Banner Portal
Gênero e sexualidades no contexto da universidade pública: estudo de caso do Projeto Vidas - UFOP
PORTUGUÊS
ENGLISH

Palavras-chave

Projeto de extensão vidas
Gênero e sexualidade
Universidade pública

Como Citar

Gênero e sexualidades no contexto da universidade pública: estudo de caso do Projeto Vidas - UFOP. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021027, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8659104. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659104. Acesso em: 20 maio. 2025.
Recebida 2020-04-09
Aceita 2020-07-02
Publicada 2020-07-25

Resumo

Considerando a universidade como um espaço de interação social e reconhecimento das diferenças, esse trabalho tem como objetivo apresentar e refletir sobre o alcance de um projeto extensionista denominado “Vidas: gênero, diversidade e sexualidades”, desenvolvido na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) desde 2018. Com uma perspectiva teórica baseada nos estudos pós estruturalistas, na performatividade de gênero (Butler, 2002, 2012) e na Teoria Queer, utilizamos o procedimento metodológico de estudo de caso, que analisa como a existência de projetos (e ações) dessa natureza na universidade pode contribuir para a redução da violência e o reconhecimento da existência da diferença de gênero e de sexualidade no interior da instituição e na região dos Inconfidentes. Os resultados da análise indicam que projetos desse tipo, de caráter multidisciplinar e crítico, assim como políticas institucionais adotadas por universidades, como é o caso da UFOP, contribuem para processos de inclusão e diversidade tão necessários na atualidade.

PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

ANDRADE, Cláudia, DINIZ, Margareth, JATOBÁ, Carla. Projeto Sou Mais Juventude (2011 – 2017). São Paulo: Editora Paco, 2014.

BUTLER, Judith. Cuerpos que importan: sobre los limites materiales y discursivos del “sexo”. Buenos Aires: Paidós, 2002.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. São Paulo: Editora Record, 2012.

CAMILLOTO, Ludmila. Transgeneridade e direito de ser: relação entre o reconhecimento de si e o reconhecimento jurídico de novos sujeitos de direito. Mestrado em Direito – Novos sujeitos, novos direitos. UFOP. Ouro Preto. 2019.

DINIZ, Margareth, JARDILINO, José Rubens. Universidade e Escola Básica: experiências de pesquisa colaborativa na formação continuada de professores/as. Revista Acta Scientiarum Education, 41(1), e41958. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.41958, 2019.

DINIZ, Margareth. Pósfácio. O direito de ser diferente no contexto da universidade pública: para além da tolerância. In: CAMILLOTO, Ludmila. Transgeneridade e direito de ser: relação entre o reconhecimento de si e o reconhecimento jurídico de novos sujeitos de direito. Mestrado em Direito – Novos sujeitos, novos direitos. UFOP. Ouro Preto. 2019, p. 310-312.

DINIZ, Margareth. Formação docente no contexto inclusivo e intercultural. In: DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio, DINIZ, Margareth, SOUZA, João Valdir Alves de. PRODOC: 20 anos de pesquisas sobre a profissão, a formação e a condição docentes. Belo Horizonte: Editora Autêntica. E-book, 2017.

ECO, Umberto. O fascismo eterno. Rio de Janeiro. Record. 2018.

FERNANDES, Maria C. da Silveira Galan, OLIVEIRA, João Ferreira de. Políticas de expansão e inclusão na educação superior: ações institucionais, prática docente e evasão de estudantes. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 2, p. 707-735, maio/ago. 2019. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss2articles/fernandes-oliveira.html. Acesso em: 3 mar 2020.

KOLINSKI MACHADO, Felipe Viero. Homens que se veem: masculinidades nas revistas Junior e Men’s Health Portugal. Ouro Preto, MG: Editora UFOP. 2018.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

MAIA, Marta R. Quando o agenciamento do sujeito acontece. In: FRANÇA, Vera e OLIVEIRA, Luciana, (Org). Acontecimento: reverberações, Belo Horizonte: Autêntica Editora, p. 321-327, 2012.

MAIA, Marta, DINIZ, Margareth, TORRES, Marco. Relatório do Projeto “Vidas: Gênero, Diversidade e Sexualidades”. Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (PIDIC/UFOP - 2018). Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis – Prace- UFOP.

MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora/UFOP, 2012.

PRECIADO, Paul B. Manifesto Contrassexual. São Paulo: N-1 Edições, 2014.

RICH, A. Heterossexualidade compulsória e existência lésbica. Bagoas Estudos gays: gêneros e sexualidades, v. 4, n. 05, p. 17-44, 2010.

TEIXEIRA, A. Educação e Universidade. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1988.

TORRES, M. M. Direito fundamental à diferença. Revista Eletrônica do CEAF. Porto Alegre: v. 1, n. 2, p. 1-23, 2012.

TORRES, Marco A. A diversidade sexual na educação e os direitos de cidadania LGBT na Escola. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2010.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Política de inclusão e diversidade da UFOP. Aprovada no Conselho Superior – CUNI. Setembro de 2019.

VENTURA, Magda M. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista SoCERJ, 20(5), p. 383-386, 2007.

WARNER, Michael (editor). Fear of a Queer Planet: Queer Politics and Social Theory. Minneapolis/London, University of Minnesota Press, 1991.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista Internacional de Educação Superior