Banner Portal
Manual de educação internacional
PORTUGUÊS
ENGLISH

Palavras-chave

Internacionalização
Ensino superior

Como Citar

OVIEDO, Lourdes Evangelina Zilberberg. Manual de educação internacional: princípios e práticas do campo. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022022, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8665720. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665720. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A resenha trata do libro denominado: The International Education Handbook: Principles and Practices of the Field, da pesquisadora norte-americana Katherine Punteney, que tem se tornado referência para os educadores, que desejam conhecer o panorama da educação superior internacional, bem como, entender as principais tendências do setor e aprender sobre as práticas desenvolvidas em outros sistemas educativos que podem ser aplicadas à realidade local. São 405 páginas, distribuídas em 10 capítulos a seguir: Tendências da Educação Internacional; Competências Globais; Internacionalização; Educação Transnacional; Aprendizagem Experiencial; Gestão da Matrícula de Estudantes Internacionais; Serviços Prestados aos Discentes e Docentes Internacionais; Escolas Internacionais; Diplomacia Cidadã e Tópicos Relacionados.

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8665720
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

BENNETT, Milton J. A developmental approach to training for intercultural sensitivity. International Journal of Intercultural Relations. v. 10, p. 179-196, 1986. Disponível em: https://www.idrinstitute.org/wp-content/uploads/2019/02/DMIS-IJIR.pdf. Acesso em: 11 maio. 2021.

BOIX-MANSILLA, Veronica e JACKSON, Anthony. Educating for Global Competence: Preparing Our Youth to Engage the World. New York, NY: Asia Society and Council of Chief State School Officers, 2011. 136 p. Disponível em: https://asiasociety.org/files/book-globalcompetence.pdf. Acesso em: 11 maio. 2021.

BYRAM, Michael. Teaching and assessing intercultural communication competence. New York: Multilingual Matters, 1997. 136 p.

DEARDORFF, Darla K. Identification and Assessment of Intercultural Competence as a Student Outcome of Internationalization. Journal of Studies in International Education, v.10, n.3, p. 241-266, 2006. https://doi.org/10.1177%2F1028315306287002

KNIGHT, Jane (2004). Internationalization remodeled: Definitions, rationales and approaches. Journal of Studies in International Education, Los Angeles California, SAGE Publication Inc., v. 8, n. 1, p. 5-31, 2004.

KOLB, David A. (1984). Experiential Learning: Experience as the Source of Learning and Development. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 1984.

Institute of International Education. Project Atlas 2018 Infographics. Institute of International Education, 2018. Disponível em: https://www.iie.org/Research-and-Insights/Project-Atlas/Explore-Data. Acesso em: 6 abr. 2021.

NAFSA: Association of International Educators. Benefits from International Students. The United States. Washington, DC: NAFSA: Association of International Educators, 2018.

PUNTENEY, Katherine. The international education handbook: principles and practices of the Field. Estados Unidos: NAFSA: Association of International Educators, 2019. ISBN: 978-1942719267.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista Internacional de Educação Superior

Downloads

Não há dados estatísticos.