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Relações de gênero no meio acadêmico
Imagem: Universidade de Nápoles Federico II, fundada em 1224. - Google / Licença Creative Commons.
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Palavras-chave

Diferença de gênero
Educação superior
Diversidade cultural

Como Citar

FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto; SOUZA, Andreza Alves de; FERREIRA, Mônica dos Santos. Relações de gênero no meio acadêmico: como estudantes de ensino superior as percebem? . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 10, n. 00, p. e024033, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v10i00.8670258. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8670258. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: A pesquisa aqui relatada se refere a um estudo exploratório realizado com estudantes universitários sobre suas concepções acerca das relações de gênero na educação superior. Metodologia: A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aberto e contou com a colaboração de 149 participantes (47 homens e 102 mulheres) de diferentes cursos e instituições de ensino. O reconhecimento e análise de situações, tais como a predominância de gênero em alguns cursos e as diferenças históricas de participação das mulheres na ciência, ainda revelam concepções pouco problematizadas e simplistas. Por exemplo, a natureza do cuidar ainda é atribuída como uma característica feminina e de pouco valor intelectual. Resultado: Tais visões podem se desdobrar em atitudes de discriminação que atuam na manutenção do status quo vigente, pois obstaculizam algumas tarefas, em especial no campo científico. Conclusão: Abandonar compreensões e práticas de uma sociedade patriarcal não é simples ou natural. Ainda é preciso uma análise crítica e a problematização dos meios de produção e divisão do trabalho, bem como de comportamentos e atitudes ao longo do percurso de vida.

https://doi.org/10.20396/riesup.v10i00.8670258
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Referências

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