Resumo
As reflexões, estudos e pesquisas sobre a educação superior são importantes especialmente aquelas que abordam as políticas públicas, quanto mais, quando a análise é feita em relação aos Planos Nacionais de Educação (PNEs) que são as diretrizes que fundamentam o desenvolvimento de políticas e ações para a educação brasileira durante o período de uma década. E isso é o que fazem as autoras Talita Zanferari e Maria de Lourdes Pinto de Almeida no livro “Os planos nacionais de educação (2001-2010 e 2014-2024) no campo da educação superior: avanços e/ou recuos”, publicado em agosto de 2019 pela Editora Mercado de Letras, em língua portuguesa e também disponível no idioma espanhol na Rede de bibliotecas virtuais do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais – CLACSO.
Fazendo uma breve apresentação das autoras da obra: a Professora Talita Zanferari é mestre em educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc, onde atua como professora, e é pesquisadora membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Região Sul – GEEPES SUL e da Rede de Estudos e Pesquisas em Processos e Políticas de Educação Superior – RIEPPES Unoesc/Unicamp. Já a Professora Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida é pós doutora em Política e Ciência e Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, coordena o RIEPPES Unoesc/Unicamp e o GEPPES SUL, é coordenadora adjunta do Grupo Internacional de Educação Superior – GIEPES-Unicamp e editora adjunta da Revista Internacional de Educação Superior – RIESup, e atua como membro do GT 11 – Política da Educação Superior da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – Anped há 30 anos.
Este livro é fruto de uma pesquisa realizada na modalidade dissertação de mestrado que analisou as metas para a educação superior nos dois últimos PNEs que compreendem respectivamente os períodos de 2001 – 2010 e 2014 – 2024 discutindo os seus retrocessos e progressos.
Referências
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Revista Internacional de Educação Superior