Permanência no ensino superior e a rede de apoio de estudantes residentes em moradia estudantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8663399

Palavras-chave:

Ensino superior, Permanência, Rede de apoio, Moradia estudantil, Estudante universitário

Resumo

A moradia estudantil é um programa de assistência estudantil que visa promover a permanência dos discentes no ensino superior. O estudo teve como objetivo investigar a rede de apoio dos estudantes universitários residentes em moradia estudantil no que tange às relações interpessoais, qualidade dos vínculos e a função da rede de apoio. Ademais, buscou-se analisar as percepções de apoio social e a sua influência na permanência na universidade. A amostra foi composta por 20 universitários (50% mulheres), com idades entre 19 e 37 anos (M = 28, DP = 12,73). Os dados foram coletados por meio do mapa dos cinco campos, definidos como “família, amigos, moradia estudantil, universidade e colegas de quarto” e entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram 422 contatos, com destaques para os campos amigos, família e moradia estudantil. A análise fundamentada nos dados das entrevistas resultou em três categorias: relações significativas de tutoria; sensação de proteção e despreocupações práticas e materiais. Concluiu-se que o papel da rede de apoio, destacadamente o suporte da família e dos amigos, são propulsores relacionais e protetores em diferentes situações. Ademais, a moradia estudantil pode auxiliar na superação das dificuldades encontradas na trajetória acadêmica e facilitar a permanência na universidade dos estudantes residentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabella Pirro Lacerda, Universidade Salgado de Oliveira

Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade Salgado de Oliveira (2018).  Atualmente é assistente social da Universidade Federal Fluminense. 

Maria Angela Mattar Yunes, Universidade Salgado de Oliveira

Doutora em Educação (PUC/SP). Docente da Universidade Salgado de Oliveira – Niterói/RJ.

Felipe Valentini, Universidade São Francisco

Doutor em Psicologia Social (UnB). Docente da Universidade São Francisco – Campinas/SP.

Referências

ARAGÃO, Ellen Ingrid Souza; VIEIRA, Stefanie Silva; ALVES, Maria Graziela Gomes; SANTOS, André Faro. Suporte social e estresse: uma revisão da literatura. Psicologia em foco, v. 2, n. 1, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Andre_Faro2/publication/266016101_SUPORTE_SOCIAL_E_ESTRESSE_UMA_REVISAO_DA_LITERATURA/links/54fa1c530cf23e66f0311600.pdf. Acesso em: 30 jul. 2020.

BOETTCHER, Michelle L.; EASON, Angel; EARNEST, Kurt; LEWIS, Leslie. The Cultivation of Support Networks by Students of Color in a Residence Hall Setting at a Predominantly White Institution. Journal of College & University Student Housing, v. 45, n. 2, 2019. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez24.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=aph&AN=137655877&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 01 mai. 2020.

BRASIL. Decreto 7.234 de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Brasília, DF, ano 189, 19 jul. 2010.

BRITO, Raquel. C.; KOLLER, Sílvia. Helena. Desenvolvimento humano e redes de apoio social e afetivo. O mundo social da criança: natureza e cultura em ação, p. 115-129, 1999.

BRONFENBRENNER, Urie. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Artmed Editora, 2011.

CERVINSKI, Luciane Fátima; ENRICONE, Jacqueline Raquel Bianchi. Percepção de calouros universitários sobre o processo de adaptação ao sair da casa dos pais. Perspectiva, v. 36, n. 136, 2012. Disponível em: http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/136_311.pdf. Acesso em: 21 mai. 2020.

CHARMAZ, Kathy. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Bookman Editora, 2009. Disponível em:

https://doi-org.ez24.periodicos.capes.gov.br/10.3200/JEXE.76.4.343-362. Acesso em: 20 nov. 2020.

FRIEDLANDER, Laura J.; REID, Graham J.; SHUPAK, Naomi; CRIBBIE, Robert. Social support, self-esteem, and stress as predictors of adjustment to university among first-year undergraduates. Journal of college student development, v. 48, n. 3, p. 259-274, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/236748851_Social_Support_Self-Esteem_and_Stress_as_Predictors_of_Adjustment_to_University_Among_First-Year_Undergraduates. Acesso em: 30 mar. 2020.

GARRIDO, Edleusa Nery. A experiência da moradia estudantil universitária: impactos sobre seus Moradores. Psicologia: ciência e profissão, v. 35, n. 3, p. 726-739, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000300726&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 07 mar. 2017.

GONÇALVES, Tonantzin Ribeiro; PAWLOWSKI, Josiane; BANDEIRA, Denise Ruschel; PICCININI, Cesar Augusto. Avaliação de apoio social em estudos brasileiros: aspectos conceituais e instrumentos. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 3, p. 1755-1769, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000300012. Acesso em: 02 abr. 2020.

HOPPE, M. Redes de apoio social e afetivo de crianças expostas a situações de risco. 1998. 91 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998.

KING, Gillian; WILLOUGHBY, Colleen; SPECHT, Jacqueline A.; BROWN, Elizabeth. Social support processes and the adaptation of individuals with chronic disabilities. Qualitative health research, v. 16, n. 7, p. 902-925, 2006. Disponível em: https://doi-org.ez24.periodicos.capes.gov.br/10.1177/1049732306289920. Acesso em: 20 nov. 2020.

LANGFORD, Catherine Penny Hinson; BOWSHER, Juanita; MALONEY, Joseph P.; LILLIS, Patricia P. Social support: a conceptual analysis. Journal of advanced nursing, v. 25, n. 1, p. 95-100, 1997. Disponível em: https://doi-org.ez24.periodicos.capes.gov.br/10.1046/j.1365-2648.1997.1997025095. Acesso em: 21 ago. 2020.

LAU, Eva Yi Hung; CHAN, Kevin Ka Shing; LAM, Chun Bun. Social support and adjustment outcomes of first-year university students in hong kong: self-esteem as a mediator. Journal of College Student Development, v. 59, n. 1, p. 129-134, 2018. Disponível em: https://muse-jhu-edu.ez24.periodicos.capes.gov.br/article/684439. Acesso em: 22 mai. 2020.

LI, Jie; HAN, Xue; WANG, Wangshuai; SUN, Gong; CHENG, Zhiming. How social support influences university students' academic achievement and emotional exhaustion: The mediating role of self-esteem. Learning and Individual Differences, v. 61, p. 120-126, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.lindif.2017.11.016. Acesso em: 22 mai. 2020.

MACEDO, João Paulo; DIMENSTEIN, Magda; DE SOUSA, Hédina Rodrigues; DA COSTA, Ana Paula Almeida; SILVA, Brisana Índio do Brasil de Macêdo. A produção científica brasileira sobre apoio social: tendências e invisibilidades. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 11, n. 2, p. 258-278, 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202018000200006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 30 jul. 2020.

MEANS, Darris R.; PYNE, Kimberly B. Finding my way: Perceptions of institutional support and belonging in low-income, first-generation, first-year college students. Journal of College Student Development, v. 58, n. 6, p. 907-924, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/319875138_Finding_My_Way_Perceptions_of_Institutional_Support_and_Belonging_in_Low-Income_First-Generation_First-Year_College_Students. Acesso em: 11 jun. 2020.

MERÇON‐VARGAS, Elisa Avellar; LIMA, Rebeca Fernandes Ferreira; ROSA, Edinete Maria; TUDGE, Jonathan. Processing Proximal Processes: What Bronfenbrenner Meant, What He Didn't Mean, and What He Should Have Meant. Journal of Family Theory & Review, 2020.

Disponível em: https://doi.org/10.1111/jftr.12373. Acesso em: 06 out. 2020.

NASCIMENTO, Danielly Bart; FERREIRA, Silvia Neitzel; ROSA, Edinete Maria; NASCIMENTO, Célia Regina Rangel; DELL’AGLIO, Débora Dalbosco. Mapa dos cinco campos, genograma e ecomapa no estudo da rede de apoio social e afetiva de crianças e adolescentes. In: DIAS, Ana Cristina Garcia; ROSA, Edinete Maria. Metodologias de pesquisa e intervenção com crianças, adolescentes e jovens. Vitória, ES: EDUFES, 2016. 290 p.

DE OLIVEIRA, Clarissa Tochetto; DIAS, Ana Cristina Garcia. Dificuldades na trajetória universitária e rede de apoio de calouros e formandos. Psico, v. 45, n. 2, p. 187-197, 2014. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5633340. Acesso em: 19 jun. 2020.

OSSE, Cleuser Maria Campos; COSTA, Ileno Izídio da. Saúde mental e qualidade de vida na moradia estudantil da Universidade de Brasília. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 28, n. 1, p. 115-122, 2011.

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2011000100012&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 ago. 2018.

DA SILVA PEDRO, Iara Cristina; ROCHA, Semiramis Melani Melo; NASCIMENTO, Lucila Castanheira. Apoio e rede social em enfermagem familiar: revendo conceitos. Revista Latino-americana de Enfermagem, v. 16, n. 2, p. 324-327, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692008000200024&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 mai. 2020.

PEREIRA, Patrícia Azana Rezende. Transição Ecológica do Endereço Social para a Moradia Universitária Pública de Estudantes no Estado do Rio De Janeiro. 2020. 80 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Salgado de Oliveira, Niterói, 2020.

PITTMAN, Laura D.; RICHMOND, Adeya. University belonging, friendship quality, and psychological adjustment during the transition to college. The Journal of Experimental Education, v. 76, n. 4, p. 343-362, 2008. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.3200/JEXE.76.4.343-362. Acesso em: 24 jun. 2020.

SAMUELSSON, Margareta; THERNLUND, Gunilla; RINGSTRÖM, Jerker. Using the five field map to describe the social network of children: A methodological study. International Journal of Behavioral Development, v. 19, n. 2, p. 327-345, 1996. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez24.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=aph&AN=7615530&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 20 nov. 2020.

SHERBOURNE, Cathy Donald; STEWART, Anita L. The MOS social support survey. Social Science & Medicine, v. 32, n. 6, p. 705-714, 1991. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/027795369190150B?via%3Dihub. Acesso em: 01 mai. 2020.

XERRI, Matthew J.; RADFORD, Katrina; SHACKLOCK, Kate. Student engagement in academic activities: a social support perspective. Higher education, v. 75, n. 4, p. 589-605, 2018. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez24.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=aph&AN=128996701&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 22 mai. 2020.

Publicado

2021-06-01

Como Citar

LACERDA, I. P.; YUNES, M. A. M. .; VALENTINI, F. Permanência no ensino superior e a rede de apoio de estudantes residentes em moradia estudantil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022004, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663399. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663399. Acesso em: 25 set. 2021.

Edição

Seção

Pesquisas