Engajamento acadêmico e saúde mental positiva entre estudantes universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8665450

Palavras-chave:

Bem-estar, Envolvimento acadêmico, Ensino superior

Resumo

O engajamento acadêmico é um construto teórico reconhecido internacionalmente para a avaliação da função das instituições de ensino superior. Estudos empíricos de engajamento acadêmico no Brasil ainda são escassos e sua importância se faz cada vez maior, dada a ampliação de estudantes e universidades no país durante as últimas décadas. Os objetivos deste estudo foram descrever a autopercepção de satisfação quanto ao desempenho acadêmico, o grau de integração dos estudantes em seus cursos e também identificar se havia associação entre a percepção de engajamento acadêmico e saúde mental positiva. Os participantes foram 3484 estudantes de 37 cursos de graduação de uma universidade pública do sul do país, com idade média de 22,8 (dp = 6,92). Os resultados indicaram que quase metade dos estudantes (47,4%, n=1644) não se sentiam satisfeitos com seu desempenho acadêmico. Os itens relacionados à experiência acadêmica mostraram que os estudantes entrevistados se percebiam moderadamente encaixados ao seu curso. A correlação de Pearson demonstrou associação significativa positiva entre as dimensões de engajamento acadêmico e saúde mental positiva. A correlação mais forte entre estes construtos foi entre a dimensão de engajamento emocional e saúde mental positiva (r = 0,403, p<0,01). Evidenciou-se que quanto mais os estudantes se sentem bem consigo e no ambiente universitário, mais se engajam emocionalmente nos estudos, o que estimula o desenvolvimento cognitivo. Os resultados indicam o potencial de participação ativa da universidade na promoção de políticas e práticas que contribuam para o engajamento acadêmico e a saúde mental positiva dos universitários.

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Biografia do Autor

Enzo Lopes Amaral, Universidade Federal do Paraná

Graduação em andamento em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná.

Loriane Trombini Frick, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação. Professora Adjunta na Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2022-08-27

Como Citar

AMARAL, E. L. .; TROMBINI FRICK, L. Engajamento acadêmico e saúde mental positiva entre estudantes universitários. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023022, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8665450. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665450. Acesso em: 3 fev. 2023.

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Artigos