Internacionalização da e na educação superior

conceitos e abordagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8670113

Palavras-chave:

Educação superior, Internacionalização da educação, Globalização e educação

Resumo

O intuito deste artigo é ampliar a discussão sobre a diferenciação dos conceitos de internacionalização da e na educação superior, a partir dos estudos desenvolvidos nos últimos anos sobre a temática. Trata-se de um ensaio teórico que dialoga com diversos pesquisadores que vem revelando potenciais da internacionalização como uma via de acesso para se pensar na melhoria da qualidade da educação e da pesquisa para a sociedade. Estão em evidência propostas para operacionalizá-la, nomeadas abordagens de internacionalização, apresentadas neste estudo a Internacionalização do Currículo - IoC e a Internacionalização em Casa – IAH. Apontam-se caminhos para a avançar à compreensão do conceito, revelando outras possibilidades para além da focalização da internacionalização como um destino para a mercantilização da educação superior. São evidenciadas as trocas interculturais e solidárias com pares estrangeiros que podem corroborar para com o desenvolvimento deste cenário.

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Biografia do Autor

Giselly Cristini Mondardo Brandalise, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação pela Universidade Regional de Blumenau. Professora e Assessora Pedagógica no Centro Universitário de Brusque. 

Marcia Regina Selpa Heinzle, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora e pesquisadora de graduação e do Programa de Pós-Graduação − Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Regional de Blumenau.

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Publicado

2022-09-18

Como Citar

BRANDALISE, G. C. M. .; HEINZLE, M. R. S. Internacionalização da e na educação superior: conceitos e abordagens. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023024, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8670113. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8670113. Acesso em: 30 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos

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