Banner Portal
Ressignificação do e-book por meio da literaturalização das ciências
PORTUGUÊS
ENGLISH

Palavras-chave

Processos de ensino-aprendizagem
Educação a distância
Prática pedagógica
Meios de ensino

Como Citar

BACKES, Luciana; VAZ, Douglas; OLIVEIRA, Gabrielly Da Boit de. Ressignificação do e-book por meio da literaturalização das ciências: educação superior . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022025, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8660997. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660997. Acesso em: 19 maio. 2024.

Resumo

O artigo reflete sobre o material educativo digital desenvolvido para o curso de Pedagogia da Universidade La Salle - Canoas. Essa proposta emerge das experiências vivenciadas pelos autores em disciplinas ofertadas na modalidade a distância. Para superar as dificuldades evidenciadas nas experiências anteriores, considerando o contexto da cibercultura encontramos como possibilidade a literaturalização das ciências, na construção do E-book Educação, Tecnologias e Cibercultura. A reflexão, desenvolvida no grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq, objetiva compreender a estrutura utilizada na construção do E-book para o curso de Pedagogia e identificar as contribuições para aprendizagem dos estudantes. A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida na metodologia de Estudo de Caso, com os instrumentos: E-book, tecnologias de compartilhamento e comunicação e ambiente virtual de aprendizagem, ou seja, os registros das ações dos estudantes. A partir dos dados empíricos evidenciamos na literaturalização das ciências possibilidades de estabelecer metáforas para a construção do conhecimento. Assim como, a utilização da história para contextualizar esses conhecimentos, problematizá-los por meio dos personagens e explorar a representação da imersão. Destacamos, a necessidade de ressignificar as práticas pedagógicas em congruência com o contexto contemporâneo e intensificar a mediação pedagógica na Educação On-line.

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8660997
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

ABED - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Censo EaD.BR: Relatório analítico de aprendizagem a distância no Brasil 2017. Curitiba: InterSaberes, 2018. Disponível em: http://abed.org.br/arquivos/CENSO_EAD_BR_2018_digital_completo.pdf. Acesso em: 4 ago. 2020.

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho: Os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Ines Barbosa (Eds.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas (pp. 15-38). Petrópolis, Brasil: DP&A, 2008.

BACKES, Luciana. O hibridismo tecnológico digital na configuração do espaço digital virtual de convivência: Formação do educador. Inter-ação (UFG. Impresso), v. 40, n. 3, p. 435-457, 2015. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/35419. Acesso em: 4 abr. 2019.

BACKES, Luciana; MANTOVANI, Ana Margô. Educação on-line na cibercultura: Desafio de literaturalizar a ciência em E-book. Informática na educação: Teoria & prática, v. 20, n. 1, p. 95-113, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/76261. Acesso em: 4 abr. 2019.

BACKES, Luciana; MANTOVANI, Ana Margô; BARCHINSKI, Karen Cardoso. Educação superior em espaços híbridos: A presença e a copresença no processo de cooperação. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 22, n. 3, p. 458-481, 2017. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4792. Acesso em: 4 abr. 2019.

BACKES, Luciana; CHITOLINA, Renati Fronza; BARCHINSKI, Karen Cardoso. A Configuração do Hibridismo na Educação On-Line: Desafios para a Prática Pedagógica. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL PESSOA ADULTA, SAÚDE E EDUCAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE. 4, 2018, Porto Alegre. Anais do… Porto Alegre: ediPUCRS, 2018. p. 1-11. Disponível em: http://editora.pucrs.br/acessolivre/anais/sipase/assets/edicoes/2018/arquivos/33.pdf. Acesso em: 5 abr. 2019.

BACKES, Luciana; MANTOVANI, Ana Margô; VAZ, Douglas. Educação, tecnologias e cibercultura (E-book). Canoas, Brasil: Universidade La Salle, 2018.

BARCHINSKI, Karen Cardoso; BACKES, Luciana. (2018). A literaturalização das ciências no contexto acadêmico – UNILASALLE: hibridismo das linguagens e metáforas epistêmicas. Poíesis Pedagógica, 16(1), 87-102. https://doi.org/10.5216/rpp.v16i1.55540. Acesso em: 10 jun. 2019.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. 2 ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da educação superior: Notas estatísticas 2017. Brasília, 2017 Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2018/censo_da_educacao_superior_2017-notas_estatisticas2.pdf. Acesso em: 10 abr. 2019.

GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7 ed. São Paulo: Editora Atlas SA, 2017.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2002.

NORONHA, Fabrícia Py Tortelli. A construção do conhecimento de algoritmos no contexto do hibridismo tecnológico: Análise da prática pedagógica aplicada no IFRS. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade La Salle, Canoas, 2016.

NORONHA, Fabrícia Py Tortelli; BACKES, Luciana, CASAGRANDE, Cledes Antônio. Algoritmos na Concepção da Teoria Piagetiana: Tecnologias Analógicas e Digitais. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologias Genéticas, v.10, n. 2, p. 270-282, 2018. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/8622. Acesso em: 30 abr. 2019.

PALMA, Héctor A. Metáforas científicas. Límites y posibilidades de una relación tradicionalmente incestuosa. In: BAUZÁ, Hugo Francisco (Ed). Reflexiones contemporáneas. Nuevos aportes desde las humanidades y la ciencia. Buenos Aires: Academia Nacional de Ciencias de Buenos Aires, 2014. 136 p.

PALMA, Héctor A. Ciencia y metáforas: Los viejos ruidos ya no sirven para hablar. Cuadernos de Neuropsicología, v. 9, n. 1, p. 134-146, 2015. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/4396/439643126008.pdf. Acesso em: 24 abr. 2019.

PALMA, Héctor A. Ciencia y metáforas. Crítica de una razón incestuosa. Buenos Aires: Prometeo, 2016.

SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da Linguagem e Pensamento. Sonora, Visual, Verbal. Aplicações na Hipermídia. São Paulo: Iluminuras/Fapesp, 2001.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2004.

SANTOS, Edméa. Educação online para além da EaD: Um fenômeno da cibercultura. In: X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, n. 1, 2009, Braga. Anais do… Braga: Universidade do Minho, 2009. p. 5658 -5671. Disponível em: http://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso/Xcongreso/pdfs/t12/t12c427.pdf. Acesso em: 17 abr. 2019.

SILVA, Marcos. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro, Brasil: Quarter, 2014.

VALENTINI, Carla Beatris; SOARES, Eliana Maria do Sacramento. Fluxos de Interação: uma experiência com Ambiente Virtual de Aprendizagem na Web. In: VALENTINI, Carla Beatris; SOARES, Eliana Maria do Sacramento (Org.). Aprendizagem em ambientes virtuais: compartilhando ideias e construindo cenários. Caxias do Sul, RS: Educs, 2010. Disponível em: https://goo.gl/vpxv8L. Acesso em: 28 nov. 2016.

YALOM, Irvin. D. Quando Nietzsche Chorou. 1ed. Rio de Janeiro: Harper Collings, 1992.

YALOM, Irvin D. A Cura de Schopenhauer. 1ed. Rio de Janeiro: Harper Collings, 2005.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. 5 ed. Porto Alegre: Bookman editora, 2015.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista Internacional de Educação Superior

Downloads

Não há dados estatísticos.