A agenda de pesquisa em sociologia da educação na pós-graduação brasileira

Palavras-chave: Sociologia da educação, Sociologia brasileira, Campo acadêmico, Agenda de pesquisa

Resumo

Os exercícios de autorreflexão têm marcado a história da Sociologia da Educação (SE) no Brasil: ao passo que a disciplina tem se desenvolvido, pesquisadores que a compõem têm se dedicado a pensar as suas bases, sua trajetória, disputas e contradições. O fato de, nesse país em específico, a SE estar situada na interseção de duas áreas – a Sociologia e a Educação – confere-lhe uma heterogeneidade particular. O presente artigo toma esta interseção à análise e se propõe a dar continuidade ao debate acerca das especificidades da SE brasileira, para tal toma como objeto de pesquisa a sua agenda de investigação. Os programas de pós-graduação (PPGs) de Sociologia e de Educação serviram de base para o mapeamento daqueles que apresentam linhas de pesquisa diretamente ligadas à SE, os professores/pesquisadores credenciados em tais linhas tiveram seus currículos escrutinados com vistas a mapear os projetos de pesquisa em andamento, estes projetos, por fim, constituíram nossa principal fonte para traçar a agenda de pesquisa da Sociologia da Educação na atualidade.

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Biografia do Autor

Camila Ferreira da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa (UNL), com bolsa Erasmus Mundus. Pesquisadora da Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento da UNL.

Rodrigo de Macedo Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bolsista CAPES.

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador do CNPq (bolsista PQ nível 2).

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Publicado
2020-03-11
Como Citar
Silva, C. F. da, Lopes, R. de M., & Oliveira, A. (2020). A agenda de pesquisa em sociologia da educação na pós-graduação brasileira. Revista Internacional De Educação Superior, 6, e020044. https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8657431
Seção
Artigos