Banner Portal
A ação profissional do assessor pedagógico universitário (APU)
PORTUGUÊS
ENGLISH

Palavras-chave

Assessor pedagógico universitário
Pedagogia universitária
Profissionalização
Formação docente
Saberes

Como Citar

CARRASCO, Ligia Bueno Zangali; AZEVEDO, Maria Antonia Ramos de. A ação profissional do assessor pedagógico universitário (APU): diálogos acerca de sua trajetória no Brasil, Argentina e Uruguai . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022038, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663729. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663729. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

O presente artigo objetiva compreender a trajetória e a atuação profissional dos assessores pedagógicos universitários, a partir de uma investigação de abordagem qualitativa, de cunho exploratório, que se utilizou do método de estudo de caso múltiplo, com dados analisados por meio da análise de conteúdo. Foram investigados assessores de quatro universidades, sendo duas no Brasil, uma na Argentina e uma no Uruguai, cujos dados foram coletados entre 2018 e 2019. A análise indica que a profissionalidade do assessor está em desenvolvimento, no entanto, há inúmeros desafios que ele precisa superar, como a falta de autonomia, apoio institucional, legitimidade na função e a formação pedagógica do docente universitário. Concluímos que, relacionados ao desenvolvimento de sua profissionalidade e à superação dos ditos desafios, são necessários saberes profissionais específicos do assessor pedagógico universitário que, se desenvolvidos, podem auxiliar para o alcance de sua legitimidade profissional.

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8663729
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

BARBOUR, Rosaline. Grupos Focais. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Porto, Portugal: Edições 70, 2011.

BROILO, Cecília Luiza. (Con)formando o trabalho docente: a ação pedagógica na universidade. Tese (Doutorado em Educação). Porto Alegre: Faculdade de Educação/Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2004.

CARRASCO, Ligia Bueno Zangali. Assessorias Pedagógicas das Universidades Estaduais Paulistas: concepções dos espaços institucionais de formação do docente universitário. Dissertação (Mestrado em Educação). Rio Claro: Instituto de Biociências. UNESP, 2016.

CARRASCO, Ligia Bueno Zangali. A ação profissional do assessor pedagógico: diálogos acerca de sua trajetória. Tese (Doutorado em Educação). Rio Claro: Instituto de Biociências. UNESP, 2020.

CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Pedagogia universitária: energias emancipatórias em tempos neoliberais. Araraquara: Junqueira & Marin, 2006a.

CUNHA, Maria Isabel da. Assessoramento Pedagógico. In: MOROSINI, Marilia Costa (Ed. Chefe). Enciclopédia de Pedagogia Universitária: Glossário. Brasília: INEP/MEC/RIES, 2006b.

CUNHA, Maria Isabel da. Inovações pedagógicas: o desafio da reconfiguração de saberes na docência universitária. Cadernos de Pedagogia Universitária/USP. São Paulo, Pró-reitoria de Graduação, 2008.

CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Trajetórias e lugares da formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira & Marin, 2010.

CUNHA, Maria Isabel da. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação em Pesquisa, São Paulo, n. 3, p. 609-625, jul./set. 2013.

CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Estratégias institucionais para o desenvolvimento profissional docente e as Assessorias Pedagógicas Universitárias: memórias, experiências, desafios e possibilidades. Araraquara – SP: Junqueira & Marin, 2014.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org). Métodos de Pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de

Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas da pesquisa social. 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.

HEVIA, Isabel A. El Assessor Pedagógico em la formación del docente universitário. In. LUCARELLI, Elisa. (Org.). El asesor Pedagógico en la universidad: de la teoría a la práctica en la formación. Buenos Aires: Paidós Educador, 2004. p. 83 – 108.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LUCARELLI, Elisa (comp.). El Asesor Pedagógico em la Universidad: de la teoría pedagógica a la práctica en la formación. Buenos Aires, Paidós, 2000.

LUCARELLI, Elisa. (Org.). El Asesor Pedagógico em la Universidad: de la teoria a la práctica en la formación. Buenos Aires: Paidós, 2004.

LUCARELLI, Elisa. Asesoría Pedagógica y cambio em la Universidad. Profesorado Revista de Curriculum y Formación del Profesorado. Vol. 12, número 1, 2008, p. 1 – 14. Universidad de Granada, Granada, España. Disponível em http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=56717073009. Acesso em: 27 de maio de 2019.

LUCARELLI, Elisa. (Org.). Universidad y Asesoramiento Pedagógico. Buenos Aires, Argentina: Miño y Davila Editores, 2015.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, n. 08, 2009, p. 7-22.

MEC. Ministério da Educação (Brasil). REUNI. Brasília, 2010. Disponível em: http://reuni.mec.gov.br/o-que-e-o reuni#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20o%20REUNI&text=A%20expans%C3%A3o%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20superior,a%20perman%C3%AAncia%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o%20superior.&text=Conhe%C3%A7a%20o%20Mapa%20da%20Expans%C3%A3o%20das%20Universidades%20e%20Institutos%20Federais. Acesso em: 29 de Ago de 2020.

MOROSINI, Marilia (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Glossário, Volume 2. Rio Grande do Sul: INEP/RIES, 2006.

NEPOMNESCHI, Martha. El rol del Asesor Pedagógico em la universidad: la búsqueda de un lugar. In. LUCARELLI, Elisa (Org.). El asesor Pedagógico em la universidad: de la teoria a la práctica en la formación. Buenos Aires: Paidós Educador, 2004. p. 53 – 82.

SCHÖN, Donald. Le praticien réflexif: à la recherche du savoir caché dans l’agir professionnel. Montréal: Logiques, 1993.

XAVIER, Amanda Rezende Costa. Contextos curriculares da Universidade Nova e do Processo de Bolonha: a Assessoria Pedagógica Universitária em questão. Tese (Doutorado em Educação). Rio Claro: Instituto de Biociências. UNESP, 2019.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. Porto Alegre: Bookman, 2001.

ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista Internacional de Educação Superior

Downloads

Não há dados estatísticos.