Resumo
Introdução/Objetivo: O estudo objetivou examinar as propostas de estágio obrigatório em cursos de Bacharelado em Educação Física previstas nos projetos pedagógicos e regulamentos de estágio obrigatório no estado do Paraná. Metodologia: Foi realizada uma análise documental, que teve como amostra cinco cursos de Bacharelado em Educação Física do estado do Paraná, modalidade presencial. Resultados: Os resultados evidenciaram que a estruturação dos estágios obrigatórios apresenta uma grande diversidade enquanto à carga horária e campos de intervenção. As áreas de estágio que predominam são: Prescrição de Exercício físico/promoção da saúde e Treinamento esportivo. Além disso, foram identificadas três unidades temáticas de análise: I) Caracterização do estágio, II) Conceitos sobre estágio e, III) Organização e desenvolvimento do estágio obrigatório. Conclusão: Conclui-se que é necessário investir numa melhor conceptualização, estruturação e organização dos estágios obrigatórios, em consonância com o curso em sua totalidade.
Referências
ANDRADE, Rosana Cássia Rodrigues; RESENDE, Marilene Ribeiro. Aspectos legais do Estágio na formação de professores: uma retrospectiva histórica. Educação em Perspectiva, v. 1, n. 2, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.22294/EDUPER/PPGE/UFV.V1I2.77. Acesso em: 29 jul. 2019.
ANJOS, Tatiana Coletto dos; DUARTE, Ana Cláudia Garcia de Oliveira. A Educação Física e a estratégia de saúde da família: formação e atuação profissional. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 19, p. 1127–1144, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312009000400012&lang=pt. Acesso em: 29 jul. 2019.
ANVERSA, Ana Luiza Barbosa. A formação acadêmica do Bacharel em Educação Física no Paraná e sua relação com o campo de atuação profissional. 107 f. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2011.
ANVERSA, Ana Luiza Barbosa. Estágio curricular e a constituição da Identidade Profissional do Bacharel em Educação Física. 196 f. 2017. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.
BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra; PIZANI, Juliana. Desafios dos estágios nos cursos de bacharelado em Educação Física. In: NASCIMENTO, Juarez Vieira do; FARIAS, Gelcemar Oliveira (org.). Construção da identidade profissional em Educação Física: da formação à intervenção. Florianópolis: Editora da UDESC, 2012. p. 263–285.
BATISTA, Paula. Discurso sobre competência: contributo para a (re)construção de um conceito de competência aplicável ao profissional do desporto. 591 f. 2008. Tese (Doutorado em Ciências do Desporto) - Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Porto, 2008. Disponível em: https://cifi2d.fade.up.pt/files/paula-batista.pdf. Acesso em: 29 jul. 2021.
BICUDO, Maria. Reestruturação acadêmica e desenvolvimento regional. Educação Brasileira, v. 23, n. 46, p. 11–22, 2002.
BISCONSINI, Rinaldi Camila; FLORES, Patric Paludett; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de. Formação inicial para a docência: o estágio curricular supervisionado na visão de seus coordenadores. Journal of Physical Education, v. 27, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-24552016000100102&lang=pt. Acesso em: 29 jul. 2019.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer no 58 de 18 de fevereiro de 2004. Brasília, 2004a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2007/pces058_04.pdf. Acesso em: 29 jul. 2021.
BRASIL. Lei no 11.788 de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Brasília, 2008a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 29 jul. 2021.
BRASIL. Lei No 12.527, de 18 de Novembro 2011. Regula o acesso a informações..., 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm. Acesso em: 29 jul. 2019.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução no 287, de 08 de outubro de 1998, 1998. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/1998/res0287_08_10_1998.html. Acesso em: 29 jul. 2019.
BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria no 154, de 24 de janeiro de 2008, 2008b. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt0154_24_01_2008.html. Acesso em: 29 jul. 2019.
BRASIL. Resolução CNE/CES no 04/2009, de 6 de abril de 2009, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rces004_09.pdf. Acesso em: 29 jul. 2019.
BRASIL. Resolução CNE/CES no 07/2004, de 31 de março de 2004, 2004b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces0704edfisica.pdf. Acesso em: 29 jul. 2019.
BRUGNEROTTO, Fábio; SIMÕES, Regina. Caracterização dos currículos de formação profissional em Educação Física: um enfoque sobre saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 19, n. 1, p. 149–172, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-73312009000100008. Acesso em: 29 jul. 2019.
CAIRES, Susana; ALMEIDA, Leandro S. Os estágios na formação dos estudantes do ensino superior: tópicos para um debate em aberto. Revista Portuguesa de Educação, v. 13, n. 2, p. 219–241, 2000. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37413211.pdf. Acesso em: 29 jul. 2019.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. (org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Trad. Ana Cristina Nasser. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008. p. 295–316.
CHEUNG, Siu Yin; KWOK, Heather; CHOI, Peggy. Perceptions regarding the implementation of E-portfolio for students in sport and recreation internship placements. In: CHAUDHURI, Tushar.; CABAU, Béatrice. (org.). E-Portfolios in Higher Education: A Multidisciplinary Approach. Singapore: Springer Nature Singapore Pte Ltd., 2017. p. 131–139. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-981-10-3803-7_9. Acesso em: 29 jul. 2019.
CONFEF. Conselho Federal de Educação Física. Resolução no 046/2002, de 18 de fevereiro de 2002, 2002. Disponível em: https://www.confef.org.br/confef/resolucoes/82. Acesso em: 29 jul. 2019.
CUNNINGHAM, George et al. Anticipated career satisfaction, affective occupational commitment, and intentions to enter the sport management profession. Journal of Sport Management, v. 19, n. 1, p. 43–57, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1123/jsm.19.1.43. Acesso em: 29 jul. 2019.
DE LUCA, Jaime; BRAUNSTEIN-MINKOVE, Jessica. An evaluation of sport management student preparedness: Recommendations for adapting curriculum to meet industry needs. Sport Management Education Journal, v. 10, n. 1, p. 1–12, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1123/SMEJ.2014-0027. Acesso em: 29 jul. 2019.
DESAI, Farzanah; SEAHOLME, Tim. Examining the impact of strength and conditioning internships on exercise and sport science undergraduate students. Asia-Pacific Journal of Cooperative Education, v. 19, n. 1, p. 81–91, 2018.
DIEFFENBACH, Kristen D.; MURRAY, Melissa; ZAKRAJSEK, Rebecca. The Coach Education Internship Experience: An Exploratory Study. International Journal of Coaching Science, v. 5, n. 1, p. 3–25, 2011.
FLEMING, Jenny. Exploring stakeholders’ perspectives of the influences on student learning in cooperative education. Asia-Pacific Journal of Cooperative Education, v. 16, n. 2, p. 109–119, 2015. Disponível em: https://www.ijwil.org/files/APJCE_16_2_109_119.pdf. Acesso em: 29. jul. 2021.
FLEMING, Jenny; MARTIN, Andrew. Facilitating Reflective Learning Journeys in Sport Co-operative Education. Journal of Hospitality, Leisure, Sports and Tourism Education, v. 6, n. 2, p. 115–121, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.3794/johlste.62.171. Acesso em: 29 jul. 2019.
FREIRE, Elisabete dos Santos; VERENGUER, Rita de Cássia Garcia. Estágio supervisionado: a nova proposta para o curso de Bacharelado em educação Física da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 6, n. 2, p. 115–119, 2007. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/viewFile/1262/967. Acesso em: 29 jul. 2019.
FUJINO, Asa; VASCONCELOS, Michele de Oliveira. Estágios: reflexões sobre a ação didático–pedagógica na formação do profissional da informação. CRB-8 Digital, v. 4, n. 1, p. 40–58, 2011. Disponível em: http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/biblioteca/acervo/producao-academica/002291365.pdf. Acesso em: 29 jul. 2019.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GRECO, Pablo Juan. Desafios dos estágios nos cursos de bacharelado em Educação Física: a questão dos esportes coletivos. In: NASCIMENTO, Juarez Vieira do; FARIAS, Gelcemar Oliveira (org.). Construção da identidade profissional em Educação Física: da formação à intervenção. Florianópolis: Editora da UDESC, 2012. p. 287–301.
HAAS, Célia Maria. Projetos pedagógicos nas instituições de educação superior: aspectos legais na gestão acadêmica. RBPAE, v. 26, n. 1, p. 151–171, 2010.
HEBERT, Edward; WOOD, Ralph; JENKINS, Jayne; ROBISON, Charles. Internship management, placement, and on-site visits in kinesiology. Kinesiology Review, v. 6, n. 4, p. 394–401, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1123/kr.2017-0042. Acesso em: 29 jul. 2019.
HUNGER, Dagmar Aparecida Cynthia França; ROSSI, Fernanda. Formação Acadêmica em Educação Física: perfis profissionais, objetivos e fluxos curriculares. Motriz, v. 16, n. 1, p. 170–180, 2010.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/conceito-preliminar-de-curso-cpc-. Acesso em: 29 jul. 2019.
JONAS, Elaine Cristina; REDONDO, Francisca; NEVES, Nilson Alves das; FERNANDES, Rosemeire Gomes; SILVA, Sheila. Estágios na formação profissional e dificuldades percebidas por profissionais de Educação Física en seu primeiro ano de atuação. Revista Cocar, v. 5, n. 10, p. 95–107, 2011. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/201. Acesso em 29. jul. 2021.
MARINHO, Alcyane; SANTOS, Priscila Mari dos. Estágios curriculares nos cursos de bacharelado em Educação Física. In: NASCIMENTO, Juarez Vieira do; FARIAS, Gelcemar Oliveira (org.). Construção da identidade profissional em Educação Física: da formação à intervenção. Florianópolis: Editora da UDESC, 2012. p. 235–261.
MARTIN, Andrew; FLEMING, Jenny; FERKINS, Lesley; WIERSMA, Cindy; COLL, Richard. Facilitating and integrating learning within sport studies cooperative education: Exploring the pedagogies employed by students, academics and workplace supervisors. Journal of Hospitality, Leisure, Sport & Tourism Education, v. 9, n. 1, p. 24–38, 2010. Disponível em: https://doi.org/DOI:10.3794/johlste.91.239. Acesso em: 29 jul. 2019.
MILISTETD, Michel; BRASIL, Vinicius Zeilmann; SALLES, William das Neves; TOZETTO, Alexandre Vinicius Bobato; SAAD, Michel Angillo. Percepção de estudantes universitários de educação física sobre o estágio curricular supervisionado em Treinamento esportivo: Estudo em uma universidade pública brasileira. Movimento, v. 24, n. 3, p. 903–916, 2018a. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.74366. Acesso em: 29 jul. 2019.
MIRAGAIA, Dina; SOARES, Jorge. Higher education in sport management: A systematic review of research topics and trends. Journal of Hospitality, Leisure, Sport and Tourism Education, v. 21, n. Part A, p. 101–116, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jhlste.2017.09.001. Acesso em: 29 jul. 2019.
NAKANO, Daniela. Competências profissionais em Educação Física: visão dos estudantes-estagiários das Universidades estaduais do Paraná. 134 f. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.
ODIO, Michael; SAGAS, Michael; KERWIN, Shannon. The Influence of the Internship on Students’ Career Decision Making. Sport Management Education Journal, v. 8, n. 1, p. 46–57, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1123/smej.2013-0011. Acesso em: 29 jul. 2019.
RAMOS, Glauco. Os estágios extracurriculares na preparação profissional em educação física. Movimento Percepção, v. 1, p. 127–141, 2002.
RAMOS, José Albeiro Echeverri; MURILLO, Yurany Amariles. Diversidad y contextos sociales de la práctica del Instituto de Educación Física de la Universidad de Antioquia durante el perído 2013- 2014: Una revisón al cumplimiento misional y de formación institucional. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos (Colombia), v. 11, n. 2, p. 92–110, 2015. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=134146842005. Acesso em: 29 jul. 2019.
REID, Anna et al. From Expert Student to Novice Professional. Dordrecht: Springer Netherlands, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-94-007-0250-9. Acesso em: 29 jul. 2019.
ROSS, Craig; BEGGS, Brent. Campus Recreational Sports Internships: A Comparison of Student and Employer Perspectives. Recreational Sports Journal, v. 31, p. 3–13, 2007. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1123/rsj.31.1.3. Acesso em: 29 jul. 2019.
ROZENGARDT, Rodolfo. Avaliação. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo (org.). Dicionário crítico de Educação Física. 3 ed. rev.ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014. p. 71–74.
SAUDER, Molly Hayes; MUDRICK, Michael. Student satisfaction and perceived learning in sport management internships. Sport Management Education Journal, v. 12, n. 1, p. 26–38, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1123/smej.2016-0032. Acesso em: 29 jul. 2019.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: Uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2010.
SILVA, Sheila Aparecida.; SOUZA, César Augusto Fernandes de; CHECA, Felipe Marques. Situação do estágio supervisionado em IES privadas da grande São Paulo. Motriz: Revista de Educação Física, v. 16, n. 3, p. 682–688, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742010000300016&lang=pt. Acesso em: 29 jul. 2019.
SOUZA NETO, Samuel de; ALEGRE, Atílio De Nardi; COSTA, Áurea. A prática como componente curricular e o estágio curricular supervisionado: que rumo tomar? In: SOUZA NETO, Samuel de; HUNGER, Dagmar (org.). Formação profissional em Educação Física: estudos e pesquisas. Rio Claro: Biblioética, 2006. p. 33–42.
SURUJLAL, Jhalukpreya; SINGH, Chunderpal. Internship as a mechanism for professional preparation of Sport Management personnel: An empirical study of student´s perceptions. South African Journal for Research in Sport, Physical Education and Recreation, v. 32, n. 2, p. 117–130, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.4314/sajrs.v32i2.59301. Acesso em: 29 jul. 2019.
TEIXEIRA, Fabiane Castilho; BISCONSINI, Camila Rinaldi; BETTIN, Pietro de Souza; BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de. O estágio curricular do curso de Bacharelado em Educação Física na percepção de acadêmicos. Corpoconsciência, v. 21, n. 1, p. 33–47, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4594. Acesso em: 29 jul. 2021.
TORRES, Monica; ANTUNES, Marcelo; SOUSA, Maria do Socorro; TELLES, Silvio de C. C. O estágio curricular orientado (ECO): A prática e a percepção dos coordenadores de cursos de Educação Física em Universidades públicas do Rio de Janeiro. Motricidade, v. 14, n. S1, p. 287–300, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Silvio-Telles-2/publication/328538475_Motricidade_O_estagio_curricular_orientado_ECO_a_pratica_e_a_percepcao_dos_coordenadores_de_cursos_de_Educacao_Fisica_em_Universidades_publicas_do_Rio_de_Janeiro_The_oriented_curricular_stage_ECO_the_/links/5bd31ea692851c6b27908e40/Motricidade-O-estagio-curricular-orientado-ECO-a-pratica-e-a-percepcao-dos-coordenadores-de-cursos-de-Educacao-Fisica-em-Universidades-publicas-do-Rio-de-Janeiro-The-oriented-curricular-stage-ECO-the.pdf. Acesso em: 29 jul. 2019.
UEL. Deliberação - Câmara de Graduação No 002/2014, 2014. p. 10. Disponível em: http://www.uel.br/prograd/docs_prograd/deliberacoes/deliberacao_02_14.pdf. Acesso em: 29 jul. 2019.
UEL. Deliberação - Câmara de Graduação No 012/2018, 2018. p. 2. Disponível em: http://www.uel.br/prograd/documentos/deliberacoes/2018/deliberacao_12_18.pdf. Acesso em: 29 jul. 2019.
UEL. Deliberação - Câmara de Graduação No 013/2017, 2017. p. 1. Disponível em: http://www.uel.br/prograd/documentos/deliberacoes/2017/deliberacao_13_17.pdf. Acesso em: 29 jul. 2019.
UEL. Resolução CEPE/CA No 020/2015, 2015. p. 30. Disponível em: http://www.uel.br/prograd/docs_prograd/resolucoes/2015/resolucao_20_15.pdf. Acesso em: 29 jul. 2019.
UEM. Resolução No 107/2015 - CI/CCS, 2015a. p. 31. Disponível em: http://www.ccs.uem.br/resolucao/2015/resolucao-107.pdf. Acesso em: 29 jul. 2019.
UEM. Resolução No 107/2016 - CI/CCS, 2016. p. 5. Disponível em: http://www.ccs.uem.br/resolucao/2016/resolucao-107.pdf. Acesso em: 29 jul. 2019.
UEM. Resolução No 108/2015 - CI/CCS, 2015b. p. 36. Disponível em: http://www.ccs.uem.br/resolucao/2015/resolucao-108.pdf. Acesso em: 29 jul. 2019.
UEM. Resolução No 109/2015 - CI/CCS, 2015c. p. 6. Disponível em: http://www.ccs.uem.br/resolucao/2015/resolucao-109.pdf. Acesso em: 29 jul. 2019.
UEM. Resolução No 161/2017 - CI/CCS, 2017. p. 3. Disponível em: http://www.ccs.uem.br/resolucao/2017/resolucao-161.pdf. Acesso em: 29 jul. 2019.
UNIOESTE. Resolução No 130/2017 - CEPE, de 18 de Maio de 2017, 2017. p. 29.
UNIOESTE. Resolução No 246/2014-CEPE, de 13 de Novembro de 2014. 2014. p. 83. Disponível em: https://midas.unioeste.br/sgav/arqvirtual#/detalhes/?arqVrtCdg=7827. Acesso em: 29 jul. 2019.
UNIPAR. Anexo da Resolução CONSEPE No 77-01/2008, de 9 de Dezembro de 2008. 2008. p. 9. Disponível em: http://tapajo.unipar.br/ato/form_usual.php. Acesso em: 29 jul. 2019.
UNIPAR. Resolução CONSEPE N.o 76, de 14 de Dezembro de 2011, 2011. p. 28. Disponível em: http://tapajo.unipar.br/ato/form_usual.php. Acesso em: 29 jul. 2019.
UTP. Instrução Normativa no 08/2012. Procedimentos para Estágios. 2012. p. 6. Disponível em: https://utp.br/site/wp-content/uploads/2017/04/IN_UTP_MAR2017.pdf. Acesso em: 29 jul. 2019.
UTP. Projeto Pedagógico. Faculdade de Ciências Biológicas e de Saúde. Curso de Educação Física - Bacharelado. 2017. p. 73. Disponível em: https://utp.br/wp-content/uploads/2017/02/PPC-BAC-Educação-Fìsica.pdf. Acesso em: 29 jul. 2019.
VILELA, Rafael Assalim. Construção e validação da Esclaa de Preocupações dos Estduantes-estagiários de Bacharelado em Educação Física. 150 f. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidad Estadual de Londrina, Londrina, 2015.
VILELA, Rafael Assalim.; BOTH, Jorge. Associação entre a faixa etária e as preocupações dos estudantes - estagiários em Educação Física - Bacharelado. R. bras. Ci. e Mov., v. 24, n. 2, p. 45–54, 2016. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/5344. Acesso em: 29. jul. 2021.
WIEST, Amber; KING-WHITE, Ryan. Selling out (in) sport management: Practically evaluating the state of the American (Sporting) Union. Sport, Education and Society, v. 18, n. 2, p. 200–221, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13573322.2011.558571. Acesso em: 29 jul. 2019.
WILLIAMS, Jo; COLLES, Colleen. Assessment of Student Learning Outcomes: The Role of the Internship Portfolio in Sport Management Assessment. Sport Management Education Journal, v. 3, n. 1, p. 47–65, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1123/smej.3.1.47. Acesso em: 29 jul. 2019.
ZAKRAJSEK, Rebecca; THOMPSON, Melissa; DIEFFENBACH, Kristen. An exploration of the academic coaching education internship. Sports Coaching Review, v. 4, n. 1, p. 24–40, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1080/21640629.2015.1121624. Acesso em: 29 jul. 2019.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Verónica Gabriela Silva Piovani, Ieda Parra Barbosa Rinaldi, Jorge Both