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Transformação digital de instituições de ensino superior
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Palavras-chave

Transformação digital
Visão baseada em recursos
Instituições de ensino superior
Design science research

Como Citar

JACOCIUNAS, Tomás; VERSCHOORE, Jorge Renato; MONTICELLI, Jefferson Marlon. Transformação digital de instituições de ensino superior: um framework para a tomada de decisão estratégica. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 10, n. 00, p. e024036, 2023. DOI: 10.20396/riesup.v10i00.8665499. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665499. Acesso em: 12 jul. 2024.

Resumo

Introdução: A Transformação Digital (TD) foi acelerada pela pandemia de COVID-19 que tem intensificado o uso de plataformas digitais como maneira de evitar a aglomeração de pessoas em ambientes físicos. A TD tem dominado diferentes mercados na medida em que mais grupos da população têm acesso à internet. Dessa forma, ela vem modificando as preferências de consumo e, consequentemente, as tomadas de decisão do consumidor. Um desses mercados é das Instituições de Ensino Superior (IES) que adotam modificações estratégicas para continuar alcançando os públicos que surgem a partir dessas plataformas online. Objetivo: Nós utilizamos a perspectiva da Visão Baseada em Recursos a fim de identificar os recursos estratégicos que as IES brasileiras têm utilizado para promover sua TD para o formato e-learning. Metodologia: Para tanto, propomos um framework utilizando o método Design Science Research. Para validação do framework, foram realizadas três etapas de entrevistas com indivíduos envolvidos diretamente com TD, professores, gestores de IES e profissionais de Edtechs. Resultados/Conclusão: Nossos resultados validaram um framework com oito atributos: Efetividade dos Cursos, Programas Educacionais de Qualidade, Capacitação dos Professores para e-learning, Sistema de Gestão Apropriado, Processo de Vendas Ativo, Engajamento dos Profissionais, Tecnologia, Desenvolvimento Ágil e Cultura Empreendedora.

https://doi.org/10.20396/riesup.v10i00.8665499
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