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Da metapresencialidade ao ensino remoto emergencial
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Palavras-chave

Tecnologias digitais
Ensino superior
Pandemia

Como Citar

GUIMARÃES, Rafael Siqueira de. Da metapresencialidade ao ensino remoto emergencial : como será o ensino superior num mundo pós-pandemia?. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022019, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8660639. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660639. Acesso em: 21 jun. 2024.

Resumo

O objetivo deste ensaio é escrutinar, por meio da análise do discurso, a proposta da metapresencialidade no Projeto da Universidade Federal do Sul da Bahia como possível antecedente do ensino remoto emergencial frente à pandemia do novo coronavírus, já que este prescinde dos parâmetros estipulados pela Educação à Distância no Brasil, mas defende um uso “intensivo” de tecnologias digitais, reforçando a centralidade na ação da/o professor/a frente ao uso destas tecnologias. Foram analisados dois documentos normativos, que marcam momentos históricos da fundação e do momento atual: o Plano Orientador (2014) e a Resolução 15/2020 (2020), conectando as propostas de metapresencialidade e de ensino remoto emergencial, verificando que a proposta pedagógica em tela vem ratificando o uso das tecnologias digitais e o controle do trabalho docente dentro de um modelo liberal de educação.

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8660639
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