Resumo
Introdução: A Transformação Digital (TD) foi acelerada pela pandemia de COVID-19 que tem intensificado o uso de plataformas digitais como maneira de evitar a aglomeração de pessoas em ambientes físicos. A TD tem dominado diferentes mercados na medida em que mais grupos da população têm acesso à internet. Dessa forma, ela vem modificando as preferências de consumo e, consequentemente, as tomadas de decisão do consumidor. Um desses mercados é das Instituições de Ensino Superior (IES) que adotam modificações estratégicas para continuar alcançando os públicos que surgem a partir dessas plataformas online. Objetivo: Nós utilizamos a perspectiva da Visão Baseada em Recursos a fim de identificar os recursos estratégicos que as IES brasileiras têm utilizado para promover sua TD para o formato e-learning. Metodologia: Para tanto, propomos um framework utilizando o método Design Science Research. Para validação do framework, foram realizadas três etapas de entrevistas com indivíduos envolvidos diretamente com TD, professores, gestores de IES e profissionais de Edtechs. Resultados/Conclusão: Nossos resultados validaram um framework com oito atributos: Efetividade dos Cursos, Programas Educacionais de Qualidade, Capacitação dos Professores para e-learning, Sistema de Gestão Apropriado, Processo de Vendas Ativo, Engajamento dos Profissionais, Tecnologia, Desenvolvimento Ágil e Cultura Empreendedora.
Referências
ALBERTIN, Alberto Luiz; DE MOURA ALBERTIN, Rosa Maria. Transformação digital: gerando valor para o" novo futuro". GV Executivo, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 26-29, 2021. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/gvexecutivo/article/view/83455/79218. Acesso em: 22 março 2021.
ALCÁCER, Juan; CANTWELL, John; PISCITELLO, Lucia. Internationalization in the information age: a new era for places, firms, and international business networks? Journal of International Business Studies, [s. l.], v. 47, p. 499–512, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1057/jibs.2016.22. Acesso em: 22 março 2021.
BARNEY, Jay. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, Thousand Oaks, CA, v. 17, n. 1, p. 99–120, 1991. Disponível em: https://doi.org/10.1177/014920639101700108. Acesso em: 22 março 2021.
BARNEY, Jay. Gaining and sustaining competitive advantage. 4. ed. Upper Saddle
River, NJ: Prentice Hall, 2011. 520 p. ISBN 9780130307941
BARNEY, Jay; HESTERLY, William. Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Pearson, 2008. 432 p. ISBN 9780131355026
CARAFFINI, Josiane Piva Testolin da Silva; SOUZA, Romina Batista de Lucena de; BEHR, Ariel. Transformação digital e desempenho no setor bancário. In: CONGRESSO TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, 1, 2018, São Paulo. Anais... São Paulo: CTD, 2018, p. 1-16.
CRUBELLATE, João Marcelo; PASCUCCI, Lucilaine; GRAVE, Paulo Sérgio. Contribuições para uma visão baseada em recursos legítimos. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 48, n. 4, p. 8–19, 2008. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902008000400002. Acesso em: 22 março 2021.
DIERICKX, Ingemar; COOL, Karel. Asset Stock Accumulation and Sustainability of Competitive Advantage. Management Science, v. 35, n. 12, p. 1504-1511, 1989. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2632235. Acesso em: 22 março 2021.
DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel Pacheco; ANTUNES JUNIOR, José Antonio Valle. Design Science Research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. 12. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. (Métodos de pesquisa). 204 p. ISBN 9788582605530
FINNEY, R. Zachary; LUEG, Jason; CAMPBELL, Noel. Market pioneers, late movers, and the resource-based view (RBV): a conceptual model. Journal of Business Research, [s. l.], v. 61, n. 9, p. 925–932, 2008. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.jbusres.2007.09.023. Acesso em: 22 março 2021.
FITZGERALD, Michael; KRUSCHWITZ, Nina; BONNET, Didier; WELCH, Michael. Embracing digital technology: a new strategic imperative. MIT Sloan Management Review, Boston, v. 55, n. 1, 2013. Disponível em: https://sloanreview.mit.edu/projects/embracing-digital-technology/. Acesso em: 22 março 2021.
FLEMING, Peter. The human capital hoax: Work, debt and insecurity in the era of Uberization. Organization Studies, v. 38, n. 5, p. 691-709, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1177%2F0170840616686129. Acesso em: 22 março 2021.
GANDINI, Alessandro. Labour process theory and the gig economy. Human Relations, [s. l.], v. 72, n. 6, p. 1039–1056, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0018726718790002. Acesso em: 22 março 2021.
HANNIBAL, Martin; KNIGHT, Gary. Additive manufacturing and the global factory: disruptive technologies and the location of international business. International Business Review, [s. l.], v. 27, n. 6, p. 1116–1127, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ibusrev.2018.04.003. Acesso em: 22 março 2021.
HEVNER, Alan R.; MARCH, Salvatore T.; PARK, Jinsoo; RAM, Sudha. Design science in information systems research. MIS Quarterly, Minneapolis, [s. l.], v. 28, n. 1, p. 75–105, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.2307/25148625. Acesso em: 22 março 2021.
HITT, Michael; IRELAND, Duane; HOSKISSON, Robert. Administração Estratégica: competitividade e globalização. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 400 p. ISBN 9788522127979
IGARASHI, Deisy Cristina Corrêa; ENSSLIN, Sandra Rolim; ENSSLIN, Leonardo; PALADINI, Edson Pacheco. A qualidade do ensino sob o viés da avaliação de um programa de pós-graduação em contabilidade: proposta de estruturação de um modelo híbrido. Revista de Administração, São Paulo, v. 43, n. 2, p. 117–137, 2008. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44471/48091. Acesso em: 22 março. 2021.
KANE, Gerald C.; PALMER, Doug; PHILLIPS, Anh Nguyen; KIRON, David; BUCKLEY, Natasha. Strategy, not technology, drives digital transformation. MIT Sloan Management Review, Boston, n. 14, 2015. Disponível em: https://sloanreview.mit.edu/projects/strategy-drives-digital-transformation/#chapter-1. Acesso em: 22 março. 2022.
KAPOOR, Rahul; LEE, Joon Mahn. Coordinating and competing in ecosystems: how organizational forms shape new technology investments. Strategic Management Journal, [s. l.], v. 34, n. 3, p. 274–296, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1002/smj.2010. Acesso em: 22 março 2021.
LIMA, Jacob Carlos; BRIDI, Maria Aparecida da Cruz. Trabalho digital e emprego: a reforma trabalhista e o aprofundamento da precariedade. Caderno CRH, Salvador, v. 32, n. 86, p. 325–342, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.9771/ccrh.v32i86.30561. Acesso em: 22 março 2021.
LYTRAS, Miltiadis D.; ALJOHANI, Naif Radi; VISVIZI, Anna; DE PABLOS, Patricia Ordonez; GASEVIC, Dragan. Advanced decision-making in higher education: learning analytics research and key performance indicators. Behaviour & Information Technology, [s. l.], v. 37, n. 10–11, p. 937–940, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0144929X.2018.1512940. Acesso em: 22 março 2021.
MADAKAM, Somayya; HOLMUKHE, Rajesh; JAISWAL, Durgesh Kumar. The future digital work force: robotic process automation (RPA). JISTEM – Journal of Information Systems and Technology Management (Online), [s. l.], v. 16, e201916001, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.4301/S1807-1775201916001. Acesso em: 22 março 2021.
MARITAN, Catherine A.; PETERAF, Margaret A. Invited Editorial: Building a Bridge Between Resource Acquisition and Resource Accumulation. Journal of Management, [s. l.], v. 37, n. 5, p. 1374-1389, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0149206310387675. Acesso em: 22 março 2021.
MANSON, Neil. Is operations research really research? Orion, [s. l.], v. 22, n. 2, p. 155–180, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.5784/22-2-40. Acesso em: 22 março 2021.
MATT, Christian; HESS, Thomas; BENLIAN, Alexander. Digital transformation strategies. Business & Information Systems Engineering, Berlin, v. 57, n. 5, p. 339–343, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s12599-015-0401-5. Acesso em: 22 março 2021.
MELLO, Sérgio C. Benício de; DUTRA, Hérrisson Fábio de Oliveira; OLIVEIRA, Patrícia Andréa da Silva. Avaliando a qualidade de serviço educacional numa IES: o impacto da qualidade percebida na apreciação do aluno de graduação. Organizações e Sociedade, Salvador, v. 8, n. 21, 2001. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-92302001000200008. Acesso em: 22 março 2021.
MELQUES, Paula Mesquita; CANDIDO JUNIOR, Eli; MACHADO, Zely Fernanda de Toledo Pennacchi. Como uma IES tradicional se prepara para a transformação digital. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 25., 2019, Poço de Caldas. Anais... Poço de Caldas: ABED, 2019, p. 1-9. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2019/anais/trabalhos/31281.pdf. Acesso em: 28 jul. 2020.
MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: PPGE/CEDU: EDUFAL, 1999. 176 p. ISBN 85-7177-049 -2.
MILL, Daniel; PIMENTEL, Nara Maria. Educação a distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2010. 344 p. ISBN 978-85-7600-215-4.
MILL, Daniel; RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo; OLIVEIRA, Marcia Rozenfeld Gomes de. (org.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. 2. ed. São Carlos: UFSCar, 2014. 200 p. ISBN 9788576003458
MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008. 398 p. ISBN 9788522105762
MUSTEEN, Martina; CURRAN, Ross; ARROTEIA, Nuno; RIPOLLÉS, Maria; BLESA, Andreu. A community of practice approach to teaching international entrepreneurship. Administrative Sciences, [s. l.], v. 8, n. 4, p. 56, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.3390/admsci8040056. Acesso em: 22 março 2021.
NASSIF, Vânia Maria Jorge; HANASHIRO, Darcy Mitiko Mori. A competitividade das universidades particulares à luz de uma visão baseada em recursos. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 95–114, 2002. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/11564/a-competitividade-das-universidades-particulares-a-luz-de-uma-visao-baseada-em-recursos/i/pt-br. Acesso em: 22 março 2021.
PENROSE, Edith. The theory of the growth of the firm. 4. ed. Oxford: Basil Blackwell, 1959. 304 p. ISBN: 9780199573844
PORTER, Michael E. Competitive Advantage. New York: Free Press, 1985. 865 p. ISBN 9780029250907
PRAHALAD, Coimbatore Krishnarao; HAMEL, Gary. Core competence of the corporation. Harvard Business Review, Boston, p. 3–15, 1990. Disponível em: https://hbr.org/1990/05/the-core-competence-of-the-corporation. Acesso em: 19 set. 2014.
REESE, Gerhard; ROSENMANN, Amir; McGARTY, Craig. Globalisation and global concern: developing a social psychology of human responses to global challenges. European Journal of Social Psychology, [s. l.], v. 45, n. 7, p. 799–805, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1002/ejsp.2176. Acesso em: 22 março 2021.
ROGERS, Daniel. Transformação Digital: repensando o seu negócio para a era digital. Tradução Afonso Celso da Cunha Serra. São Paulo: Autêntica Business, 2017. 336 p. ISBN 9788551302729
RUMELT, Richard. Toward a strategic theory of the firm. In: LAMB, Robert Boyden (ed.). Competitive Strategic Management. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1984. p. 556–570. ISBN 9780131549722
SANCHEZ, Marisa Analía.; ZUNTINI, Juana. Organizational readiness for the digital transformation: a case study research. Revista Gestão & Tecnologia, Pedro Leopoldo, v. 18, n. 2, p. 70–99, 2018. Disponível em: http://revistagt.fpl.edu.br/get/article/view/1316/835. Acesso em: 22 março 2021.
SCHALLMO, Daniel; WILLIAMS, Christopher; BOARDMAN, Luke. Digital transformation of business models — best practice, enablers, and roadmap. International Journal of Innovation Management, [s. l.], v. 21, n. 1, p. 1740014, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1142/S136391961740014X. Acesso em: 22 março 2021.
SELWYN, Neil. Minding our language: why education and technology is full of bullshit and what might be done about it. Learning, Media and Technology, [s. l.], v. 41, n. 3, p. 437–443, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17439884.2015.1012523. Acesso em: 22 março 2021.
SILVA, Lenon Pinheiro da; FRÖHLICH, Cátia. Análise dos desafios da transformação digital nas instituições de ensino superior. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA, 19., 2019, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2019, p. 1-13. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/201941/101_00222.pdf?sequence=1. Acesso em: 28 jul. 2020.
SNEADER, Kevin; STERNFELS, Bob. From surviving to thriving: reimagining the post-COVID-19 return. [2020]. Disponível em: https://www.mckinsey.com/featured-insights/future-of-work/from-surviving-to-thriving-reimagining-the-post-covid-19-return#. Acesso em: 19 set. 2020.
STAKE, Robert. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Tradução Karla Reis. Porto Alegre: Penso, 2011. 263 p. ISBN 978-85-63899-33-0
STRANGE, Roger; ZUCCHELLA, Antonella. Industry 4.0, global value chains and international business. Multinational Business Review, [s. l.], v. 25, n. 3, p. 174–184, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1108/MBR-05-2017-0028. Acesso em: 22 março 2021.
TAKEDA, Hideaki; VEERKAMP, Paul; YOSHIKAWA, Hiroyuki. Modeling design processes. AI Magazine, Palo Alto, v. 11, n. 4, p. 37–48, 1990. Disponível em: https://doi.org/10.1609/aimag.v11i4.855. Acesso em: 22 março 2021.
TREMBLAY, Monica; HEVNER, Alan; BERNDT, Donald. Focus groups for artifact refinement and evaluation in design research. Communications of the Association for Information Systems, [s. l.], v. 26, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.17705/1CAIS.02627. Acesso em: 22 março 2021.
VENABLE, John Robert; PRIES-HEJE, Jan; BASKERVILLE, Richard. A comprehensive framework for evaluation in design science research. In: PEFFERS, Ken; ROTHENBERGER, Marcus; KUECHLER, Bill. (ed.). Design Science Research in Information Systems. Advances in Theory and Practice: 7th International Conference, DESRIST 2012, Las Vegas, NV, USA, May 14-15, 2012, Proceedings. Berlin: Springer, 2012, p. 423–438. (Lecture Notes in Computer Science, v. 7286). ISBN 97836422988622
VIAL, Gregory. Understanding digital transformation: a review and a research agenda. The Journal of Strategic Information Systems, [s. l.], v. 28, n. 2, p.118-144, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jsis.2019.01.003. Acesso em: 3 jun. 2008.
WALTER, Silvana Anita; TONTINI, Gérson; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza. Identificando oportunidades de melhoria em um curso superior através da análise da satisfação dos alunos. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 29., 2005, Brasília. Anais [...] Brasília: ANPAD, 2005. 1 CD-ROM.
WERNERFELT, Birger. Resource-based view of the firm. Strategic Management Journal, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 171–180, 1984. Disponível em: https://doi.org/10.1002/smj.4250050207. Acesso em: 3 jun. 2008.
WESTERMAN, George; CALMÉJANE, Claire; BONNET, Didier; FERRARIS, Patrick; McAFEE, Andrew. Digital transformation: a roadmap for billion-dollar organizations. Paris: Capgemini Consulting; Boston: MIT Center for Digital Business, 2011. Disponível em: https://www.capgemini.com/wp-content/uploads/2017/07/Digital_Transformation__A_Road-Map_for_Billion-Dollar_Organizations.pdf. Acesso em: 28 jul. 2020.
WHITAKER, Jonathan; NEW, J. Randolph; IRELAND, R. Duane. MOOCs and the online delivery of business education: what’s new? What’s not? What’s now? Academy of Management Learning and Education, New York, v. 15, n. 2, p. 345–365, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5465/amle.2013.0021. Acesso em: 3 jun. 2008.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Tomás Jacociunas, Jorge Renato Verschoore, Jefferson Marlon Monticelli