Práticas pedagógicas no ensino superior

relato de experiências com a disciplina didática em licenciaturas

Palavras-chave: Didática, Ensino superior, Pratica pedagógica

Resumo

Este ensaio foi escrito com o objetivo de promover uma reflexão sobre alguns elementos da complexa atividade de lecionar no ensino superior. Dentre várias possibilidades, a Didática foi eleita como elemento central do texto, pois é muitas vezes entendida como a principal atividade da docência. Para desenvolver as ideias, duas experiências distintas com a condução da disciplina Didática, nomeadas como situações iceberg, foram tomadas como exemplo. O ensaio desdobra-se em duas seções: primeiro, identifica-se três elos entre as duas experiências, sendo o local, o docente e a disciplina de Didática; segundo, a partir desses elos, os elementos mais fundamentais de cada situação são evidenciados por meio de uma descrição investigativa. Ao final, espera-se que o material aqui colhido da própria experiência torne-se objeto de aprendizado para outras reflexões e inflexões, mas tenha a serventia de manter vivas as inquietações a respeito do ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), câmpus de Itapetininga. 

Referências

BEJARANO, Nelson Rui Ribas; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. A história de Eli. Um professor de Física no início de carreira. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 165-178, 2004.

FORTUNATO, Ivan. Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didática. Horizontes, Itatiba, v. 37, art. e019014, 2019.

FORTUNATO, Ivan. A didática na formação inicial de professores: relato de experiência. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 1, p. 269-276, 2018a.

FORTUNATO, Ivan. Três saberes pedagógicos na e para a formação de professores. In: SHIGUNOV NETO, Alexandre; FORTUNATO, Ivan (Org.). Saberes Pedagógicos: perspectivas & tendências. São Paulo: Edições Hipótese, 2018b. p. 82-96.

FORTUNATO, Ivan. Ser professor no ensino superior: inquietações, abstrações e outras reflexões. In: SHIGUNOV NETO, Alexandre; FORTUNATO, Ivan (Org.). Educação Superior e Formação de Professores: questões atuais. São Paulo: Edições Hipótese, 2017a. p. 171-178.

FORTUNATO, Ivan. Tornar-se professor: reflexões iniciais sobre um percurso paradoxal. South American journal of basic education, technical and technological, Rio Branco, v. 4, n. 1, p. 4-9, 2017b.

FORTUNATO, Ivan. Caminhos da formação na licenciatura: de estudante a docente. Revista Práxis Educacional, Bahia, v. 14, n. 27, p. 172-185, 2018c.

FORTUNATO, Ivan. A formação de professores de ciências vista pela ótica da diversão: o caso do Show de Física do IFSP Itapetininga. In: CACHAPUZ, Antonio F.; SHIGUNOV NETO, Alexandre; FORTUNATO, I. (Org.). Formação inicial e continuada de professores de ciências: o que se pesquisa no Brasil, Portugal e Espanha. São Paulo: Edições Hipótese, 2018d. p. 150-155.

FORTUNATO, Ivan. Aprendendo com Célestin Freinet: o passado ainda é presente. Tendencias Pedagógicas, Madrid, v. 27, p. 251-258, 2016.

GASCÓN, Agustin de la Herran; AGUILAR, Nivia Alvarez; Elizondo, Jaime Arturo Castillo ¿Es posible la transformación docente?. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 1, n. 2, p. 51-69, 2016.

GASCÓN, Agustin de la Herran. Reflexiones sobre el cambio del cambio en Pedagogía: un enfoque radical. Matices del Posgrado Aragón, Ciudad de México, v. 8, n. 20, p. 108-133, 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. Formação de professores e didática para desenvolvimento humano. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 629-650, 2015.

LIBÂNEO, José Carlos. Panorama do ensino da didática, das metodologias específicas e das disciplinas conexas nos cursos de pedagogia: repercussões na qualidade da formação profissional. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdes. (Org.). Panorama da didática: ensino, prática e pesquisa. Campinas: Papirus, 2011. p. 11-50.

LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdes. (2015). O estado da arte sobre Didática no Brasil. Educação e Filosofia Uberlândia, v. 29, n. 57, p. 175-198, 2015.

MARIN, Alda Junqueira; PENNA, Marieta Gôuvea Oliveira; RODRIGUES, Ana Carolina Colacioppo. A Didática e a formação de professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 12, n. 35, p. 51-77, 2012.

McKEACHIE, Wilbert J. Research on teaching at the college and university level. In: Gage, Nathaniel Lees. (ed.) Handbook on research on teaching. Chicago: Rand McNally & Co. 1963, p. 1118-1172.

SHIGUNOV NETO, Alexandre; SILVA, André Coelho; Autor, Ivan (Org.) (2018). Passado, presente e futuro nos Institutos Federais de Educação. São Paulo: Edições Hipótese.

Publicado
2020-02-07
Como Citar
Fortunato, I. (2020). Práticas pedagógicas no ensino superior. Revista Internacional De Educação Superior, 6, e020039. https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8655958
Seção
Relatos de experiências