Os Planos nacionais de educação (2001-2010 e 2014-2024) no campo da educação superior: avanços e/ou recuos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8660972

Palavras-chave:

Educação superior, Plano nacional de educação, Política educacional

Resumo

As reflexões, estudos e pesquisas sobre a educação superior são importantes especialmente aquelas que abordam as políticas públicas, quanto mais, quando a análise é feita em relação aos Planos Nacionais de Educação (PNEs) que são as diretrizes que fundamentam o desenvolvimento de políticas e ações para a educação brasileira durante o período de uma década. E isso é o que fazem as autoras Talita Zanferari e Maria de Lourdes Pinto de Almeida no livro “Os planos nacionais de educação (2001-2010 e 2014-2024) no campo da educação superior: avanços e/ou recuos”, publicado em agosto de 2019 pela Editora Mercado de Letras, em língua portuguesa e também disponível no idioma espanhol na Rede de bibliotecas virtuais do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais – CLACSO.

Fazendo uma breve apresentação das autoras da obra: a Professora Talita Zanferari é mestre em educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc, onde atua como professora, e é pesquisadora membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Região Sul – GEEPES SUL e da Rede de Estudos e Pesquisas em Processos e Políticas de Educação Superior – RIEPPES Unoesc/Unicamp. Já a Professora Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida é pós doutora em Política e Ciência e Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, coordena o RIEPPES Unoesc/Unicamp e o GEPPES SUL, é coordenadora adjunta do Grupo Internacional de Educação Superior – GIEPES-Unicamp e editora adjunta da Revista Internacional de Educação Superior – RIESup, e atua como membro do GT 11 – Política da Educação Superior da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – Anped há 30 anos.

Este livro é fruto de uma pesquisa realizada na modalidade dissertação de mestrado que analisou as metas para a educação superior nos dois últimos PNEs que compreendem respectivamente os períodos de 2001 – 2010 e 2014 – 2024 discutindo os seus retrocessos e progressos.

 

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Biografia do Autor

Diego Palmeira Rodrigues, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Doutorando em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina

 

 

Silmara Terezinha Freitas, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Doutoranda em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina

Karla Pezavento, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestranda em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina

Referências

ZANFERARI, Talita.; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. Os planos nacionais de educação (2001-2010 e 2014-2024) no campo da educação superior: avanços e/ou recuos. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2019. ISBN 978-85-7591-550-9. 14 x 21 cm. 136 p.

Publicado

2021-06-01

Como Citar

RODRIGUES, D. P.; FREITAS, S. T. .; PEZAVENTO, K. Os Planos nacionais de educação (2001-2010 e 2014-2024) no campo da educação superior: avanços e/ou recuos. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022005, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8660972. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660972. Acesso em: 24 set. 2021.

Edição

Seção

Resenhas