Banner Portal
O programa MD/PhD
Imagem: Universidade de Nápoles Federico II, fundada em 1224. - Google / Licença Creative Commons.
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)
ÁUDIO
VÍDEO

Palavras-chave

Educação superior
Formação médica
Medicina e educação

Como Citar

PIOTTO, Hayslla Boaventura; CALABRÓ, Luciana. O programa MD/PhD: Brasil e mundo. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 10, n. 00, p. e024001, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v10i00.8662062. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8662062. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Introdução: O Programa de treinamento em pesquisa médica surgiu nos Estados Unidos, em 1956, e consiste no treinamento científico de graduandos de medicina para a formação de profissionais altamente qualificados para dupla atuação no contexto médico: clínica e pesquisa. Objetivo: O presente artigo tem o objetivo de relatar algumas ocorrências do Programa MD/PhD pelo mundo, utilizando como ponto de partida, e como inspiração para a pesquisa de artigos científicos e sites institucionais que relatassem a experiência MD/PhD,  o artigo “The combined medical/PhD degree: a global survey of physician-scientist training programs”. Metodologia: Porém, para o contexto brasileiro, foram utilizados dados fornecidos pela Capes sobre o financiamento do programa até dezembro de 2019. Nos resultados são apresentadas experiências do programa MD/PhD nos cinco continentes, incluindo suas particularidades e semelhanças. Resultado/Conclusão: E nas considerações finais são apresentados pontos comuns abordados nos diferentes países e sistemas MD/PhD, como a recorrente inspiração no modelo estadunidenses e a necessidade de combater o recente declínio de pesquisadores clínicos. No Brasil, assim como em países de recente implementação, o programa ainda carece de estudos que avaliem seus impactos. A observação das características e peculiaridades do MD/PhD nos diferentes continentes e países do mundo nos permite vislumbrar algumas ferramentas que podem ser utilizadas para o fortalecimento e a expansão do programa a nível nacional.

https://doi.org/10.20396/riesup.v10i00.8662062
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)
ÁUDIO
VÍDEO

Referências

ASSOCIATION OF AMERICAN MEDICAL COLLEGES (Washington). MD-PhD Dual Degree Training. 2020. Disponível em: https://students-residents.aamc.org/choosing-medical-career/article/md-phd-dual-degree-training. Acesso em: 26 out. 2020.

ADEFUYE, Anthonio Oladele; ADEOLA, Henry Ademola; BEZUIDENHOUT, Johan. The physician-scientists: rare species in africa. Pan African Medical Journal, [S.L.], v. 29, p. 2-5, 2018. Pan African Medical Journal. Disponível em: http://dx.doi.org/10.11604/pamj.2018.29.8.13239. Acesso em: 23 out. 2020.

ALAMRI, Yassar. The combined medical/PhD degree: a global survey of physician-scientist training programmes. Clinical Medicine, [S.L.], v. 16, n. 3, p. 215-218, jun. 2016. Royal College of Physicians. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7861/clinmedicine.16-3-215. Acesso em: 23 out. 2020.

ANAND, Akshay; RÃO, Manchanahalli Rangaswamy Satyanarayana. Editorial. Recipe for translational research in INDIA: MD-PhD or PhD-MD? Annals Of Neurosciences, [S.L.], v. 20, n. 3, p. 85-85, 1 jul. 2013. SAGE Publications. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5214/ans.0972.7531.200301. Acesso em: 23 out. 2020.

BRASIL. Lei Nº 13.005/2014, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 23 out. 2020.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES (Brasília). Edital irá financiar 150 bolsas de doutorado em pesquisa médica. 2014. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/edital-ira-financiar-150-bolsas-de-doutorado-em-pesquisa-medica. Acesso em: 25 out. 2020.

CONCHA, Miguel M. ¿Es tiempo de modificar la vinculación pregrado postgrado en la educación médica chilena? Reflexiones sobre una vía de doble titulación Médico cirujano/Doctor en ciencias médicas. Revista Médica de Chile, [S.L.], v. 145, n. 12, p. 1569-1578, dez. 2017. SciELO Agencia Nacional de Investigacion y Desarrollo (ANID). Disponível em: http://dx.doi.org/10.4067/s0034-98872017001201569. Acesso em: 23 out. 2020.

COX, Timothy M. et al. The Cambridge Bachelor of Medicine (MB)/Doctor of Philosophy (PhD): graduate outcomes of the first mb/phd programme in the uk. Clinical Medicine, [S.L.], v. 12, n. 6, p. 530-534, dez. 2012. Royal College of Physicians. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5922592/. Acesso em: 23 out. 2020.

COX, Timothy M.; WAKEFORD, Richard. The MB PhD Programme. Training to be a clinician-scientist in the UK. Journal of the Royal College of Physicians of London, London, v. 27, n. 2, Apr. 1993. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5396628/pdf/jrcollphyslond90360-0047.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.

DUKE-NUS MEDICAL SCHOOL (Singapore). MD-PHD. 2020. Disponível em: https://www.duke-nus.edu.sg/education/our-programmes/md-phd-programme. Acesso em: 26 out. 2020.

ELEY, Diann S. The clinician-scientist track: an approach addressing Australia’s need for a pathway to train its future clinical academic workforce. BMC Medical Education, [S.L.], v. 18, n. 1, p. 2-9, 3 out. 2018. Springer Science and Business Media LLC. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1186/s12909-018-1337-5. Acesso em: 26 out. 2020.

EUROPEAN MD-PHD ASSOCIATION - EMPA (Geneva). Connecting medicine to the future. 2019. Disponível em: https://www.eumdphd.com/. Acesso em: 25 out. 2020.

ESCUELA DE MEDICINA Y CIENCIAS DE LA SALUD – TecSalud (Monterrey). Programa MD-PhD. 2020. Disponível em: http://escuelademedicina.tec.mx/programa-md-phd/ventajas-del-programa.aspx. Acesso em: 26 out. 2020.

EUROPEAN COMMISSION. FMI International MD-PhD Program. [S. l.]: Euraxess, 2019. Disponível em: https://bityli.com/8KlHL. Aceso em: 25 out. 2020.

HACETTEPE UNIVERSITY, FACULTY OF MEDICINE (Ankara). MD-PhD EDUCATION PROGRAM. 2003. Disponível em: http://www.tip.hacettepe.edu.tr/english/education/md.php. Acesso em: 26 out. 2020.

HOKKAIDO UNIVERSITY (Sapporo). Medical Scientist Training Program (MD-PhD Program). 2020. Disponível em: https://www.med.hokudai.ac.jp/en/graduate/special/mdphd-course.html. Acesso em: 26 out. 2020.

A KATZ, Arieh; FUTTER, Merle; MAYOSI, Bongani M. The intercalated BSc (Med) Honours/MB ChB and integrated MB ChB/PhD tracks at the University of Cape Town: models for a national medical student research training programme. South African Medical Journal, [S.L.], v. 104, n. 2, p. 111-113, 9 dez. 2013. South African Medical Association NPC. DOI: http://dx.doi.org/10.7196/samj.7639. Disponível em: http://www.scielo.org.za/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0256-95742014000200017&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 out. 2020.

MONASH UNIVERSITY (Melbourne). Medical Science. 2020b. Disponível em: https://www.monash.edu/study/courses/find-a-course/2021/medical-science-m3701. Acesso em: 26 out. 2020.

MONASH UNIVERSITY (Melbourne). Bachelor of Medical Science (Hons) Virtual Information Night for 2021. 2020a. Disponível em: https://www.monash.edu/study/courses/find-a-course/2021/medical-science-m3701. Acesso em: 26 out. 2020.

NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH - NIH (Bethesda). About MD/PhD: Program Overview. 2020. Disponível em: https://mdphd.gpp.nih.gov/about/program-overview. Acesso em: 26 out. 2020.

OLIVEIRA, R.V.; CAMPOS, P.C.C.; MOURÃO, P.A.S.. An MD-PhD program in Brazil: students’ concepts of science and of common sense. Brazilian Journal Of Medical And Biological Research, [S.L.], v. 44, n. 11, p. 1105-1111, nov. 2011. FapUNIFESP (SciELO). DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0100-879x2011007500126. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bjmbr/v44n11/1376.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.

SCHERLINGER, Marc et al. Les doubles cursus médecine-sciences em France. Médecine/sciences, [S.L.], v. 34, n. 5, p. 464-472, maio 2018. EDP Sciences. DOI: http://dx.doi.org/10.1051/medsci/20183405021.

SEOUL NATIONAL UNIVERSITY (Seul). Background. 2020. Disponível em: http://biomed.snu.ac.kr/main/tmpl_eng/sub_main.php?m_cd=3&m_id=0102. Acesso em: 25 out. 2020.

UNIVERDIDAD NACIONAL AUTÓNOMA DE MÉXICO, FACULTAD DE MEDICINA (Cidade do México). Plan de estudios combinados en medicina. 2011. Disponível em: http://www.facmed.unam.mx/fm/pecem/docs/PECEM.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.

UNIVERSITY OF HELSINKI (Helsinki). MD PHD PROGRAMME. 2019. Disponível em: https://studies.helsinki.fi/instructions/article/md-phd-programme. Acesso em: 25 out. 2020.

UNIVERSITY OF MINHO, SCHOOL OF MEDICINE (Braga). MD-PHD. 2018. Disponível em: https://www.med.uminho.pt/en/Post-Graduation/Pages/MDPhD.aspx. Acesso em: 25 out. 2020.

UNIVERSITY OF NEBRASKA, MEDICAL CENTER (Omaha). Joint MD/PhD Degree-Seeking Program. 2020. Disponível em: https://www.unmc.edu/global/programs/csc/PhD/joint-mdphd.html. Acesso em: 26 out. 2020.

UNIVERSITY OF OTAGO (Dunedin). Bachelor of Medical Science with Honours (BMedSc(Hons)). 2020. Disponível em: https://www.otago.ac.nz/medicine/about/programme-structure/options/bmedschons/index.html. Acesso em: 26 out. 2020.

UNIVERSITY SCHOOL OF SCIENCE (GAUSS). Key Features. Göttingen: GAUSS, 2019. Disponível em: http://www.gpneuro.uni-goettingen.de/content/c_feature.php. Aceso em: 206 out. 2020.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Hayslla Boaventura Piotto, Luciana Calabró

Downloads

Não há dados estatísticos.