Resumo
Introdução: O Programa de treinamento em pesquisa médica surgiu nos Estados Unidos, em 1956, e consiste no treinamento científico de graduandos de medicina para a formação de profissionais altamente qualificados para dupla atuação no contexto médico: clínica e pesquisa. Objetivo: O presente artigo tem o objetivo de relatar algumas ocorrências do Programa MD/PhD pelo mundo, utilizando como ponto de partida, e como inspiração para a pesquisa de artigos científicos e sites institucionais que relatassem a experiência MD/PhD, o artigo “The combined medical/PhD degree: a global survey of physician-scientist training programs”. Metodologia: Porém, para o contexto brasileiro, foram utilizados dados fornecidos pela Capes sobre o financiamento do programa até dezembro de 2019. Nos resultados são apresentadas experiências do programa MD/PhD nos cinco continentes, incluindo suas particularidades e semelhanças. Resultado/Conclusão: E nas considerações finais são apresentados pontos comuns abordados nos diferentes países e sistemas MD/PhD, como a recorrente inspiração no modelo estadunidenses e a necessidade de combater o recente declínio de pesquisadores clínicos. No Brasil, assim como em países de recente implementação, o programa ainda carece de estudos que avaliem seus impactos. A observação das características e peculiaridades do MD/PhD nos diferentes continentes e países do mundo nos permite vislumbrar algumas ferramentas que podem ser utilizadas para o fortalecimento e a expansão do programa a nível nacional.
Referências
ASSOCIATION OF AMERICAN MEDICAL COLLEGES (Washington). MD-PhD Dual Degree Training. 2020. Disponível em: https://students-residents.aamc.org/choosing-medical-career/article/md-phd-dual-degree-training. Acesso em: 26 out. 2020.
ADEFUYE, Anthonio Oladele; ADEOLA, Henry Ademola; BEZUIDENHOUT, Johan. The physician-scientists: rare species in africa. Pan African Medical Journal, [S.L.], v. 29, p. 2-5, 2018. Pan African Medical Journal. Disponível em: http://dx.doi.org/10.11604/pamj.2018.29.8.13239. Acesso em: 23 out. 2020.
ALAMRI, Yassar. The combined medical/PhD degree: a global survey of physician-scientist training programmes. Clinical Medicine, [S.L.], v. 16, n. 3, p. 215-218, jun. 2016. Royal College of Physicians. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7861/clinmedicine.16-3-215. Acesso em: 23 out. 2020.
ANAND, Akshay; RÃO, Manchanahalli Rangaswamy Satyanarayana. Editorial. Recipe for translational research in INDIA: MD-PhD or PhD-MD? Annals Of Neurosciences, [S.L.], v. 20, n. 3, p. 85-85, 1 jul. 2013. SAGE Publications. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5214/ans.0972.7531.200301. Acesso em: 23 out. 2020.
BRASIL. Lei Nº 13.005/2014, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 23 out. 2020.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES (Brasília). Edital irá financiar 150 bolsas de doutorado em pesquisa médica. 2014. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/edital-ira-financiar-150-bolsas-de-doutorado-em-pesquisa-medica. Acesso em: 25 out. 2020.
CONCHA, Miguel M. ¿Es tiempo de modificar la vinculación pregrado postgrado en la educación médica chilena? Reflexiones sobre una vía de doble titulación Médico cirujano/Doctor en ciencias médicas. Revista Médica de Chile, [S.L.], v. 145, n. 12, p. 1569-1578, dez. 2017. SciELO Agencia Nacional de Investigacion y Desarrollo (ANID). Disponível em: http://dx.doi.org/10.4067/s0034-98872017001201569. Acesso em: 23 out. 2020.
COX, Timothy M. et al. The Cambridge Bachelor of Medicine (MB)/Doctor of Philosophy (PhD): graduate outcomes of the first mb/phd programme in the uk. Clinical Medicine, [S.L.], v. 12, n. 6, p. 530-534, dez. 2012. Royal College of Physicians. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5922592/. Acesso em: 23 out. 2020.
COX, Timothy M.; WAKEFORD, Richard. The MB PhD Programme. Training to be a clinician-scientist in the UK. Journal of the Royal College of Physicians of London, London, v. 27, n. 2, Apr. 1993. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5396628/pdf/jrcollphyslond90360-0047.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.
DUKE-NUS MEDICAL SCHOOL (Singapore). MD-PHD. 2020. Disponível em: https://www.duke-nus.edu.sg/education/our-programmes/md-phd-programme. Acesso em: 26 out. 2020.
ELEY, Diann S. The clinician-scientist track: an approach addressing Australia’s need for a pathway to train its future clinical academic workforce. BMC Medical Education, [S.L.], v. 18, n. 1, p. 2-9, 3 out. 2018. Springer Science and Business Media LLC. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1186/s12909-018-1337-5. Acesso em: 26 out. 2020.
EUROPEAN MD-PHD ASSOCIATION - EMPA (Geneva). Connecting medicine to the future. 2019. Disponível em: https://www.eumdphd.com/. Acesso em: 25 out. 2020.
ESCUELA DE MEDICINA Y CIENCIAS DE LA SALUD – TecSalud (Monterrey). Programa MD-PhD. 2020. Disponível em: http://escuelademedicina.tec.mx/programa-md-phd/ventajas-del-programa.aspx. Acesso em: 26 out. 2020.
EUROPEAN COMMISSION. FMI International MD-PhD Program. [S. l.]: Euraxess, 2019. Disponível em: https://bityli.com/8KlHL. Aceso em: 25 out. 2020.
HACETTEPE UNIVERSITY, FACULTY OF MEDICINE (Ankara). MD-PhD EDUCATION PROGRAM. 2003. Disponível em: http://www.tip.hacettepe.edu.tr/english/education/md.php. Acesso em: 26 out. 2020.
HOKKAIDO UNIVERSITY (Sapporo). Medical Scientist Training Program (MD-PhD Program). 2020. Disponível em: https://www.med.hokudai.ac.jp/en/graduate/special/mdphd-course.html. Acesso em: 26 out. 2020.
A KATZ, Arieh; FUTTER, Merle; MAYOSI, Bongani M. The intercalated BSc (Med) Honours/MB ChB and integrated MB ChB/PhD tracks at the University of Cape Town: models for a national medical student research training programme. South African Medical Journal, [S.L.], v. 104, n. 2, p. 111-113, 9 dez. 2013. South African Medical Association NPC. DOI: http://dx.doi.org/10.7196/samj.7639. Disponível em: http://www.scielo.org.za/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0256-95742014000200017&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 out. 2020.
MONASH UNIVERSITY (Melbourne). Medical Science. 2020b. Disponível em: https://www.monash.edu/study/courses/find-a-course/2021/medical-science-m3701. Acesso em: 26 out. 2020.
MONASH UNIVERSITY (Melbourne). Bachelor of Medical Science (Hons) Virtual Information Night for 2021. 2020a. Disponível em: https://www.monash.edu/study/courses/find-a-course/2021/medical-science-m3701. Acesso em: 26 out. 2020.
NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH - NIH (Bethesda). About MD/PhD: Program Overview. 2020. Disponível em: https://mdphd.gpp.nih.gov/about/program-overview. Acesso em: 26 out. 2020.
OLIVEIRA, R.V.; CAMPOS, P.C.C.; MOURÃO, P.A.S.. An MD-PhD program in Brazil: students’ concepts of science and of common sense. Brazilian Journal Of Medical And Biological Research, [S.L.], v. 44, n. 11, p. 1105-1111, nov. 2011. FapUNIFESP (SciELO). DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0100-879x2011007500126. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bjmbr/v44n11/1376.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.
SCHERLINGER, Marc et al. Les doubles cursus médecine-sciences em France. Médecine/sciences, [S.L.], v. 34, n. 5, p. 464-472, maio 2018. EDP Sciences. DOI: http://dx.doi.org/10.1051/medsci/20183405021.
SEOUL NATIONAL UNIVERSITY (Seul). Background. 2020. Disponível em: http://biomed.snu.ac.kr/main/tmpl_eng/sub_main.php?m_cd=3&m_id=0102. Acesso em: 25 out. 2020.
UNIVERDIDAD NACIONAL AUTÓNOMA DE MÉXICO, FACULTAD DE MEDICINA (Cidade do México). Plan de estudios combinados en medicina. 2011. Disponível em: http://www.facmed.unam.mx/fm/pecem/docs/PECEM.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.
UNIVERSITY OF HELSINKI (Helsinki). MD PHD PROGRAMME. 2019. Disponível em: https://studies.helsinki.fi/instructions/article/md-phd-programme. Acesso em: 25 out. 2020.
UNIVERSITY OF MINHO, SCHOOL OF MEDICINE (Braga). MD-PHD. 2018. Disponível em: https://www.med.uminho.pt/en/Post-Graduation/Pages/MDPhD.aspx. Acesso em: 25 out. 2020.
UNIVERSITY OF NEBRASKA, MEDICAL CENTER (Omaha). Joint MD/PhD Degree-Seeking Program. 2020. Disponível em: https://www.unmc.edu/global/programs/csc/PhD/joint-mdphd.html. Acesso em: 26 out. 2020.
UNIVERSITY OF OTAGO (Dunedin). Bachelor of Medical Science with Honours (BMedSc(Hons)). 2020. Disponível em: https://www.otago.ac.nz/medicine/about/programme-structure/options/bmedschons/index.html. Acesso em: 26 out. 2020.
UNIVERSITY SCHOOL OF SCIENCE (GAUSS). Key Features. Göttingen: GAUSS, 2019. Disponível em: http://www.gpneuro.uni-goettingen.de/content/c_feature.php. Aceso em: 206 out. 2020.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Hayslla Boaventura Piotto, Luciana Calabró