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Desafios e dificuldades de docentes universitários iniciantes na área de Ciências da Natureza e o potencial formativo do estágio de docência
Imagem: Universidade de Nápoles Federico II, fundada em 1224. - Google / Licença Creative Commons.
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Palavras-chave

Docência universitária
Estágio de docência
Saberes docentes
Identidade profissional

Como Citar

CORTELA, Beatriz Salemme Corrêa; GEBARA, Gabriela Oldane; FERRARI, Tarso Bortolucci. Desafios e dificuldades de docentes universitários iniciantes na área de Ciências da Natureza e o potencial formativo do estágio de docência. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 10, n. 00, p. e024006, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v10i00.8663758. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663758. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Introdução: O processo de preparação de docentes para o ensino superior é algo complexo e pouco explorado. Apresentam-se, aqui, resultados de investigação realizada com docentes universitários (iniciantes), atuando como formadores de professores num curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira. Objetivo: Visa apresentar suas representações no que diz respeito às dificuldades/desafios em relação ao ensino. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso, de cunho quali-quantitativo, uma pesquisa exploratória, fundamentada na legislação que normatiza os estágios de docência em cursos de Pós-Graduação stricto sensu e no que dizem alguns autores de renome a respeito deste espaço formativo. A partir de um questionário misto, as representações sociais dos participantes foram levantadas e analisadas por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: As principais dificuldades/desafios enfrentados e suas sugestões visando minimizá-las/saná-las, podem ser resumidas às de ordem: pedagógicas, referentes ao planejamento e execução de aulas; burocráticas, como preenchimento de documentos e atendimento de normativas; falta de apoio/orientação por parte de coordenadores, baixos salários; e preocupações de ordem pessoal, relacionadas com a qualidade do ensino oferecido e com o comportamento desinteressado de alunos, entre outros. Conclusões: Embora não possam ser generalizados, os resultados apontam que a preparação à docência, que deveria ser realizada durante a pós-graduação, ainda não se apresenta como lugar formativo, apesar das intenções dos proponentes.

https://doi.org/10.20396/riesup.v10i00.8663758
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