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O programa MD/PhD
Imagem: Universidade de Nápoles Federico II, fundada em 1224. - Google / Licença Creative Commons.
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Palavras-chave

Educação superior
Formação médica
Medicina e educação

Como Citar

PIOTTO, Hayslla Boaventura; CALABRÓ, Luciana. O programa MD/PhD: Brasil e mundo. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 10, n. 00, p. e024001, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v10i00.8662062. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8662062. Acesso em: 17 jun. 2024.

Resumo

Introdução: O Programa de treinamento em pesquisa médica surgiu nos Estados Unidos, em 1956, e consiste no treinamento científico de graduandos de medicina para a formação de profissionais altamente qualificados para dupla atuação no contexto médico: clínica e pesquisa. Objetivo: O presente artigo tem o objetivo de relatar algumas ocorrências do Programa MD/PhD pelo mundo, utilizando como ponto de partida, e como inspiração para a pesquisa de artigos científicos e sites institucionais que relatassem a experiência MD/PhD,  o artigo “The combined medical/PhD degree: a global survey of physician-scientist training programs”. Metodologia: Porém, para o contexto brasileiro, foram utilizados dados fornecidos pela Capes sobre o financiamento do programa até dezembro de 2019. Nos resultados são apresentadas experiências do programa MD/PhD nos cinco continentes, incluindo suas particularidades e semelhanças. Resultado/Conclusão: E nas considerações finais são apresentados pontos comuns abordados nos diferentes países e sistemas MD/PhD, como a recorrente inspiração no modelo estadunidenses e a necessidade de combater o recente declínio de pesquisadores clínicos. No Brasil, assim como em países de recente implementação, o programa ainda carece de estudos que avaliem seus impactos. A observação das características e peculiaridades do MD/PhD nos diferentes continentes e países do mundo nos permite vislumbrar algumas ferramentas que podem ser utilizadas para o fortalecimento e a expansão do programa a nível nacional.

https://doi.org/10.20396/riesup.v10i00.8662062
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