A experiência dos estudantes do Programa Universidade para Todos (PROUNI) na produção científica em teses e dissertações

2007-2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8660632

Palavras-chave:

Acesso à educação superior , Políticas públicas, Educação superior

Resumo

Desde a implementação do Programa Universidade para Todos (PROUNI), pela Lei nº 11.096/2005, tem-se beneficiado inúmeros estudantes brasileiros no acesso à educação superior privada. Considerando o período de 2007, quando se iniciam as publicações até 2017, surgiu o interesse em analisar as produções científicas sobre a experiência dos estudantes do Prouni. Para tanto, foi realizado um estudo de revisão sistemática, em dissertações de mestrado e teses de doutorado, na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foi utilizado o protocolo para a revisão sistemática proposto por Schiavon (2015, p. 54-72), nas suas seguintes fases: 1- Validação sobre a existência da revisão sobre o tema; 2- Elaboração do protocolo de revisão; 3- Aplicação do protocolo de revisão; 4- Análise dos estudos coletados. Foram encontradas 31 publicações neste estudo e, destas, 9 eram teses de doutorado e 22 dissertações de mestrado. O estudo evidenciou diversas percepções sobre o Prouni, mas o que se sobressai é que ele é visto pela maioria como um programa que não democratiza a educação superior brasileira, pois embora essa política possibilite o acesso à educação superior, não se preocupa com a permanência desses estudantes e nem garante a universalidade do direito à educação superior a todos os jovens brasileiros. Pode-se concluir, ainda, que esses estudantes pertencem a uma classe social trabalhadora e que enfrentam diversas dificuldades para permanecer no ambiente universitário, dificuldades essas que vão muito além do âmbito econômico e têm implicações nas subjetividades dos estudantes.

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Biografia do Autor

Polyana Raquel Pedroso, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 

Maria Lourdes Gisi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Educação. 

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Publicado

2022-09-27

Como Citar

PEDROSO, P. R.; GISI, M. L. A experiência dos estudantes do Programa Universidade para Todos (PROUNI) na produção científica em teses e dissertações: 2007-2017. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023040, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8660632. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660632. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos