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O papel educativo das bibliotecas universitárias
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Palavras-chave

Biblioteca universitária
Ensino superior
Estudantes universitários
Trabalho intelectual

Como Citar

GULKA, Juliana Aparecida; LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira. O papel educativo das bibliotecas universitárias: mapeamento de dificuldades e interesses de discentes da graduação e pós-graduação na realização de trabalhos acadêmicos. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020041, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v6i0.8657831. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8657831. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo objetivou apresentar as dificuldades de estudantes de graduação e pós-graduação na realização de trabalhos acadêmicos, bem como refletir sobre o papel educativo de bibliotecas universitárias. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, que se desenvolveu por meio de pesquisa bibliográfica e levantamento (survey). Foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas, que foi aplicado em agosto de 2018 aos participantes do grupo ‘Bolsistas CAPES’ existente na mídia social Facebook. O levantamento teve a participação de 85 respondentes. As principais dificuldades mapeadas estão relacionadas a aspectos como definição de tema e elaboração do problema de pesquisa, bem como o levantamento bibliográfico, a escrita científica e aspectos pessoais, que compreendem itens como foco, motivação, disposição física e mental, entre outros. Entende-se a educação e a informação como indissociáveis, de modo que as bibliotecas universitárias podem desenvolver um papel educativo e de ensino-aprendizagem nesse contexto, apoiando a missão das universidades no ensino, pesquisa e extensão.

https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8657831
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