O Ensino superior no contexto pos-comunista

o caso da República Tcheca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8658718

Palavras-chave:

Ensino Superior, Pós-comunismo, República Tcheca

Resumo

Os estudos sobre ensino superior têm se ampliado no Brasil nas últimas décadas, o que tem ocorrido de forma concomitante à crescente internacionalização do debate. Apesar desses avanços, percebe-se que ainda há pouca literatura disponível em língua portuguesa sobre o ensino superior de certas latitudes como, por exemplo, de países que integraram o bloco comunista e suas transformações após o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Neste artigo analisamos o caso da República Tcheca, apresentando as transformações vivenciadas no contexto do pós-comunismo e de sua entrada na União Europeia. Partindo do exemplo tcheco, buscamos destacar como as experiências sócio-históricas moldam a dinâmica do ensino superior, visibilizando as assimetrias da “comunidade global” e enfatizando, ao mesmo tempo, como o investimento em políticas educacionais nesse campo também é capaz de dinamizar essa realidade.

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Biografia do Autor

Carolina Monteiro de Castro Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Sociologia pela Universidade de Brasília. Trabalha nas linhas de pesquisa de Sociologia da Educação, Sociologia da Sociologia, Ensino de Sociologia e Formação de Professores.

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2021-07-19

Como Citar

NASCIMENTO, C. M. de C. .; OLIVEIRA, A. O Ensino superior no contexto pos-comunista : o caso da República Tcheca. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022012, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8658718. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658718. Acesso em: 24 set. 2021.

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