Banner Portal
O ensino superior no contexto pos-comunista
PORTUGUÊS
ENGLISH

Palavras-chave

Ensino superior
Pós-comunismo
República Tcheca

Como Citar

NASCIMENTO, Carolina Monteiro de Castro; OLIVEIRA, Amurabi. O ensino superior no contexto pos-comunista : o caso da República Tcheca. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022012, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8658718. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658718. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Os estudos sobre ensino superior têm se ampliado no Brasil nas últimas décadas, o que tem ocorrido de forma concomitante à crescente internacionalização do debate. Apesar desses avanços, percebe-se que ainda há pouca literatura disponível em língua portuguesa sobre o ensino superior de certas latitudes como, por exemplo, de países que integraram o bloco comunista e suas transformações após o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Neste artigo analisamos o caso da República Tcheca, apresentando as transformações vivenciadas no contexto do pós-comunismo e de sua entrada na União Europeia. Partindo do exemplo tcheco, buscamos destacar como as experiências sócio-históricas moldam a dinâmica do ensino superior, visibilizando as assimetrias da “comunidade global” e enfatizando, ao mesmo tempo, como o investimento em políticas educacionais nesse campo também é capaz de dinamizar essa realidade.

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8658718
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

ALMEIDA, Ana Maria; HEY, Ana Paula. Sociologia da Educação: olhares sobre um campo em ascensão. In: MICELI; Sérgio; MARTINS, Carlos Benedito (Org.). Sociologia Brasileira Hoje. São Paulo: Ateliê Editorial, 2018. p. 253-310.

ALZAFARI, Khaled; URSIN, Jani. Implementation of quality assurance standards in European higher education: does context matter? Quality in Higher Education, v. 25, n. 1, p. 58-75, 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13538322.2019.1578069?journalCode=cqhe20Acesso em: 27 fev. 2020.

BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; GANDIN, Luís Armando. Sociologia da educação brasileira: diversidade e qualidade. BIB. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, s/v, nº 91, p. 1-26, 2020. Disponível em: http://anpocs.com/images/BIB/n91/BIB_0009105_05-02_maria_ligia.pdf. Acesso em: 10. fev. 2020

BLOIS, Juan Pedro. Medio siglo de sociología en la Argentina. Ciencia, profesión y política (1957-2007). Buenos Aires: EUDEBA, 2018.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência. Por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

BOYADJIEVA, Pepka. Invisible higher education: Higher education institutions from Central and Eastern Europe in global rankings. European Educational Research Journal, v. 16, n. 5, p. 529-546, 2017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1474904116681016. Acesso em: 10 fev. 2020.

CONNELL, Raewyn. A Iminente Revolução na Teoria Social. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 27, n. 80, p. 9-20, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v27n80/v27n80a01.pdf Acesso em: 10 jan. 2020.

CONNELLY, John. Captive University: The Sovietization of East German, Czech, and Polish Higher Education, 1945-1956. Chapel Hill: The University of North Carolina Press, 2000.

CONNELLY, John. Students, Workers, and Social Change: The Limits of Czech Stalinism. Slavic Review, v. 56, v. 2, p. 307-335, 1997. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/slavic-review/article/div-classtitlestudents-workers-and-social-change-the-limits-of-czech-stalinismdiv/E5598DE2DE661E0177938AD83E1BCA92 . Acesso em: 7 fev. 2020.

DOBBINS, Michael. Higher Education Policies in Central and Eastern Europe: convergence towards a common model? New York: Palgrave Macmillan, 2011.

EUROPEAN COMISSION. The Bologna Process and the European Higher Education Area. 2020. Disponível em: https://ec.europa.eu/education/policies/higher-education/bologna-process-and-european-higher-education-area_en Acesso em: 12 mar.2020.

FÓNADOVÁ, Laura; KATRŇÁK, Tomáš; SIMONOVÁ, Natalie. The Czech Republic: From Ethnic Discrimination to Social Inclusion in the Educational System. In: STEVENS, Peter A. J.; DWORKIN, A. Gary (Org.). The Palgrave Handbook of Race and Ethnic Inequalities in Education. 2nd ed. London: Palgrave Macmillan Publishers, 2019.

KWIEK, Marek. Universities and knowledge production in Central Europe. European Educational Research Journal, v. 11, n. 1, p. 111-126, 2012. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.2304/eerj.2012.11.1.111. Acesso em: 10 fev. 2020.

MARTINS, Carlos Benedito; WEBER, Silke. Sociologia da educação: democratização e cidadania. In: MARTINS, Carlos Benedito; MARTINS, Heloisa Helena Souza (Org.). Sociologia. São Paulo: Anpocs, 2010. p. 475-496.

MATĚJŮ, Petr; SIMONOVÁ, Natalie. Czech Higher Education Still at the Crossroads. Sociologický časopis/Czech Sociological Review, v. 39, n. 3, p. 393-410, 2003. Disponível em: https://www.soc.cas.cz/en/publication/czech-higher-education-still-crossroads. Acesso em 22 fev. 2020.

MŠMT. The Strategic Plan for the Scholarly, Scientific, Research, Development, Innovation, Artistic and Other Creative Activities of Higher Education Institutions for 2016-2020 (English). 2020. Disponível em: http://www.msmt.cz/areas-of-work/tertiary-education/strategic-plan-for-higher-education-institutions-2016-2020 Acesso em: 10 Jan. 2020.

NASCIMENTO, Carolina Monteiro de Castro. A formação de sociólogas e sociólogos no sul global: um estudo de caso da Universidade de Hradec Králové na República Tcheca. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, p. 121, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/216264/PSOP0681-D.pdf?sequence=-1&isAllowed=y Acesso em: 08 Jun. 2021.

NEVES, Clarissa E. B. Estudos sociológicos sobre educação no Brasil. In: MICELI, Sergio. (Org.). O que ler na ciência social brasileira Sociologia. São Paulo/Brasília: ANPOCS/Sumaré, 2002. p. 351-437.

NEVES, Clarissa Baeta; SAMPAIO, Helena; HERINGER, Rosana. A institucionalização da pesquisa sobre ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia, v. 6, n. 2, p. 19-41, 2018. Disponível em: http://www.sbsociologia.com.br/rbsociologia/index.php/rbs/article/view/340 . Acesso em: 15 fev. 2020.

OLIVEIRA, Amurabi; NASCIMENTO, Carolina Monteiro de Castro. A Sociologia Contemporânea na República Tcheca: O caso da Universidade de Hradec Králové. Revista Brasileira de Sociologia, SBS, v. 08, n. 18, p. 5-28, 2020. Disponível em: http://www.sbsociologia.com.br/rbsociologia/index.php/rbs/article/view/549/pdf_52 Acesso em: 08 Jun. 2021.

OCDE. Education at a Glance 2019: OECD indicators. Paris: OECD Publishing, 2019. Disponível em: https://read.oecd-ilibrary.org/education/education-at-a-glance-2019_7597143c-en#page1 Acesso em: 08 jan. 2020.

OLIVEIRA, Amurabi; SILVA, Camila Ferreira. A sociologia, os sociólogos e a educação no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 31, n. 91, p. 1-15, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v31n91/0102-6909-rbcsoc-3191082016.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.

OLIVEIRA, Amurabi; SILVA, Camila Ferreira. The Sociology of Education in Brazil Today. RASE – Revista de Sociología de la Educación, v. 13, n. 1, p. 39-54, 2020. Disponível em: https://ojs.uv.es/index.php/RASE/article/view/14658. Acesso em: 15 fev. 2020.

SCHOFER, Evan; MEYER, John, W. The Word wide Expansion of Higher Education in the Twentieth Century. American Sociology Review, v. 70, n. 6, p. 898-920, 2005. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/4145399?seq=1. Acesso em: 15 fev. 2020.

SCOTT, Peter. Higher education in Central and Eastern Europe. In: FOREST, J. F.; ALTBACH, P. G. (ed.). International Handbook of Higher Education. Berlin: Springer, p. 423–442, 2007.

SCOTT, Peter. Reflections on the Reform of Higher Education in Central and Eastern Europe. Higher Education in Europe, v. 27, n. 1-2, p. 137-152, 2002. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0379772022000003288. Acesso em: 20 fev. 2020.

SHEPHERD, Robin, H. E. Czechoslovakia: the Velvet Revolution and Beyond. Palgrave Macmillan Press, 2000.

SIMONOVÁ, Natalie; ANTONOWICZ, Dominik. Czech and Polish Higher Education – from Bureaucracy to Market Competition. Sociologický časopis/Czech Sociological Review, v. 42, n. 3, p. 517–536, 2006. Disponível em: https://www.soc.cas.cz/en/publication/czech-and-polish-higher-education-bureaucracy-market-competition. Acesso em: 20 fev. 2020.

SLAUGHTER, Sheila; RHOADES, Gary. Academic Capitalism and the New Economy. Markets, State, and Higher Education. Baltimore: The John Hopkins University Press, 2004.

STASTNA, Vera. Internationalisation of Higher Education in the Czech Republic: The Impact of European Union Programmes. European Journal of Education, v. 36, n. 4, Mobility and Cooperation in Education: Recent Experiences in Europe, p. 473-491, 2001. Disponível em https://www.jstor.org/stable/1503697?seq=1. Acesso em: 28 fev. 2020.

ZAHAVI, Hila; FRIEDMAN, Yoav. The Bologna Process: an international higher education regime. European Journal of Higher Education, v. 9, n. 1, p. 23-39, 2019. Disponível emhttps://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/21568235.2018.1561314?forwardService=showFullText&tokenAccess=GvfJGgs6KGPxx2Q8UfDE&tokenDomain=eprints&doi=10.1080%2F21568235.2018.1561314&doi=10.1080%2F21568235.2018.1561314&journalCode=rehe20 . Acesso em: 28 fev. 2020.

ZGAGA, Pavel. The Bologna Process and its role for transition countries. Revista de la Educación Superior, v. XXXVIII, n. 150, p. 83-96, 2009. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/pdf/resu/v38n150/v38n150a5.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista Internacional de Educação Superior

Downloads

Não há dados estatísticos.