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Análise do perfil dos professores do ensino superior brasileiro de 2010 a 2019
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Palavras-chave

Professores
Censo de ensino superior
Ensino superior

Como Citar

MARQUES, Felipe Tumenas. Análise do perfil dos professores do ensino superior brasileiro de 2010 a 2019. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. e025019, 2023. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8673199. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8673199. Acesso em: 30 abr. 2024.

Resumo

Introdução: Nos últimos anos, o Brasil experimentou um significativo aumento no ensino superior, tanto em termos de quantidade de instituições quanto de estudantes matriculados. Nesse contexto, esse crescimento poderia ser o vetor de mudanças não apenas no perfil dos estudantes, mas também no perfil dos docentes. Objetivo: Este artigo tem como objetivo trazer uma panorama geral sobre os professores do ensino superior no Brasil nos últimos anos. Método: Análise descritiva dos microdados do Censo da Educação Superior de 2010 a 2019. Resultados: Durante esse período, houve um aumento no número de docentes, mas também um aumento na quantidade de alunos por professor. Apesar do crescimento do ensino superior privado, os professores de instituições públicas passaram a ser a maioria dos docentes no país. Uma fonte desse crescimento em instituições públicas foram os Institutos Federais. Além disso, houve pouca mudança no perfil dos professores, sendo ainda predominantemente de raça branca e com um equilíbrio entre sexos. Houve um aumento nas médias de idade e de titulação e uma diminuição na proporção de professores que nasceram no mesmo estado da instituição onde trabalham, o que poderia indicar uma diminuição na endogenia acadêmica. Por fim, a permanência dos professores na mesma instituição é, em média, cerca de 85% de um ano para o outro e mais de 80% dos professores têm apenas um vínculo empregatício dentro do ensino superior. Conclusão: Apesar das grandes mudanças ocorridas nos últimos anos, houve pouca mudança no perfil dos docentes no ensino superior.

https://doi.org/10.20396/riesup.v11i00.8673199
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