Banner Portal
Uma análise descritiva sobre os cursos superiores de formação de professores de Matemática no Brasil
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)
ÁUDIO
VÍDEO

Palavras-chave

Censo da Educação Superior

Como Citar

SOUSA, Alex Rodrigo dos Santos. Uma análise descritiva sobre os cursos superiores de formação de professores de Matemática no Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. e025008, 2023. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8673067. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8673067. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

Introdução: O estudo da evolução de indicadores acerca de cursos superiores é fundamental para o monitoramento da qualidade de ensino, demanda por cursos e detecção de tendências nas diversas áreas. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo descrever quantitativamente os cursos superiores de formação de professores de Matemática no Brasil por meio de indicadores como os números de cursos, matrículas, concluintes, ingressos e vagas ofertadas no período de 2009 a 2021 por modalidade de ensino (presencial e a distância) e por categoria administrativa (pública e privada). Metodologia: Com base em uma metodologia descritiva e quantitativa, foram utilizados os Censos da Educação Superior do INEP no período considerado para extração do conjunto de dados analisados e técnicas estatísticas descritivas como gráficos e tabelas são aplicadas, além de ajustes por regressão linear simples para estimar o crescimento (decrescimento) médio anual dos indicadores. Resultados: Constatou-se nas análises que os cursos presenciais das instituições públicas dominam a área em termos de números de cursos e matrículas. Além disso, o setor privado tem apresentado evolução em sentidos opostos quanto a modalidade de ensino. Nesta categoria, os cursos presenciais de formação de professores em Matemática estão em abrupta queda nos indicadores considerados ao passo que os cursos a distância estão aumentando consideravelmente, superando inclusive os cursos presenciais de instituições públicas em número de concluintes. Conclusão: Apesar da dominância dos cursos presenciais de instituições públicas, os cursos na modalidade a distância de instituições particulares têm apresentado consideráveis aumentos em termos dos números de matrículas e concluintes.

https://doi.org/10.20396/riesup.v11i00.8673067
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)
ÁUDIO
VÍDEO

Referências

BRASIL, MEC/INEP. Censo da Educação Superior. 2009 – 2021. Disponível em https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao. Acesso em: 09 fev. 2023.

BUSSAB, Wilton de Oliveira e MORETTIN, Pedro Alberto. Estatística Básica. São Paulo: Editora Saraiva, 9ª edição, 2017.

COSTA, Célio Juvenal e COCHIA, Camilla Barreto Rodrigues. A expansão do ensino superior no Brasil e a educação à distância: instituições públicas e privadas. Revista Teoria e Prática da Educação, v. 16, n. 1, 2013.

CRUZ, Joseany Rodrigues e LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Trajetória da educação a distância no Brasil: políticas, programas e ações nos últimos 40 anos. Jornal de Políticas Educacionais, v. 13, 2019.

FIGUEIREDO, Silene Brandão. Percurso histórico da educação a distância (EaD) na formação de professores. Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 1, n. 2, 2019.

GIOLO, Jaime. Educação a Distância no Brasil: a expansão vertiginosa. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 34, n. 1, 2018.

MONTGOMERY, Douglas C., PECK, Elizabeth A. e VINING, Geoffrey. Introduction to Linear Regression Analysis. John Wiley & Sons, 6º edição, 2021.

SARDELICH, Maria Emilia. A expansão da EAD no Brasil e a política para formação de professores. Revista EDaPECI – Educação a Distância e Prática Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 14, n. 1, 2014.

VIZZOTTO, Patrick Alves. Um panorama sobre as licenciaturas em Física do Brasil: Análise descritiva dos Microdados do Censo da Educação Superior do INEP. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 43, 2021.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Alex Rodrigo dos Santos Sousa

Downloads

Não há dados estatísticos.