Resumo
O universo de competição que hoje corresponde ao entorno das IESs requer a obtenção de lucro tanto de ativos tangíveis quanto de intangíveis, e o aprimoramento dos processos que o permeiam, como o acadêmico. Neste trabalho, considera-se que a certificação, por validar a qualidade de produtos e serviços, possivelmente atestar inovações tecnológicas e causar expansão da reputação organizacional; implica na necessidade de aprimorar os processos das organizações que a buscam. A certificação que envolve formação de pessoal é efetuada principalmente por análise de documentos, exames escritos e práticos; e pode ter como consequência a sintonia entre objetivos profissional e as novas demandas do mundo do trabalho, econômicas, de inovação e de proteção ao consumidor. É objetivo deste trabalho identificar alternativas de certificação do processo acadêmico das IESs, a partir da compreensão dos objetos efetivos das certificações que englobam formação profissional, dos objetivos almejados nestes e da materialidade das avaliações envolvidas. Como metodologia de pesquisa foi aplicada revisão quasi-sistemática, com refinamentos sucessivos de artigos, coletados na base de dados científicos Scopus. A partir da análise destes, foi possível identificar ‘o que certificar’, ‘como certificar’ e ‘para que certificar’ – com que objetivos; delineando, assim, a certificação do processo acadêmico das IES com, por exemplo, a necessidade de cultura de implantação do processo, com aplicação de análises periódicas; com o objetivo de aperfeiçoar o processo de gestão, aproximar as universidades da sociedade, e outros.
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