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Ambientalização no ensino superior
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Palavras-chave

Educação superior
Saúde
Contexto ambiental
Currículo

Como Citar

OLIVEIRA, Ildoana Paz; MAZZARINO, Jane; LIMA, Lucia Ceccato de. Ambientalização no ensino superior: análise integrativa de publicações na área da saúde. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. e025007, 2023. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8668055. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8668055. Acesso em: 30 abr. 2024.

Resumo

Introdução: A ambientalização curricular no ensino superior requer uma visão complexa das multidimensionalidades envolvidas na problemática ambiental e a integração entre setores de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Objetivo: O objetivo do artigo é discutir a inserção ambiental em cursos de graduação a partir da análise integrativa de artigos que tratam do tema no currículo dos cursos da área da Saúde. Metodologia: Foram rastreados artigos em três bases de dados: o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Rede de Ambientalização e Sustentabilidade no Ensino Superior (RASES) e o Google Acadêmico. Para esta busca foram usados como descritores os termos: “Ambientalização no Ensino Superior”, "Ambientalização-graduação-saúde”, “Educação ambiental na graduação em saúde”, “Ambientalização, currículo, ensino superior”, “Ambientalização e currículo na graduação”, “Ambientalização e graduação”. Resultados: Os resultados relativos à ambientalização curricular no Ensino Superior referem-se a 62 artigos, dos quais somente oito referem-se aos cursos da área da Saúde, que são aprofundados neste artigo. Os dados foram tratados por meio da análise textual qualitativa. Conclusão: Evidenciou-se, a partir da análise integrativa, que a ambientalização curricular nos cursos de Saúde, apesar de ser considerada imprescindível para esses profissionais, em virtude da natureza da relação entre a área de formação e o ambiente, não está sendo efetivada no sentido de aprofundar estas intersecções.

https://doi.org/10.20396/riesup.v11i00.8668055
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