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Concepções e reflexões de membros da comunidade acadêmica da Universidad Nacional de Córdoba sobre a soberania e segurança alimentar no currículo de nutrição
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Palavras-chave

Currículo
Ensino superior
Nutrição
Análise de conteúdo

Como Citar

BEATO, Gabriel Cunha; CARRIZO, Lidia Ana Del Valle; OLIVEIRA, Maria Rita Marques de. Concepções e reflexões de membros da comunidade acadêmica da Universidad Nacional de Córdoba sobre a soberania e segurança alimentar no currículo de nutrição: relato de uma visita acadêmica. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023017, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8663953. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663953. Acesso em: 12 jul. 2024.

Resumo

A soberania e a segurança alimentar são temas transversais de interesses multiprofissionais, dos quais o nutricionista possui especial aproximação na inserção profissional dada as características curriculares. O grau de proximidade do nutricionista com estas temáticas depende do processo de formação no nível universitário e do currículo da instituição de ensino, os quais podem abordar de maneira suficiente, ou não, os temas durante a graduação. O presente relato de experiências tem como objetivo relatar a experiência de uma visita acadêmica guiada por entrevistas realizada na Escola de Nutrição da Faculdade de Ciências Médicas da Universidad Nacional de Córdoba no ano 2019. Foram realizadas entrevistas estruturadas com 7 personagens chaves acerca da compreensão e da presença da soberania e segurança alimentar no atual currículo de graduação em Nutrição. Como principais resultados, observou-se que os personagens-chaves possuíam conhecimento sobre estas temáticas, mas que estes conteúdos não eram presentes de maneira clara no currículo. Grande parte do conhecimento envolvendo a soberania e segurança alimentar eram adquiridos através de projetos de extensão e trabalhos na comunidade.

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8663953
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