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Formação e envolvimento pedagógico entre docentes do ensino superior em saúde
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Palavras-chave

Capacitação de professores
Educação superior
Educação médica

Como Citar

QUINTANILHA, Luiz Fernando; FARIAS, Cassiana Santos da Silva; ANDRADE, Bruno Bezerril. Formação e envolvimento pedagógico entre docentes do ensino superior em saúde: uma análise dos cursos médicos. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021026, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8659850. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659850. Acesso em: 6 jul. 2024.

Resumo

O ensino superior brasileiro passou por expansão significativa nos últimos anos. A combinação de políticas públicas e desenvolvimento socioeconômico do país condicionou um aumento substancial do número de instituições, de vagas, de regiões atendidas por cursos de Medicina e, consequentemente, de professores. Apesar de majoritariamente pós-graduados, esses professores têm treinamento técnico na área específica da Saúde sem, em geral, desenvolverem competências pedagógicas. Dada a importância da Medicina na assistência à saúde brasileira, a formação dos estudantes é tópico fundamental de estudo e de constante melhoria. Avaliar a capacitação do professor, um dos principais atores envolvidos nesse processo, é, portanto, fundamental. O objetivo deste estudo foi avaliar o grau de envolvimento didático-pedagógico dos professores de graduação em Medicina da cidade de Salvador, Bahia. Cento e oitenta professores registrados e atuantes em cursos de graduação de Medicina em instituições de ensino superior da cidade receberam acesso virtual a um questionário estruturado com perguntas referentes à formação e atuação profissional no magistério superior, além de questões de cunho sócio demográficos. Os professores de Medicina, apesar de majoritariamente relatarem conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso, em geral não têm a atividade docente como principal ofício. Além disso, parcela considerável jamais fez nenhum tipo de capacitação pedagógica e baseia sua atuação docente exclusivamente pela experiência prática no seu campo de atuação. O presente estudo demonstra que há muito a ser desenvolvido no âmbito do desenvolvimento docente no ensino médico e propõe maior investimento na capacitação didático-pedagógica desses profissionais.

https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659850
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