Banner Portal
Transformação digital de instituições de ensino superior
Imagem: Universidade de Nápoles Federico II, fundada em 1224. - Google / Licença Creative Commons.
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)
ÁUDIO
VÍDEO

Palavras-chave

Transformação digital
Visão baseada em recursos
Instituições de ensino superior
Design science research

Como Citar

JACOCIUNAS, Tomás; VERSCHOORE, Jorge Renato; MONTICELLI, Jefferson Marlon. Transformação digital de instituições de ensino superior: um framework para a tomada de decisão estratégica. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 10, n. 00, p. e024036, 2023. DOI: 10.20396/riesup.v10i00.8665499. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665499. Acesso em: 30 abr. 2024.

Resumo

Introdução: A Transformação Digital (TD) foi acelerada pela pandemia de COVID-19 que tem intensificado o uso de plataformas digitais como maneira de evitar a aglomeração de pessoas em ambientes físicos. A TD tem dominado diferentes mercados na medida em que mais grupos da população têm acesso à internet. Dessa forma, ela vem modificando as preferências de consumo e, consequentemente, as tomadas de decisão do consumidor. Um desses mercados é das Instituições de Ensino Superior (IES) que adotam modificações estratégicas para continuar alcançando os públicos que surgem a partir dessas plataformas online. Objetivo: Nós utilizamos a perspectiva da Visão Baseada em Recursos a fim de identificar os recursos estratégicos que as IES brasileiras têm utilizado para promover sua TD para o formato e-learning. Metodologia: Para tanto, propomos um framework utilizando o método Design Science Research. Para validação do framework, foram realizadas três etapas de entrevistas com indivíduos envolvidos diretamente com TD, professores, gestores de IES e profissionais de Edtechs. Resultados/Conclusão: Nossos resultados validaram um framework com oito atributos: Efetividade dos Cursos, Programas Educacionais de Qualidade, Capacitação dos Professores para e-learning, Sistema de Gestão Apropriado, Processo de Vendas Ativo, Engajamento dos Profissionais, Tecnologia, Desenvolvimento Ágil e Cultura Empreendedora.

https://doi.org/10.20396/riesup.v10i00.8665499
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)
ÁUDIO
VÍDEO

Referências

ALBERTIN, Alberto Luiz; DE MOURA ALBERTIN, Rosa Maria. Transformação digital: gerando valor para o" novo futuro". GV Executivo, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 26-29, 2021. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/gvexecutivo/article/view/83455/79218. Acesso em: 22 março 2021.

ALCÁCER, Juan; CANTWELL, John; PISCITELLO, Lucia. Internationalization in the information age: a new era for places, firms, and international business networks? Journal of International Business Studies, [s. l.], v. 47, p. 499–512, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1057/jibs.2016.22. Acesso em: 22 março 2021.

BARNEY, Jay. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, Thousand Oaks, CA, v. 17, n. 1, p. 99–120, 1991. Disponível em: https://doi.org/10.1177/014920639101700108. Acesso em: 22 março 2021.

BARNEY, Jay. Gaining and sustaining competitive advantage. 4. ed. Upper Saddle

River, NJ: Prentice Hall, 2011. 520 p. ISBN 9780130307941

BARNEY, Jay; HESTERLY, William. Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Pearson, 2008. 432 p. ISBN 9780131355026

CARAFFINI, Josiane Piva Testolin da Silva; SOUZA, Romina Batista de Lucena de; BEHR, Ariel. Transformação digital e desempenho no setor bancário. In: CONGRESSO TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, 1, 2018, São Paulo. Anais... São Paulo: CTD, 2018, p. 1-16.

CRUBELLATE, João Marcelo; PASCUCCI, Lucilaine; GRAVE, Paulo Sérgio. Contribuições para uma visão baseada em recursos legítimos. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 48, n. 4, p. 8–19, 2008. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902008000400002. Acesso em: 22 março 2021.

DIERICKX, Ingemar; COOL, Karel. Asset Stock Accumulation and Sustainability of Competitive Advantage. Management Science, v. 35, n. 12, p. 1504-1511, 1989. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2632235. Acesso em: 22 março 2021.

DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel Pacheco; ANTUNES JUNIOR, José Antonio Valle. Design Science Research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. 12. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. (Métodos de pesquisa). 204 p. ISBN 9788582605530

FINNEY, R. Zachary; LUEG, Jason; CAMPBELL, Noel. Market pioneers, late movers, and the resource-based view (RBV): a conceptual model. Journal of Business Research, [s. l.], v. 61, n. 9, p. 925–932, 2008. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.jbusres.2007.09.023. Acesso em: 22 março 2021.

FITZGERALD, Michael; KRUSCHWITZ, Nina; BONNET, Didier; WELCH, Michael. Embracing digital technology: a new strategic imperative. MIT Sloan Management Review, Boston, v. 55, n. 1, 2013. Disponível em: https://sloanreview.mit.edu/projects/embracing-digital-technology/. Acesso em: 22 março 2021.

FLEMING, Peter. The human capital hoax: Work, debt and insecurity in the era of Uberization. Organization Studies, v. 38, n. 5, p. 691-709, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1177%2F0170840616686129. Acesso em: 22 março 2021.

GANDINI, Alessandro. Labour process theory and the gig economy. Human Relations, [s. l.], v. 72, n. 6, p. 1039–1056, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0018726718790002. Acesso em: 22 março 2021.

HANNIBAL, Martin; KNIGHT, Gary. Additive manufacturing and the global factory: disruptive technologies and the location of international business. International Business Review, [s. l.], v. 27, n. 6, p. 1116–1127, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ibusrev.2018.04.003. Acesso em: 22 março 2021.

HEVNER, Alan R.; MARCH, Salvatore T.; PARK, Jinsoo; RAM, Sudha. Design science in information systems research. MIS Quarterly, Minneapolis, [s. l.], v. 28, n. 1, p. 75–105, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.2307/25148625. Acesso em: 22 março 2021.

HITT, Michael; IRELAND, Duane; HOSKISSON, Robert. Administração Estratégica: competitividade e globalização. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 400 p. ISBN 9788522127979

IGARASHI, Deisy Cristina Corrêa; ENSSLIN, Sandra Rolim; ENSSLIN, Leonardo; PALADINI, Edson Pacheco. A qualidade do ensino sob o viés da avaliação de um programa de pós-graduação em contabilidade: proposta de estruturação de um modelo híbrido. Revista de Administração, São Paulo, v. 43, n. 2, p. 117–137, 2008. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44471/48091. Acesso em: 22 março. 2021.

KANE, Gerald C.; PALMER, Doug; PHILLIPS, Anh Nguyen; KIRON, David; BUCKLEY, Natasha. Strategy, not technology, drives digital transformation. MIT Sloan Management Review, Boston, n. 14, 2015. Disponível em: https://sloanreview.mit.edu/projects/strategy-drives-digital-transformation/#chapter-1. Acesso em: 22 março. 2022.

KAPOOR, Rahul; LEE, Joon Mahn. Coordinating and competing in ecosystems: how organizational forms shape new technology investments. Strategic Management Journal, [s. l.], v. 34, n. 3, p. 274–296, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1002/smj.2010. Acesso em: 22 março 2021.

LIMA, Jacob Carlos; BRIDI, Maria Aparecida da Cruz. Trabalho digital e emprego: a reforma trabalhista e o aprofundamento da precariedade. Caderno CRH, Salvador, v. 32, n. 86, p. 325–342, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.9771/ccrh.v32i86.30561. Acesso em: 22 março 2021.

LYTRAS, Miltiadis D.; ALJOHANI, Naif Radi; VISVIZI, Anna; DE PABLOS, Patricia Ordonez; GASEVIC, Dragan. Advanced decision-making in higher education: learning analytics research and key performance indicators. Behaviour & Information Technology, [s. l.], v. 37, n. 10–11, p. 937–940, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0144929X.2018.1512940. Acesso em: 22 março 2021.

MADAKAM, Somayya; HOLMUKHE, Rajesh; JAISWAL, Durgesh Kumar. The future digital work force: robotic process automation (RPA). JISTEM – Journal of Information Systems and Technology Management (Online), [s. l.], v. 16, e201916001, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.4301/S1807-1775201916001. Acesso em: 22 março 2021.

MARITAN, Catherine A.; PETERAF, Margaret A. Invited Editorial: Building a Bridge Between Resource Acquisition and Resource Accumulation. Journal of Management, [s. l.], v. 37, n. 5, p. 1374-1389, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0149206310387675. Acesso em: 22 março 2021.

MANSON, Neil. Is operations research really research? Orion, [s. l.], v. 22, n. 2, p. 155–180, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.5784/22-2-40. Acesso em: 22 março 2021.

MATT, Christian; HESS, Thomas; BENLIAN, Alexander. Digital transformation strategies. Business & Information Systems Engineering, Berlin, v. 57, n. 5, p. 339–343, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s12599-015-0401-5. Acesso em: 22 março 2021.

MELLO, Sérgio C. Benício de; DUTRA, Hérrisson Fábio de Oliveira; OLIVEIRA, Patrícia Andréa da Silva. Avaliando a qualidade de serviço educacional numa IES: o impacto da qualidade percebida na apreciação do aluno de graduação. Organizações e Sociedade, Salvador, v. 8, n. 21, 2001. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-92302001000200008. Acesso em: 22 março 2021.

MELQUES, Paula Mesquita; CANDIDO JUNIOR, Eli; MACHADO, Zely Fernanda de Toledo Pennacchi. Como uma IES tradicional se prepara para a transformação digital. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 25., 2019, Poço de Caldas. Anais... Poço de Caldas: ABED, 2019, p. 1-9. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2019/anais/trabalhos/31281.pdf. Acesso em: 28 jul. 2020.

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: PPGE/CEDU: EDUFAL, 1999. 176 p. ISBN 85-7177-049 -2.

MILL, Daniel; PIMENTEL, Nara Maria. Educação a distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2010. 344 p. ISBN 978-85-7600-215-4.

MILL, Daniel; RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo; OLIVEIRA, Marcia Rozenfeld Gomes de. (org.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. 2. ed. São Carlos: UFSCar, 2014. 200 p. ISBN 9788576003458

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008. 398 p. ISBN 9788522105762

MUSTEEN, Martina; CURRAN, Ross; ARROTEIA, Nuno; RIPOLLÉS, Maria; BLESA, Andreu. A community of practice approach to teaching international entrepreneurship. Administrative Sciences, [s. l.], v. 8, n. 4, p. 56, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.3390/admsci8040056. Acesso em: 22 março 2021.

NASSIF, Vânia Maria Jorge; HANASHIRO, Darcy Mitiko Mori. A competitividade das universidades particulares à luz de uma visão baseada em recursos. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 95–114, 2002. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/11564/a-competitividade-das-universidades-particulares-a-luz-de-uma-visao-baseada-em-recursos/i/pt-br. Acesso em: 22 março 2021.

PENROSE, Edith. The theory of the growth of the firm. 4. ed. Oxford: Basil Blackwell, 1959. 304 p. ISBN: 9780199573844

PORTER, Michael E. Competitive Advantage. New York: Free Press, 1985. 865 p. ISBN 9780029250907

PRAHALAD, Coimbatore Krishnarao; HAMEL, Gary. Core competence of the corporation. Harvard Business Review, Boston, p. 3–15, 1990. Disponível em: https://hbr.org/1990/05/the-core-competence-of-the-corporation. Acesso em: 19 set. 2014.

REESE, Gerhard; ROSENMANN, Amir; McGARTY, Craig. Globalisation and global concern: developing a social psychology of human responses to global challenges. European Journal of Social Psychology, [s. l.], v. 45, n. 7, p. 799–805, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1002/ejsp.2176. Acesso em: 22 março 2021.

ROGERS, Daniel. Transformação Digital: repensando o seu negócio para a era digital. Tradução Afonso Celso da Cunha Serra. São Paulo: Autêntica Business, 2017. 336 p. ISBN 9788551302729

RUMELT, Richard. Toward a strategic theory of the firm. In: LAMB, Robert Boyden (ed.). Competitive Strategic Management. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1984. p. 556–570. ISBN 9780131549722

SANCHEZ, Marisa Analía.; ZUNTINI, Juana. Organizational readiness for the digital transformation: a case study research. Revista Gestão & Tecnologia, Pedro Leopoldo, v. 18, n. 2, p. 70–99, 2018. Disponível em: http://revistagt.fpl.edu.br/get/article/view/1316/835. Acesso em: 22 março 2021.

SCHALLMO, Daniel; WILLIAMS, Christopher; BOARDMAN, Luke. Digital transformation of business models — best practice, enablers, and roadmap. International Journal of Innovation Management, [s. l.], v. 21, n. 1, p. 1740014, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1142/S136391961740014X. Acesso em: 22 março 2021.

SELWYN, Neil. Minding our language: why education and technology is full of bullshit and what might be done about it. Learning, Media and Technology, [s. l.], v. 41, n. 3, p. 437–443, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17439884.2015.1012523. Acesso em: 22 março 2021.

SILVA, Lenon Pinheiro da; FRÖHLICH, Cátia. Análise dos desafios da transformação digital nas instituições de ensino superior. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA, 19., 2019, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2019, p. 1-13. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/201941/101_00222.pdf?sequence=1. Acesso em: 28 jul. 2020.

SNEADER, Kevin; STERNFELS, Bob. From surviving to thriving: reimagining the post-COVID-19 return. [2020]. Disponível em: https://www.mckinsey.com/featured-insights/future-of-work/from-surviving-to-thriving-reimagining-the-post-covid-19-return#. Acesso em: 19 set. 2020.

STAKE, Robert. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Tradução Karla Reis. Porto Alegre: Penso, 2011. 263 p. ISBN 978-85-63899-33-0

STRANGE, Roger; ZUCCHELLA, Antonella. Industry 4.0, global value chains and international business. Multinational Business Review, [s. l.], v. 25, n. 3, p. 174–184, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1108/MBR-05-2017-0028. Acesso em: 22 março 2021.

TAKEDA, Hideaki; VEERKAMP, Paul; YOSHIKAWA, Hiroyuki. Modeling design processes. AI Magazine, Palo Alto, v. 11, n. 4, p. 37–48, 1990. Disponível em: https://doi.org/10.1609/aimag.v11i4.855. Acesso em: 22 março 2021.

TREMBLAY, Monica; HEVNER, Alan; BERNDT, Donald. Focus groups for artifact refinement and evaluation in design research. Communications of the Association for Information Systems, [s. l.], v. 26, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.17705/1CAIS.02627. Acesso em: 22 março 2021.

VENABLE, John Robert; PRIES-HEJE, Jan; BASKERVILLE, Richard. A comprehensive framework for evaluation in design science research. In: PEFFERS, Ken; ROTHENBERGER, Marcus; KUECHLER, Bill. (ed.). Design Science Research in Information Systems. Advances in Theory and Practice: 7th International Conference, DESRIST 2012, Las Vegas, NV, USA, May 14-15, 2012, Proceedings. Berlin: Springer, 2012, p. 423–438. (Lecture Notes in Computer Science, v. 7286). ISBN 97836422988622

VIAL, Gregory. Understanding digital transformation: a review and a research agenda. The Journal of Strategic Information Systems, [s. l.], v. 28, n. 2, p.118-144, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jsis.2019.01.003. Acesso em: 3 jun. 2008.

WALTER, Silvana Anita; TONTINI, Gérson; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza. Identificando oportunidades de melhoria em um curso superior através da análise da satisfação dos alunos. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 29., 2005, Brasília. Anais [...] Brasília: ANPAD, 2005. 1 CD-ROM.

WERNERFELT, Birger. Resource-based view of the firm. Strategic Management Journal, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 171–180, 1984. Disponível em: https://doi.org/10.1002/smj.4250050207. Acesso em: 3 jun. 2008.

WESTERMAN, George; CALMÉJANE, Claire; BONNET, Didier; FERRARIS, Patrick; McAFEE, Andrew. Digital transformation: a roadmap for billion-dollar organizations. Paris: Capgemini Consulting; Boston: MIT Center for Digital Business, 2011. Disponível em: https://www.capgemini.com/wp-content/uploads/2017/07/Digital_Transformation__A_Road-Map_for_Billion-Dollar_Organizations.pdf. Acesso em: 28 jul. 2020.

WHITAKER, Jonathan; NEW, J. Randolph; IRELAND, R. Duane. MOOCs and the online delivery of business education: what’s new? What’s not? What’s now? Academy of Management Learning and Education, New York, v. 15, n. 2, p. 345–365, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5465/amle.2013.0021. Acesso em: 3 jun. 2008.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Tomás Jacociunas, Jorge Renato Verschoore, Jefferson Marlon Monticelli

Downloads

Não há dados estatísticos.