AprEnDO, aplicativo de celular para melhorar a aprendizagem de equações diferenciais ordinárias de 1ª ordem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8658629

Palavras-chave:

Aprendizagem de cálculo, AprEnDO, Jogos digitais

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência da utilização de um jogo de serviço móvel celular como estratégia tecnológica de ensino para melhorar o aprendizado e o desempenho de estudantes com o conteúdo de Equações Diferenciais Ordinárias (EDO) de 1ª ordem dos cursos das Engenharias da Faculdade do Gama da Universidade de Brasília. O jogo é o aplicativo aprEnDO, desenvolvido para a plataforma Android. O objetivo principal deste trabalho é apresentar, discutir e avaliar o desafio de ensinar e acompanhar o aprendizado dos estudantes do segundo período, envolvendo conceitos de EDO de 1ª ordem com auxílio do aprEnDO.

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Biografia do Autor

Tatiane da Silva Evangelista, Universidade de Brasília

Doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2009). É professora universitária desde 2010 e atualmente leciona na Faculdade do Gama da Universidade de Brasília (UnB) desde 2012.

Leonardo Oliveira, Universidade de Brasília

 Graduado em engenharia de software na Universidade de Brasília - Faculdade do Gama.

André Barros de Sales, Universidade de Brasília

 Doutor em Ciência da Computação pela Université Paul Sabatier (Toulouse/França) em 2004. 
Professor associado II da Faculdade do Gama da Universidade de Brasília – UnB, Brasília, Brasil.

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Publicado

2021-06-20

Como Citar

EVANGELISTA, T. da S.; OLIVEIRA, L.; SALES, A. B. de . AprEnDO, aplicativo de celular para melhorar a aprendizagem de equações diferenciais ordinárias de 1ª ordem. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022011, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8658629. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658629. Acesso em: 25 set. 2021.

Edição

Seção

Relatos de experiências

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