicos na e para a formação de professores. In: SHIGUNOV NETO, Alexandre; FORTUNATO, Ivan (Org.). Saberes Pedagógicos: perspectivas & tendências. São Paulo: Edições Hipótese, 2018b. p. 82-96.

FORTUNATO, Ivan. Ser professor no ensino superior: inquietações, abstrações e outras reflexões. In: SHIGUNOV NETO, Alexandre; FORTUNATO, Ivan (Org.). Educação Superior e Formação de Professores: questões atuais. São Paulo: Edições Hipótese, 2017a. p. 171-178.

FORTUNATO, Ivan. Tornar-se professor: reflexões iniciais sobre um percurso paradoxal. South American journal of basic education, technical and technological, Rio Branco, v. 4, n. 1, p. 4-9, 2017b.

FORTUNATO, Ivan. Caminhos da formação na licenciatura: de estudante a docente. Revista Práxis Educacional, Bahia, v. 14, n. 27, p. 172-185, 2018c.

FORTUNATO, Ivan. A formação de professores de ciências vista pela ótica da diversão: o caso do Show de Física do IFSP Itapetininga. In: CACHAPUZ, Antonio F.; SHIGUNOV NETO, Alexandre; FORTUNATO, I. (Org.). Formação inicial e continuada de professores de ciências: o que se pesquisa no Brasil, Portugal e Espanha. São Paulo: Edições Hipótese, 2018d. p. 150-155.

FORTUNATO, Ivan. Aprendendo com Célestin Freinet: o passado ainda é presente. Tendencias Pedagógicas, Madrid, v. 27, p. 251-258, 2016.

GASCÓN, Agustin de la Herran; AGUILAR, Nivia Alvarez; Elizondo, Jaime Arturo Castillo ¿Es posible la transformación docente?. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 1, n. 2, p. 51-69, 2016.

GASCÓN, Agustin de la Herran. Reflexiones sobre el cambio del cambio en Pedagogía: un enfoque radical. Matices del Posgrado Aragón, Ciudad de México, v. 8, n. 20, p. 108-133, 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. Formação de professores e didática para desenvolvimento humano. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 629-650, 2015.

LIBÂNEO, José Carlos. Panorama do ensino da didática, das metodologias específicas e das disciplinas conexas nos cursos de pedagogia: repercussões na qualidade da formação profissional. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdes. (Org.). Panorama da didática: ensino, prática e pesquisa. Campinas: Papirus, 2011. p. 11-50.

LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdes. (2015). O estado da arte sobre Didática no Brasil. Educação e Filosofia Uberlândia, v. 29, n. 57, p. 175-198, 2015.

MARIN, Alda Junqueira; PENNA, Marieta Gôuvea Oliveira; RODRIGUES, Ana Carolina Colacioppo. A Didática e a formação de professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 12, n. 35, p. 51-77, 2012.

McKEACHIE, Wilbert J. Research on teaching at the college and university level. In: Gage, Nathaniel Lees. (ed.) Handbook on research on teaching. Chicago: Rand McNally & Co. 1963, p. 1118-1172.

SHIGUNOV NETO, Alexandre; SILVA, André Coelho; Autor, Ivan (Org.) (2018). Passado, presente e futuro nos Institutos Federais de Educação. São Paulo: Edições Hipótese.

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.