O comitê de ética em pesquisa como espaço de formação continuada do professor universitário

Palavras-chave: Magistério de ensino superior, Ética pedagógica, Docente em formação.

Resumo

Este artigo é fruto de uma reflexão sobre o trabalho docente desenvolvido em um Comitê de Ética em Pesquisa. O objetivo em pauta foi destacar o eixo da pesquisa como um dos elementos de formação profissional para docência do ensino superior por meio da avaliação ética de protocolos de pesquisa. Metodologicamente, atrelada a esta atuação profissional, foi realizada revisão de literatura que incluiu normativas e resoluções brasileiras sobre o compromisso ético no campo da pesquisa científica, além de obras que versam sobre alternativas de formação continuada de professores universitários. Concluímos que a eticidade perpassa pelos saberes pedagógicos constituídos também no processo de atuação e mediação docente no campo da pesquisa, haja vista ser este o modelo de formação para o magistério de nível superior preconizado no Brasil.

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Biografia do Autor

Rodrigo Barbosa e Silva, Universidade Estadual do Tocantins

Doutor em Comunicação (UFBA), Professor da Universidade Estadual do Tocantins.

                   
Vida Kamila Pinheiro da Conceição, Universidade Estadual de Tocantins

Atualmente é assistente administrativo na Universidade Estadual do Tocantins, atua como secretária do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - CEP/UNITINS. Graduanda do curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins - UFT.

                   

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Publicado
2019-12-04
Como Citar
Silva, R. B. e, & Conceição, V. K. P. da. (2019). O comitê de ética em pesquisa como espaço de formação continuada do professor universitário. Revista Internacional De Educação Superior, 6, e020033. https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8656515
Seção
Artigos