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Educação para a democracia no contexto neoliberal
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Palavras-chave

Educação escolar
Democracia
Neoliberalismo
Subjetividade concorrencial
Sociabilidade

Como Citar

MARCON, Telmo; SCOLARI, Adriel; MEZADRI, Neri José. Educação para a democracia no contexto neoliberal: contribuições da universidade para superar a subjetividade concorrencial. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022007, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8658379. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658379. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

O presente artigo de natureza bibliográfica objetiva aprofundar os desafios para a formação de sujeitos democráticos num contexto de hegemonia do pensamento neoliberal, que prima pela construção de subjetividades concorrenciais. Entende-se, aqui, o neoliberalismo para além dos pressupostos classicamente considerados de política econômica que defendem um Estado mínimo na economia e nas políticas socioeducacionais. As contribuições de Dardot e Laval (2016) ampliam os horizontes dessa compreensão e problematizam como os pressupostos neoliberais adentram as subjetividades e produzem novos modos de vida. Conceitos como neossujeito, empresário de si, concorrência, competição, entre outros, traduzem esses novos pressupostos. Buscando traduzir essa intenção, o artigo inicia com uma problematização geral de temática; reconstrói os principais argumentos de Dardot e Laval sobre a “nova razão do mundo”, em diálogo com autores como Sennett e Antunes; na sequência, aprofunda alguns pressupostos da educação escolar, visando à formação de sujeitos democráticos, especialmente com a contribuição de Biesta. Na conclusão, reafirma-se a tese de que somente uma educação democrática é capaz de qualificar os pressupostos de sociabilidade em vista de uma vida em comum.

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8658379
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