Resumo
Introdução: Nesta pesquisa, temos por objetivo geral apresentar questões que podem ser identificadas e analisadas, em torno das vivências de mulheres, docentes, pesquisadoras, que estiveram no espaço universitário frente ao momento de pandemia (a qual teve início no ano de 2019), em função do Coronavírus/COVID-19. O isolamento social, que foi imposto como uma das medidas de contenção do vírus, exigiu (e tem exigido) de todas e todos nós, (re)pensarmos novas adaptações e readequações, principalmente, no que concerne ao âmbito acadêmico. As docentes têm sido desafiadas a refletirem sobre suas atividades nos diversos aspectos, tanto profissionais quanto pessoais. Desta maneira, tomando por base, o contexto de pandemia mundial, problematizamos: quais as questões que podem ser identificadas e analisadas, em torno das vivências de mulheres, docentes, pesquisadoras, que estiveram no espaço universitário frente ao momento de pandemia? Método: Para tanto, aplicamos um questionário por meio da plataforma Google Forms, para dez mulheres, docentes, pesquisadoras e que, encontravam-se inseridas em programas de Pós-Graduação durante os anos de 2020 e 2021. Os dados coletados foram analisados a partir dos Estudos Feministas e de Gênero, pertinentes para análise e discussão das nuances do “ser mulher” e suas experiências frente às exigências deste momento histórico. Resultados/Conclusão: Os dados evidenciaram as desigualdades de gênero associadas às mulheres pesquisadoras, além disso, indicaram a necessidade de repensarmos as questões de gênero diante do contexto de pandemia ocasionada pelo COVID-19.
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